"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

A Análise || Por: Vitor Oliveira

Caros amigos:

Foi com alguma surpresa e com muito agrado que recebi o convite endereçado por amigos para dar uma pequena colaboração no blog "Pardalitos do choupal",
Aceitei porque sei da importância que este tipo de discussão tem para todos aqueles (muitos e nos mais distantes pontos do globo) que gostam da Briosa e, porque entendo ser importante que profissionais possam dar um pequeno contributo , que possa trazer a discussão uma visão diferente do fenómeno desportivo .
Este campeonato tem sido marcado pela pouca qualidade do futebol exibido, temos assistido a poucos jogos de qualidade , e mesmo as equipas ditas de topo não têm apresentado grande qualidade futebolística. Existem algumas razões para que isto aconteça , a principal prende-se com a falta de grandes jogadores no nosso campeonato, outra terá a ver com o nº de equipas que descem de divisão, que provoca uma enorme caça aos pontos relegando para 2º plano a qualidade do jogo, por último, mas também importante, pelas falsas expectativas criadas pelos responsáveis no início e durante a temporada prometendo títulos e europas quando as condiçoes e a qualidade do plantel não o justifica , creio até que a relação qualidade / preço dos jogadores em Portugal esta muito acima da realidade e muito desfasada da qualidade demonstrada ao longo do campeonato, assim como as condições de treino continuam em muitas equipas muito aquém do exigível.
Mas nem tudo é mau, temos tido algumas boas surpresas. Quero lembrar o bom campeonato feito ate ao momento pelo Setúbal e Nacional. Estas duas equipas alicerçando o seu jogo numa estrutura defensiva muito sólida jogando muito no erro do adversário,e fazendo um bom aproveitamento das situações de contra ataque, levantam novamente a questão (potencializada ao limite no Benfica da época passada ) de jogar ofensivamente ou defensivamente. De salientar também pela positiva a boa qualidade do futebol do Braga embora algo intermitente e nos últimos jogos sem a devida correspondência em termos de resultados.Em termos individuais temos assistido ao crescimento de alguns jogadores casos de Nelson , Filipe Teixeira ,Diogo Valente , Nani, Manu e outros...
Pela negativa devo realçar o mau desempenho até ao momento das equipas do Guimarães, Belenenses, Sporting e Marítimo com obrigação de fazer mais e melhor,atendendo a qualidade dos seus plantéis. Merece também referência o nº de golos marcados no campeonato que tem baixado significativamente, assim como algumas arbitragens com erros que tem tido influência directa no resultado final.
Relativamente à Briosa, tem feito um campeonato tranquilo dentro daquilo que era previsível. Devemos constatar que o plantel é de qualidade média e que a briosa nos últimos anos não tem tido uma presença tranquila (antes pelo contrário) na 1ª liga , estas duas situações juntas têm um peso significativo no desempenho da equipa ,para além disso a forma como o campeonato tem sido disputado ,obriga a uma abordagem do jogo muito realista, que é aquilo que o meu amigo Nelo tem feito ,fazendo na minha opinião um bom aproveitamento do plantel que possui. Objectivos para além de um campeonato tranquilo parecem-me exagerados a não ser que o Pai Natal traga boas prendas.
Um abraço:
Vitor Oliveira

38 Comments:

  • Totalmente de acordo.
    Abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 16:02  

