"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 6 de dezembro de 2005

DIREITO À FRUSTRAÇÃO


Propositadamente "isolei-me" de qualquer tipo de noticia, ou comentário em relação ao nosso jogo com a Naval do passado Domingo.
Depois de ter visto o jogo "ao vivo" não precisava de mais elementos para reflectir.
Do Treinador já sabia antecipadamente o comentàrio: amorfo, inócuo, tipo "comida sem sal" para diabéticos (sem nenhuma ofensa para estes).
Este espaço é livre, plural, aberto, polémico, irreverente, mas é nosso. Por isso mesmo aceitei escrever nele.
Não quero ter o exclusivo da verdade, nem ser uma espécie de Provedor das consciências mais exaltadas.
Mas esta introdução vem a propósito da miserável prestação (mais uma) da nossa Briosa.
Estive tentado a chamar a esta crónica " Direito à Indignação". E só não o fiz, porque a matemática dos números é nua e crua:
Temos 17 pontos e estamos no 9º lugar.
Mas isso não invalida, que eu cale a minha frustração por aquilo que vi. Não estou em cruzada anti-Nelo Vingada, mas estou em cruzada, contra a permanente despersonalização da nossa equipa.
Passo a desabafar:
Não me lembro num passado recente, de ver uma Académica tão sofrida, tão anarquica, tão incompetente dentro de um campo de Futebol. Tenho que recuar ao tempo (felizmente curto) do Eurico Gomes para encontrar paralelo.
Às indecorosas prestações em casa com o Setubal (que banho táctico), Leiria ( este foi um "oceano" de banho táctico) Guimarães ( que temor) e Amadora (são inqualificáveis aqueles últimos 10´a jogar contra 9), junta-se TODA a 2ª parte do jogo com a Naval.
Já dou de "barato" a inclusão de Nuno Luis a meio-campo ( simplesmente patética a sua prestação) e a entrada de um pobre diabo de nome Gelson, que com as suas permanentes irresponsabilidades, nos ia custando por mais do que uma vez o empate.
A nossa 2ª parte, conta-se em 2 palavras:
Estivemos 49´, repito 49´dentro da grande área a defender o resultado. Não fizemos 1 só remate à baliza da Naval.
Resta-nos agradecer aos "deuses" e à limitadíssima Naval, que nem pontas de lança tinha, para saírmos da Figueira da Foz com os 3 pontos.
Revolta-me, frustra-me, a passividade, a complacência e o medo do nosso treinador.
"Hibernado" (sem ofensa) no banco,completamente amorfo e apático, vai protelando as decisões, e só na presença da catástrofe (vide derrotas em Penafiel e Paços de Ferreira) toma decisões tardias e normalmente de consequências irreversiveis - a derrota.
Das largas centenas de sócios e simpatizantes que estiveram a ver o jogo (fiquei "entalado" entre a irreverência da mancha Negra e a complacência generosa dos restantes socios) não ouvi no fim do jogo, um só comentário abonatório em relação à nossa prestação.
Era impossível, porque temos Alma, temos Orgulho, temos uma cultura "guerreira", temos irreverência, aquilo que esta equipa não tem.
É o espelho fiel do nosso Treinador.
Caramba, pagar "entremeada" pelo preço de carne de lombo é que não é justo

17 Comments:

  • Infelizmente hoje o futebol não se rege só pelos resultados.As boas exibições também têm de acontecer.Mas isso é para quem tem dinheiro para artistas...Farto de ver a Briosa jogar bem e não ganhar,saindo vezes sem conta do estádio com aquele "amargo de boca", estou eu.Claro que não gostei de ver o jogo contra o Estrela,mas ganhámos...Razão tem o Norton de Matos quando diz "pagam-me é para ganhar...",dizendo ainda "Se tivesse Ronaldinho,Deco ou Messi,aí sim já me preocupava também com as boas exibições!".O ano passado o Benfica foi campeão e jogou imensas vezes mal,mas foi muito pragmático...Os resultados estão a ajudar, e assim virão as boas exibições(espero que seja já contra o Rio Ave),mas muito sinceramente prefiro ganhar os 3 pontos do que jogar muito bem e empatar...Vamos apoiar,batendo palmas.Estamos em 9º lugar com 17 pontos...Faltaram 7 vitórias para o o "objectivo manutenção"...Jogamos mal sim senhor,mas há quantos anos não estavamos nesta posição,nesta jornada???

