"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chico-espertice?

É sabido que quando uma Empresa procede ao pagamento dos salários, deve impreterivelmente até ao dia 20 do mês subsequente proceder à entrega à Administração Fiscal do IRS retido na fonte aos seus trabalhadores.
O mesmo se passa por analogia em relação à Segurança Social: até ao dia 15 do mês seguinte deve entregar as cotizações retidas dos salários dos funcionários e proceder ao pagamento das contribuições devidas pela entidade patronal.
No caso das retenções e cotizações, se os pagamentos forem somente efectuados mais de 90 dias após a data devida, configuram um crime: fraude ao Estado.
Se uma Empresa “optar” por fazer vales ou adiantamentos aos trabalhadores de molde a furtar-se aos seus compromissos fiscais, pior ainda, pois estaremos eventualmente perante uma burla, e neste caso, continuada.
Pelas notícias vindas a público hoje, é o que se estará a passar na Académica. A confirmar-se, estaremos perante uma Chico-espertice que poderá trazer graves transtornos ao quarteto dos solidariamente responsáveis segundo o regime especial de gestão: Presidentes da Direcção e Conselho Fiscal; Vice-presidente para o Futebol Profissional e Financeiro – bem como avultadas coimas.
E se não se emitiram os recibos o mesmo se passará com a Segurança Social: se não há recibos também não terá havido lugar à entrega de cotizações e pagamento de contribuições.
Por outro lado, este eventual escamotear do pagamento dos salários terá de ter tido reflexo nas últimas contas aprovadas, e a ser verdade, para que servem o Conselho Fiscal e o Revisor Oficial de Contas?
Quanto a eventuais penalizações em termos de LPFP não vejo que possam vir a haver problemas porquanto as declarações quer da Segurança Social quer das Finanças foram emitidas em conformidade, responsabilizando quem as assinou.
Espero bem que tudo não passe de um mal entendido ou boato pois tem havido muitos casos análogos de empresários do sector privado que têm sentado o cú no mocho por situações exactamente iguais.
Não vou condenar os nossos dirigentes por eventualmente terem recorrido a este estratagema – é uma forma de gerir, apesar de perigosa e ilegal, a tesouraria. E quando o dinheiro não abunda, há tentações…
Não sei é se a vox populi será da mesma opinião.
Tenho dito.