  • Saudações por o ver por aqui.
    Situo-me entre aqueles que nunca acreditaram que a Académica, com a equipa que tem, pudesse ter outras aspirações que não a manutenção. Por mim, dar-me-ei por satisfeito se ela for conseguida o mais rapidamente possível, possibilitando que a próxima época seja preparada com tempo — o que, pelo menos, em teoria, reduz as hipóteses de erro e permite uma melhor planificação.
    Se, para atingir esse objectivo, for preciso ir ao "mercado de inverno" — e se a situação financeira o permitir — que se vá. Mas, paralelamente à (quase) impossível garantia de que nos conservamos na agora chamada Superliga, as melhores "prendas de Natal" que me podiam dar eram:
    1ª: o anúncio de que os nossos escalões de formação passavam a ter um campo relvado próprio, no concelho de Coimbra, onde pudessem disputar os seus jogos em "casa";
    2ª: o arranque defintivo da Academia "Briosa XXI", entendido como casa de todo o futebol do OAF, isto é, como um complexo onde os campos de treino para os diversos escalões se aliem a espaços residenciais, de estudo e de lazer para os atletas, e de convívio para os adeptos;
    3ª: a informação de que o sector de prospecção estava a fazer um trabalho que tivesse como coordenadas a "descoberta" de bons jogadores — nos planos desportivo e do carácter — preferencialmente jovens, portugueses e estudantes.
    Um abraço.
    João Mesquita

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 16:29  

  • Grande "contratação" do blog. Para quem tinha dúvidas aí está a resposta. Sobre a crónica do Vítor Oliveira é aquilo que se esperava: FALA QUEM SABE!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 17:32  

  • Caro VO,

    Bem vindo ao blog.

    A sua análise é bem objectiva e lança alguns pontos importantes como a discussão entre os pontos e as exibições.

    Saudações,

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 18:05  

  • Posso fazer só uma perguntinha ao mister ?? :)))

    Uma vez que a Académica pode garantir uma tranquilidade classificativa mais cedo, seria utópico pensar numa boa carreira na Taça de Portugal que nos levasse à final (previsivelmente com um dos 3 com acesso à Taça UEFA ou Liga dos Campeões) e consequentemente a um lugar europeu??

    Um abraço:

    Gonçalo Pereira

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 18:47  

  • é de louvar a coragem de um treinador que abraça um projecto na bloglância. é bom que apareçam mais treinadores.
    mas desde já deixo um aviso: há que estar preparado para ler de tudo nos comentários, desde os elogios aos insultos. principalmente aqui.
    aceite um abraço deste rioavista que teve prazer de ver treinar o seu rio ave.
    há uma frase que disse num treino da pré-época quando substituiu o carlos brito, que nunca esqueci "É MUITA PUNHETA" disse o mister quando 2 jogadores do rio ave tentavam sair da defesa com fintas dignas dos areais cariocas. vicios da época anterior que custaram muitos pontos e a manutenção ao meu rio ave.
    há que ser directo e deixar os rodriguinhos para outros futebóis.

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 19:10  

  • Afonso Henriques és mesmo tu?!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 19:13  

  • É com agrado que vejo um treinador escrever num fórum da briosa!
    Seja bem vindo!

    Agora já temos um especialista e já não precisamos de amadores como o viterbo.

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 19:16  

  • Caro Vitor Oliveira.
    É com grande satisfação que leio a sua estreia nos "Pardalitos".
    Recorda-se das minhas palavras quando o abordei em Esposende?
    Aproveito para as reforçar...agradecendo.

    Briosa para sempre.

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 19:28  

  • Este é o treinador que vos deixou no ultimo lugar ha dois anos não é? E que jogava contra o Benfica com 5 defesas e 3 trincos... que tinha medo de por o Fiston nao sei, devia ser rapido de mais...

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 19:32  

  • E que nos colocou na 1ª divisao ao fim de 9 anos na 2ª. :P

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 19:58  

  • Caro anónimo:
    Lembre-se, isso sim, que foi o treinador que nos conduziu de regresso à Superliga depois de nove anos de estágio na 2ª. Quem andou a acompanhar esta travessia do deserto, como eu, sabe bem o que custou.
    Você naturalmente não sabe pois, certamente não terá andado nessas lides nem sequer deve ser da Académica.

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 20:02  

  • Se ele estivesse não estivesse a escrever aqui não se falaria assim dele...