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 21:10  

  • Embora não concorde com a forma especulativa como Vingada encara os jogos, tenho que reconhecer que esta abordagem cínica do futebol apresenta resultados positivos à custa da alienação dos espectadores (a última vez que fui à Figueira ver a Académica ganhámos 3 a 1 e enchemos o estádio) e da intencional abstração do futebol de contra-ataque, ou seja, esta equipa não demonstra qualquer lampejo de audácia ou de "killer instinct" quando se encontra em vantagem numérica no campo e no placar.
    No entanto, a assunção deste futebol cobarde, especulativo e de retranca é consciente ou resulta da conjuntura humana, isto é, da pouca qualidade de alguns dos nossos jogadores mais defensivos e de descoordenação dos processos ofensivos em vantagem numérica?Se é assim, então o Prof. Vingada é o responsável directo pelas contratações e tem que assumir alguns erros de planificação da presente temporada.No entanto, o capital de crédito (algo que não temos enquanto instituição, sempre pensei que a prioridade deveria ser a redução do passivo) conseguido por Nelo Vingada no decurso últimos jogos do ano passado dar-lhe-á sempre o meu benefício da dúvida!Eu estou com ele e com a equipa e se não baixei os braços quando estávamos a sete pontos da linha de água, iria baixá-los agora?
    PS:Ao reler o livro da Académica publicado pela Asa, tive a grata surpresa de saber da existência de grupos de seguidores em África, Europa e na Argentina.Tendo sido o jornalista João Mesquita um dos contribuintes para este livro e sabendo que se constitui como um visitante assíduo dos blogues da Académica queria perguntar-lhe se o embaixador Fafe ainda mantém contacto com os seguidores argentinos, como podemos contactá-los ou apoiá-los a partir de Portugal. De há algum tempo a esta parte tento aceder a sítios ou fóruns de outras equipas e tento promover o nosso clube cujas características únicas podem fazer dele um clube de projecção internacionalÉ este o principal desígnio de um adepto da Académica, espalhar a nossa fé, partilhar a nossa paixão e professar os nossos valores.É isto a Académica e é isto, entre outras coisas, que nos faz grandes.
    Por isso é essencial que os nossos adeptos no Brasil, na Suécia, em Bruxelas ou em Angola tenham orgulho da imensa comunidade a que pertencemos, pois como escreveu um dos nossos, somos os melhores fãs da blogosfera.

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 21:20  

  • A malta deste blog prefere grandes exibições na segunda do que pontos na primeira...

    Já agora sugiro que leiam o último artigo publicado no Simplesmente Briosa...afinal parece que também há coisas positivas no meio disto tudo!

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 21:44  

  • Desculpe Sr "Post-ista" mas não concordo! O treinador do Sporting tem uma frase que ficará na história: "não queremos jogar como nunca, e perder como sempre!" prefiro ganhar só com um remate à baliza do que perder: falhando penaltys, com bolas no poste, bonitas jogadas etc etc...! sabe-me tão bem descer as escadas do municipal a somar os pontinhos depois de uma vitória, de correr para o carro e ver quantos lugares subimos na tabela, o que fica para o futuro são os resultados, nunca as exibições! SEMPRE BRIOSA

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 22:00  

  • Bons tempos em que eu, sentado ao colo do meu avô, ouvia falar dos grandes jogos da ACADÉMICA... A minha mãe corroborava e levava-me a ver os jogos, ainda eu praticamente não falava! As histórias dos manos Campos, do Rocha, do Gervásio, do Torres, do Toni... Os GRANDES jogos... Meia dúzia de estudantes a darem lições de bola... Como gostaria de ter presenciado isso!! Porque sinto a ACADÉMICA bem perto, não apenas pelos resultados, mas também por tudo o que representa, representou e representará (concerteza!) para mim!

    Contudo, embora aceite plenamente a sua posição, permita-me discordar dela, AFerrão. Infelizmente o futebol actual exige um calculismo acima da média... Olhe bem para a nossa equipa: artistas? ZERO! Excelentes jogadores? ZERO! Muito bons jogadores? ZERO! Eu olho para a AAC-OAF e vejo bons jogadores... E vejo alguns (1 ou 2) que ainda têm o espírito de sacrifício para lutar por aquela camisola NEGRA!
    Muito pouco...

