"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ECC: DA TBZ À REVOLUÇÃO CONTRATUAL


Consideremos desde já a primeira conclusão, isto é, como ao tempo disse, a certeza segundo a qual o(s) contrato(s) entre a AAC-OAF e a TBZ, estariam destinados a desaparecer ou a tornar-se insignificantes.


Há que admitir que a premissa, a teoria de que a TBZ seria o aumento da riqueza profissional da AAC-OAF, previu efectivamente o desaparecimento de uma certa alegoria aos caminhos antes trilhados, ou seja, constituições de empresas de capital 100% AAC-OAF para suporte económico desta (Bingo e Buraco Negro eram exemplos). Resultado: a AAC-OAF foi remetida à situação de dependência económica, onde, pasme-se, tal movimento levou a uma concentração, em numerário, cada vez maior de riqueza na TBZ – até as quotas dos sócios!


Mas, por mais admissíveis que sejam, hoje, as observações da Direcção da Académica quanto aos estabelecimentos comerciais que não pagam as rendas acordadas com a TBZ, isto, sem dúvida afecta a segunda conclusão, a certeza de, digamos, uma “revolução contratual” nos documentos existentes. Antes, porém, de tecer a crítica como se chegou a esta situação – mais processos judiciais – é necessário discutir, com algum pormenor, o papel desempenhado pela Câmara Municipal, assim como a aceitação da AAC-OAF. Isto é, se pudéssemos dar como assente, ou intuitivamente certo, que nos contratos de arrendamento celebrados, à TBZ se seguiria a AAC-OAF e a esta a Câmara Municipal, então esta expressão de revolta da Direcção da Académica – processos judiciais de despejo – seria bastante satisfatória.


Estas considerações mostram que, para uma reconstituição adequada da exploração do Estádio Cidade de Coimbra, a AAC-OAF deveria constituir uma empresa – 100% capital próprio – que nos remeta para a plena autoridade administrativa e que permita, tanto quanto possível, a participação bem sucedida da Câmara Municipal na observância de certas regras simples, melhor dito, simplificadas.


Em suma: aqui apenas desejo deixar, sumariamente descrita, a razão porque considero a exigência de uma atitude empresarial da AAC-OAF como uma das partes mais importantes a abordar em qualquer análise de suporte económico-financeiro à actividade de “serviços – espectáculo desportivo” que é, como a experiência tem demonstrado, excessivamente deficitário como negócio.


Lucílio Carvalheiro


08.12.2009