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 20:20  

  • Falando-se ou não os factos não mentem!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 20:46  

  • Grande Vitor!
    Não me esqueço do tal ano em que subimos, o salão nobre da Câmara Municipal à pinha com toda a gente em pé em cima das mesas e das cedeiras.
    Esse momento ninguém to tira.

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 20:56  

  • "O Viterbo é mais do que um excelente profissional de futebol!!!" Pois e quem cargo está a exercer? E que sucessos já teve? Que jogadores já descobriu para o futebol?

    "É um Académico de alma e coração." Isso não ponho em causa, alias eu nunca ponho em causa o academismo de ninguem como o sacerdote o faz.

    "Ó anónimo, vai lamber sabão!!!" Não respondo a provocações, ainda por cima de um dos autores do blogue.

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 21:16  

  • Há cada mentecapto a vomitar comentários desconhecedores do que o mais elementar Academista devia saber que por mim acho que nem deveriam ter resposta. Agora desconhecer as dezenas de miúdos que o Zé Viterbo “trabalhou” e formou não só em jogadores mas principalmente em Homens acho que é demais. Ó Anónimo, você se houvesse uma cadeira de Academismo você estava chumbado. Ó Criatura, vá estudar antes de dizer asneiras. Ai como a ignorância é atrevida….

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 21:47  

  • Caros responsáveis do blog:
    Neste espaço que deve ser(e será mesmo) frequentado por sócios da Académica e adeptos, tem aparecido aqui frequentemente um indivíduo que responde pelo nome de Afonso Henriques(tem a psicose de que é Rei)!
    Acontece que o referido indivíduo(também conhecido por Ilustríssimo)passeia-se por este espaço, obtém informações, opina sobre a AAC e assiste aos jogos como ainda ontem aconteceu.
    Tendo em conta que a restante malta paga(e com todo o gosto) para ir ver a AAC gostaria de saber o que é que a regulamentação do blog prevê para casos destes em que o indivíduo em causa usufrui e não paga.
    Acrescente-se ainda que o mesmo indivíduo apresenta sinais de esquizofrenia frequentes bem visíveis nos comentários que para aqui escreve dando-se ao cuidado de escrever o nome "Rio Ave" por quinhentas vezes.
    Posto isto aguardo esclarecimentos de Vossas Excelências.
    Assina
    Um atento leitor deste blog

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 22:09  

  • O que que este afonsohenriques anda aqui a fazer? Oh meu vai dar uma volta lá para os lados de Vil do Conde, Guimarães ou outra enxovia qualquer e deixa a malta em paz. DESAPARECE!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 22:27  

  • Sacerdote:
    Não me parece que alguém tenha escrito por ele mas sim escreveu a...desancá-lo! Já leu bem o comentário???

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 22:47  

  • Só um acrescento Sacerdote:
    o tipo que assinou o comentário a desancar esse intruso "que usufrui e não paga" não deve ter nada a ver com o Afonso Henriques. Parece mais um académico indignado por andar aqui um gajo a disfrutar à borla!!!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 23:11  

  • Oh Ilustríssimo:
    Claro que não. Você é caso único e merecedor de análise cuidada. Embora já não tenha remédio, claro!!!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 23:23  

  • Sacerdote:
    Boa! Boa!
    E ainda por cima apagam-lhe os comentários. Ele deve ficar todo contente.
    Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 23:39  

  • O verdadeiro Afonso Henriques está morto e enterrado na Igreja de Sta Cruz.

    O outro é peixe (aliás, peixeiro) de imitação que anda pelos blogs à procura de novos amigos!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 23:53  

  • Ele diz que ontem não esteve em Coimbra. Pudera, cortou-as!!!

