"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 3 de julho de 2006

Vacas magras?

1. Este defeso tem-me provocado algumas angústias apenas atenuadas pelos óptimos resultados da Selecção Nacional no Mundial da Alemanha. Independentemente da valia técnica dos nossos atletas, que cedo perceberam quão importante é privilegiar o colectivo em deterimento das perfomances individuais, a lição a retirar, numa primeira análise, é o valor determinante, diria mesmo decisivo, duma liderança incontestável e dum balneário são e coeso.Se a isto acrescer uma direcção que não se imiscui em questões técnicas mas que apenas se limita a cumprir o seu papel, que é o de proporcionar todas as condições necessárias a um trabalho profícuo, então o caminho para o sucesso fica bem mais desbravado.
2. As minhas inquietações derivam, em primeira linha, da constituição do plantel com o qual iremos atacar a próxima época. Percebe-se a preocupação com a reconstrução de um sector recuado que se deseja coeso, que dê garantias de eficácia e que nos evite passar pelos amargos de boca da temporada que findou, não constituindo novidade para ninguém que uma boa equipa começa a desenhar-se atrás.
Do núcleo duro, chamemos-lhe assim, a Briosa perde Castro mas mantém Roma, Brum, F.Teixeira e Joeano.
Se o Pedro nos dá todas as garantias de um desempenho a preceito as dúvidas começam a surgir com os outros dois concorrentes, Eduardo e Douglas, sendo óbvia a inexperiência do português e o (meu) desconhecimento da valia do brasileiro.
A anunciada vinda de Litos parece-me importantissimo reforço do miolo da nossa defesa. Todavia, creio que que continua a faltar um outro central que assuma de caras a titularidade. Sinceramente não me parece que o protagonista seja o Danilo (pese embora o crescimento desportivo que manifestou até se lesionar) ou o KáKá (cujo passado desportivo ignoro ) ou mesmo o jovem Gonçalo (ao que parece de partida para Touriz).
Nas laterais as preocupações continuam. Para o lado direito, e a menos que surja alguma adaptação (Sarmento?) apenas temos o Nuno Luís , que accionou a renovação e que, portanto, não constituiria opção para o lugar.
Na esquerda a equipa mantém o jovem V.Vinha e, à falta de melhor, o Medeiros que será adaptado ao lugar , mas que apresenta como cartão de visita poucos jogos nas pernas, a traduzir insuficiente traquejo.
Sabendo como se sabe que MM gosta de laterais muito rápidos, que subam bem, que procurem o 1X1 e que desequilibrem, então as preocupações aumentam substancialmente.
O sector intermédio parece-me ser o mais consistente da Briosa.
Brum, Dionattan, N´Doye, F.Teixeira, Nuno Piloto, Alexandre e Paulo Sérgio, este um trinco muito físico, proveniente dos abades ( desceram à II B, não esquecer ) e que terá alguma margem de progressão, dão garantias de bom desempenho apesar de se sustentar a necessidade de existir alternativa credível a F.Teixeira ( como estará fisicamente este excelente jogador?). Neste quadro de atletas subsiste, à semelhança da época anterior, uma nítida ausência de "poder de fogo " o que poderá tornar prevísivel os nossos desenvolvimentos atacantes.
Por fim, no ataque, a Briosa mantém o grande Joeano, persistindo incertezas quanto à continuidade de Gelson, e Rui Miguel ( que aparentemente não serão do agrado de MM ).
O futuro de Fernando é uma incógnita embora a sua posição no terreno tenha sido colmatada com o empréstimo de Helder Barbosa, um jovem de apenas 19 anos e que na época finda se dispersou entre a equipa B e os juniores dos andrades,apesar de ter actuado no último jogo dos campeões,que se espera seja opção firme na nossa ala esquerda, mas a quem não se pode exigir muito face à notória inexperiência.
A Briosa precisa urgentemente de um ala direito e de, pelo menos, um outro avançado com capacidade para deambular pela frente de ataque em apoio ao companheiro mais fixo, no caso o Joeano( ou de alguém que jogue mais na frente ficando as deambulações atacantes a cargo deste ).
3. Hoje é o primeiro dia da nossa Briosa. A constituição do plantel apresenta atrasos que inquietam.As opções/aquisições/empréstimos refletem o oposto do que tem sido o passado recente da Académica parecendo que estamos a viver um período de vacas magras. Será que estes ovos dão para fazer uma boa omolete? Depressa teremos a resposta.Mas a minha confiança no "cozinheiro" Manuel Machado, a quem espera trabalho de Hércules, mantém-se inabalável.
Boa sorte Professor!
PS (1) - Também concordo que os Pardalitos perderam alguma espontaneidade.
Teve, contudo, outros ganhos, que de tão evidentes me dispenso de os trazer à colacção.
Os balanços far-se-ão a seu tempo mas, como em tudo na vida, definitiva só a morte.
PS (2) - Meu caro Lucilio:
Com um considerável atraso, apenas desculpável pelo facto de ter sido "forçado" a ausentar-me da net, não poderia deixar de te transmitir os meus parabéns e os votos de imensas felicidades. Devo-te um abraço ( e ao Zé Viterbo e ao Ferraz que também foram meninos por estes dias). Muito há a esperar da tua acutilância, da tua sabedoria e do teu sentir Académica.
ACADÉMICA, ACADÉMICA, ACADÉMICA, VAMOS AO GOLO MALTA!!!