"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Para os amigos da "bola na rede"

Saiu na revista "Dez" do jornal "Record" do passado sábado, uma entrevista com um profissional de futebol, de seu nome Jorge Costa, antigo defesa central de um clube, FC Porto, onde o profissionalismo vai do presidente até ao mais simples e humilde funcionário. O FC Porto é um exemplo "puro e duro" de um clube onde o unico objectivo é a "bola na rede", algo que hoje alguns dirigentes, sócios e adeptos da nossa AAC/OAF anseiam para a nossa Briosa.
Pois a determinada altura da entrevista surge esta passagem:
Dez - Certo é que, após a saída de Mourinho, depressa se desfez o grupo que assegurara os mais recentes êxitos internacionais do clube. As referências estão a desaparecer...
Jorge Costa - O FC Porto venceu o campeonato e a Taça, é o candidato mais forte a repetir, mas cada vez escasseiam mais simbolos, jogadores com amor ao clube, capazes de transmitir a mistica que o caracteriza.
Dez - Isso significa que o FC Porto está a perder identidade?
Jorge Costa - Não me lembro de um FC Porto com mais estrangeiros do que portugueses e isso é uma evidência de que está a perder a identidade.
Confesso que fiquei espantado com o que acabara de ler, pois de imediato me lembrei daqueles que clamam por uma Briosa de "bola na rede", que nos chamam a nós de retrógrados, passadistas e até segundo me constou "saloios xenófobos atávicos revanchistas" (o que vindo de um futrica até me dá vontade de rir), tudo apenas e só porque não queremos perder as referências, os simbolos, a identidade da AAC. Porque se a perdermos, perdemo-nos a nós mesmos, deixamos de ser quem somos e aí sim, corremos o risco de nos tornarmos uns saloios que não nos distinguimos dos clubezecos que onde o que é hoje verdade amanhã pode ser mentira.

Nota final: Foi a 15 de Agosto de 1970, antes de chegar às rectas de Maiorca a caminho da Figueira da Foz, que o jogador que marcou o golo da Briosa que nos deu a unica vitória fora nas competições europeias, encontrou a morte num acidente de viação. Andava transtornado pelas promessas que um clube de "bola na rede" lhe fizera de modo a sair da AAC. Chamava-se Nene. Que descanse em paz.