    By Anonymous Anónimo, at 12/12/05, 23:56  

  • Também foi o Viterbo que descobriu o Edgar Marcelino, o Luís Filipe e o Lucas? Essa é para rir.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 00:52  

  • Meu caro anónimo : Felizmente orgulho-me do meu trajecto quer na Académica ao longo de quase 14 anos quer actualmente no trabalho que estou a desenvolver em Soure. Conquistei titulos muito mais importantes do que aqueles que você pensa . Deixei pelo menos as bases para um trabalho que deveria ter tido outra continuidade . Sabe por exemplo o que é disputar um campeonato de II divisão B(10ºlugar) com uma equipa com uma média de idades de 18/19 anos e nessa equipa lançar três juniores (Rui Miguel,Carlos Lebres e João Protásio)? Com 90% de jogadores com quem trabalhei 12 anos seguidos? Sabe por exemplo quem indicou á Académica Tonel e Alhandra ? Pergunte-lhes a eles e ao João Alves ! Alguém na altura os conhecia? Sabe onde jogavam? Sabe Quantas vezes os observei? E já agora pergunte ao Joeano(aquele que há 2 anos foi decisivo na manutenção )quem o indicou á Académica E quem foi a primeira pessoa a falar com ele pessoalmente e onde?! Sabe onde ele jogava? Que você é anónimo já todos ficámos a saber , mas espero não ficar a saber que também é ignorante! Mas como você deve haver muitos ! Fale do que sabe !E sabe o que de mais importante ganhei? A estima e consideração de todos os meus atletas ! Muitos deles não decidem a sua vida sem se encontrarem comigo ou fazer um simples telefonema ! Mas também já tive momentos menos bons . Sobretudo quando estive na Pampilhosa . Bom mas mesmo aí saem e entram habitualmente 4 ou 5 treinadores por ano !
    Aceite um abraço meu e respeite o trabalho sério que fiz em prol da Académica ! Fica-lhe bem !

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 01:20  

  • Viterbo, nem se digne a responder a estes mentecaptos sem face que se acobardam que nem umas galinhas quando se virem cara a cara com um debate sério e honesto! Quem falou não conhece o seu trabalho, e se conhece tem inveja ou dor de corno! A sua importância como treinador, Académico e grande Homem está bem patente em todas as acções e jovens que lançou, não apenas para o futebol, como para a vida! Obviamente que nem todos poderão estar contentes e nem todos poderão ter gostado de si (duvido, apesar de não o conhecer pessoalmente, já ouço grande referências a si há vários anos).

    Continue o bom trabalho!

    Aceite um abraço.

    FORÇA BRIOSA!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 01:33  

  • Desses três jogadores, apenas não trabalhei com o Lucas.Mas posso-lhe acrescentar que ainda antes da saída do Edgar Marcelino para o Sporting,este treinou várias vezes com a nossa equipa de iniciados da altura (ainda como infantil)na tentativa de fazer tudo por tudo para que ele não saísse . Quanto ao Luis Filipe ,pergunte-lhe também a ele e ao pai quem em 91/92 o convidou para vir para a Académica , era ele Infantil do Marialvas .E sabe porque que lhe digo isto? Poque foi a minha estreia como treinador nesse escalão e perdemos 2-3 no Sta Cruz, com três golos dele.Bom mas depois tanto insisti com o sr. José Luis Bento (então chefe departamento de futebol juvenil) e mais tarde conseguimos trazê-lo para a Académica , quando ele saiu do F.C.Porto.Sabe, tenho uns anitos disto!
    Mas posso informá-lo (sei que o Luis não leva a mal , porque ainda esta época me pediu para tentar arranjar clube ao irmão)que o seu irmão Miguel Artur tinha tanto ou mais potencial que o Luis enquanto nosso Juvenil e Júnior da A.A.C.
    E posso lhe dizer ainda mais : o Luis no inicio desta época sonhou vir novamente para Coimbra.Mas pelos vistos (como ningém o tentou contratar)só presta para o Braga!
    Se pretender tiro-lhe mais dúvidas!
    Abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 01:48  