    Vejo uma boa equipa, limitada, que certamente passará a fazer um bom futebol daqui por uns tempos... (Quero acreditar que sim!). Contudo, a guerra dos pontos é suicida... Ou lutamos por eles ou morremos na praia... E farto de morrer na praia estou eu...

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 23:16  

  • Oh azpereira... assim tás a entrar em contradição com o comentario do AFerrão.

    Se só temos 1 ou 2 jogadores bons... e o resto pouco se aproveita, então o Nelo Vingada é um grande treinador ao conseguir ter 17 pontos nesta altura.

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 23:37  

  • Pois estou, e julgo ter vincado isso bem... Agora quanto ao Prof. Nelo ser grande treinador, bem... É um bom treinador. E os 17 pontos são uma lufada de ar fresco!

    E não disse que tínhamos 1 ou 2 bons jogadores... Disse que 1 ou 2 sentiam a camisola.

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 23:46  

  • Tens razão.
    Li o teu comentário muito depressa e não reparei que frizaste isso.

    Um abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 23:48  

  • Abraço!

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 23:51  

  • Porra já chega!
    É verdade a equipa não joga bem (mas quem é que joga bem nesta liga "betadine"?) mas vai amealhando pontos. Imaginem só uma segunda volta a pontuar como na época passada... Acreditem que, mesmo a jogar feio,o "professor" é homem para conseguir esse feito.
    Porra, afinal, não é melhor jogar mal e ganhar, do que o inverso?
    VIVA A ACADÉMICA

    By Anonymous Anónimo, at 07/12/05, 00:24  

  • Meu caro amigo A. Ferrão:Independentemente de concordar ou não com as decisões de Nelo Vingada e do seu próprio estilo,ele com a idade que tem já não mudará.Todos sabemos que há coisas que são intrinsecas,fazem parte da maneira de ser da cada um.
    Este é o estilo dele e obviamente, muito dele talvez se possa reflectir nos jogadores, na equipa.
    No entanto, devemos todos fazer um esforço para aceitar este estilo já que é o nosso treinador e como tal (nunca deixando de emitir a nossa opinião) perceber que é com ele também que vamos alcançar os nossos objectivos.
    Grande abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 07/12/05, 00:38  

  • O Treinador é mau. O preparador físico péssimo. Os jogadores são muito maus. SERÁ QUE O PRESIDENTE É QUE É BOM? Sim, porque deve haver algum ponto positivo...

    By Anonymous Anónimo, at 07/12/05, 00:42  

  • Amigo AFerrão

    É bem verdade que pouco ou nada jogamos. Mas o 9.º lugar ninguém nos tira. Eu percebo a preocupação. Também me parece difícil que uma equipa a jogar tão pouco consiga manter o rumo das vitórias.
    Só que neste momento a alegria dos pontos e da posição em que estamos sobrepõe-se às "dúvidas e incertezas" exibicionais.
    É que para a malta da minha geração (28/29 anos) esta é a melhor classificação da Briosa desde que a seguimos. É verdade, que eu pessoalmente ainda me recordo, não com muita precisão, do tempo em que o Vítor Manuel foi pela 1.ª vez treinador da Briosa (7.ºlugar), mas ainda era muito novo - como as pessoas da minha geração. Nós crescemos com a Briosa na 2.ª. Vivemos a ver outros jogar mal e a conseguir excelentes posições.
    É por isso que para muitos de nós é uma enorme alegria ver a Académica no 9.º lugar da SuperLiga. É que desde que seguimos – a geração referida claro está – a Briosa esta é a nossa melhor classificação (tendo em conta a jornadas já percorridas).

    Um grande abraço

    Luis Pedro Reis

    By Anonymous Anónimo, at 07/12/05, 13:37  

  • Eu assino por baixo este ultimo comentário. Tenho quase 29 anos e a memória que tenho é precisamente desse 7º lugar nos tempos do Ribeiro, do Tomás e do Porfírio.

    Tudo o resto foi segundona ou primeira à rasquinha.

    By Anonymous Anónimo, at 07/12/05, 14:44  

  • O JES é o pior de todos.

    By Anonymous Anónimo, at 07/12/05, 15:58  

  • Imagino se fosse o melhor de todos...estariamos no 1º lugar não ?!

    By Anonymous Anónimo, at 07/12/05, 20:44  

  • O (Luis) Pedro Reis disse tudo. Este homem é um sinhor, é um mister...

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 00:42  

Enviar um comentário

<< Home