"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Andebol:Académica na 3ªdivisão


Sismaria comprou direitos desportivos do Jobra e acabou com pretensões do andebol estudantil

Depois de ter terminado em 2.º lugar na Zona Centro da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 2.a Divisão - falhou o lugar cimeiro por apenas um ponto -, a equipa sénior masculina de andebol da Académica sabia que não tinha ficado num dos lugares elegíveis para a “nova” 2.a Divisão, uma vez que com o fim da Liga Profissional de Andebol, os clubes dessa competição foram integrados na 1.a Divisão, o que obrigou a uma reorganização dos campeonatos nacionais.

De qualquer maneira, os responsáveis da secção estudantil eram também conhecedores da possibilidade de desistência do Jobra (clube que estava apurado para a referida 2.a Divisão), o que pela posição que ocuparam no final da prova lhe dava o direito desportivo de ocupar a vaga em questão. No entanto, tal não se verificou. Isto porque, na pretérita sexta-feira, a Federação de Andebol de Portugal (FAP) anunciou quais os clubes participantes nos nacionais da 2.a e 3.a Divisão e a Académica foi colocada no escalão terciário, em virtude ter sido dada autorização a que o Sismaria (que nem sequer tinha escalão de seniores masculinos) adquirisse os direitos desportivos do Jobra.
Um cenário que complicou a preparação da época da equipa de Coimbra que estava, de facto, a contar ser incluída no Nacional da 2.a Divisão. De resto, o presidente da secção de andebol da Associação Académica de Coimbra considera «a situação frustrante dado que embora a nossa equipa tenha, através da desistência do Jobra, assegurado a subida à nova 2.a Divisão é-lhe retirada essa possibilidade através de processos administrativos que nem sequer são explicitados com a transparência desejada». Filipe Coelho admite mesmo que «este incidente vem alterar toda a estratégia da direcção no que respeita à nova época, sobretudo no sector financeiro onde a despromoção vem afectar seriamente a capacidade de atrair eventuais investidores. Facto que influencia negativamente toda a actividade da secção deixando-a num estado deficitário».

Sorteios são hoje
Entretanto, depois de, na sexta-feira, ter anunciado a decisão, a FAP vai já hoje proceder aos sorteios das provas em questão, sendo que, às 17h00, será conhecido o calendário da 2.a Divisão, enquanto meia hora mais tarde acontecerá o mesmo em relação à 3.a Divisão.
Refira-se que, para além da Académica, também o Lousanense fará parte da Zona Centro do escalão terciário, depois de se ter sagrado vice-campeão nacional da mesma 3.a Divisão que agora se “transforma” na antiga 2.a Divisão.

Equipas participantes
Nacional da 2.ª Divisão
Zona Norte: São Mamede, Avanca, Lamego, Maria Balaio, Ismai, Ac. Porto, Feirense, Santo Tirso, Modicus e SP Oleiros.
Zona Sul: Sismaria, Alavarium, Almada, Alto Moinho, Camões, Emp. Comércio, Ginásio Sul, Juve Lis, Passos Manuel e Évora.

Nacional da 3.ª Divisão
Zona Norte: Monte, Afifense, Leça, Fermentões, Santana, Callidas, Estarreja, Gaia, Infesta, Azurara, Gondomar e Ílhavo.
Zona Centro: Académica, ABC Nelas, Albicastrense, Benavente, ADRE Palhaça, Ac. Viseu, Ass. 20 Km Almeirim, Batalha, Lousanense, Samora Correia, 1.º Maio e Tondela.
Zona Sul: Sines, Zona Azul, Oriental, Vela Tavira, Marienses, Olhanenses, Paço de Arcos, Quinta Nova, Loures, Torrense, Lagoa e V. Setúbal.

Diário de Coimbra de hoje