  • Meu caro AZPEREIRA, todos andamos intrigados e não conseguimos saber quem é O SR.
    Olhe no minimo o que lhe posso fazer é agradecer a sua solidariedade.Tenho muitos defeitos mas da história recente da nossa Briosa ficou por lá um bocadinho de mim!
    Mas lhe digo, que sinto pena de ver aqui tanta ignorância!
    É da vida !
    Mas isto cheira-me a parreiradas ou quejandros!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 01:56  

  • Caro Sacerdote

    Quanto à minha identidade, a não ser que me apresente, não deverão saber quem sou. Mas julgo que teremos oportunidade de nos encontrar num dia destes. Talvez ainda passe no jantar.

    Caro Viterbo

    Não tem nada que agradecer. Apenas lhe peço que nunca deixe essa frontalidade e espírito Académico que o caracterizam.


    Abraço a ambos!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 02:15  

  • E com isto, esqueci-me de referir a grande "contratação" que foi o Vítor Oliveira. Um grande bem haja.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 02:22  

  • grande viterbo!
    foste lembrar de um jogo do arco da velha! que exibiçao fantastica do luis nessa tarde de sabado em que estivemos a vencer dois zero e na segunda parte o luis decidiu brindar o mitico santa cruz com um festival digno de se ver para um jogador de 12 anos. parcia um vendaval cada vez que a bola lhe chegava aos pés. o que eu chorei nesse dia! perdemos a hipotese de nos sagrarmos campeoes a custa do GENIO do luis.
    talvez esse anónimo que te critica nao soubesse onde era o santa cruz na altura, e agora tambem ja é tarde para o saber.
    a briosa é mais daqueles que desde sempre a viveram e não daqueles que por obra do acaso la cairam.
    descobriste tambem o XANO e enquanto estes anormais nao assaltaram a briosa ele era a nossa maior estrela, mas um dia aproveitaram-se da sua irresponsabilidade natural de quem cresceu na rua e "mataram-no".
    a briosa é diferente mas nao o conseguiu ser com o XANO nem com o ANDRÉ LAGE que podia ter morrido com o nosso querido emblema no peito em pleno jogo. é quando me lembro disto que vejo que a nossa briosa ja nao é TAO DIFERENTE como nós a aprendemos a amar!

    um abraço mister
    aprendi muito de futebol consigo!

    um dia vais treinar a nossa briosa disso nao tenho a menor duvida e ja esteve mais longe
    N

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 03:58  

  • Quem és tu N ? Lembras-te desse jogo ? O Luis sózinho ganhou-o .Mas estes meninos Anónimos , não eram desse tempo!
    Abraço e telefona . Estou curioso em saber quem tu és !
    Obrigado pelo teu testemunho!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 09:09  

  • Viterbo, uma sugestão: anónimo não merece resposta.
    (Conheces o ditado da "caravana que passa", não conheces?)
    Um abraço solidário daquele que um dia colou a uma equipa tua o nome de "equipa maravilha",
    Mário Martins

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 10:46  

  • Se me lembro grande Mário!
    Grande abraço e obrigado!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:11  

  • Caro Zé:
    Com a idade e a experiência que tens, já devias saber que "vozes de burro não chegam ao céu"!... A alguns anónimos que por aqui circulam (o simples recurso ao anonimato, aliás, é frequentemente elucidativo da personalidade dos autores) apenas quero manifestar esta convicção: tivesse a Académica mais uma vintena de homens com o empenhamento do Viterbo e outro galo cantaria...
    Um abraço, para ti e para todos quantos são capazes de debater a Briosa — e até qualquer outro assunto — sem o recurso sistemático ao insulto, à calúnia, à mentira e ao palavrão, que são apanágio de quem, normalmente, tem uma grande dificuldade em raciocinar.
    João Mesquita.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:47  

  • É verdade João, mas esse não é o meu estilo.Sempre fontal ,mas sempre educado.Sabes bem !
    Grande abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 12:10  

Enviar um comentário

<< Home