"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 18 de dezembro de 2005

Do «Negrume» ao...Negrume2

Quando fui convidado pelo nosso «Sacerdote», Mário Castro (meu companheiro de jornadas académicas de tempos idos, mas que, por contingências da vida, já não via há um bom par de anos), para aderir à ideia de participar na administração de um blog académico, fiquei desde logo entusiasmado.
De tempos a tempos visitava já os diversos espaços da Académica na Internet, utilizando então o nickname «Negrume», com o qual fazia as minhas primeiras intervenções, como comentador episódico de alguns «posts».
Na altura do convite foi-me justamente proposto continuar a escrever com um nickname, porque era essa a política seguida por quem criara o blog, não por razões de medo de dar a cara, mas antes porque fiéis ao espírito da blogosfera, tinham adoptado essa curiosa forma de intervenção, aliás à semelhança de tantos outros académicos que navegam pelo ciberespaço.
Acedi à ideia, sem no entanto ter consciência, confesso, da forma como o blog poderia crescer e do impacto que algumas das posições nele assumidas – entre as quais algumas das minha próprias - poderiam ter no quotidiano da Académica.
Para o efeito havia criado então o nickname de «Negrume2», que simbolizava essa nova qualidade de administrador de um blog e, por essa via, a minha nova forma de intervenção académica.
Hoje, porém, penso que é chegada a altura de não só eu, mas todos os «Pardalitos do Choupal», se identificarem, em vista da responsabilidade que já temos de escrever para um espaço visitado diariamente por bem mais de meio milhar de académicos.
Aliás, quem me conhece sabe bem que tal realidade não me causa qualquer constrangimento.
Não tenho, nem nunca tive medo de dar a cara, ou não tivesse eu já escrito múltiplos artigos nos jornais sobre a Briosa, alguns deles em franca oposição com a Direcção actual e todos eles assinados por baixo, em meu nome pessoal.
Senti-me sempre à vontade nesse particular, pois prezo-me de viver num país livre e democrático, onde cada um pode exprimir a opinião que bem entende, apenas se sujeitando ao juízo alheio e ao legítimo direito ao contraditório, por parte de quem o ouve ou lê.
É isso que continuarei a fazer doravante, mantendo no entanto o nickname com que assino os posts, mesmo após divulgada e conhecida (se já não o era, de facto)a minha verdadeira identidade.
Nestas coisas o sentimento conta (ou não fosse eu adepto da Briosa) e, confesso que, entretanto, ganhei ao «Negrume2» uma certa afectividade académica e cibernética, pelo que não vejo razões para o «matar» agora…
Com muito gosto continuarei assim, justamente por recurso ao «Negrume2», (que já se tranformou numa espécie de «meu heterónimo» que «oiço» e «ausculto» antes de emitir opinião), a colaborar com os «Pardalitos», na ideia de reconstruir uma Académica mais de acordo com a sua mística, mais à medida da sua história e mais à altura do seu ideário de solidariedade, generosidade e fraternidade.
Em suma, uma Académica maior, mais forte...mais Briosa.
Quanto ao meu passado académico, que sei que será invocado frequentes vezes no contraditório com que me confrontem, mas também, por vezes, na subscrição de opiniões que os meus textos mereçam, fica desde já a declaração:
Assumo-o orgulhosamente e por inteiro!
As dificuldades (muitas), os erros (múltiplos), as angústias (permanentes), as alegrias (inesquecíveis) os problemas (sucessivos), as derrotas (algumas), os sucessos (modestamente, alguns também)... Tudo!
«Quem faz o que pode, faz o que deve», e, como sempre senti que fiz tudo o que pude, tenho a minha consciência a repousar na mais absoluta tranquilidade.
Uma tranquilidade que reside em cerca de 15 anos de dirigismo académico, donde constam funções tão diversas como presidente da Falange de Apoio Negro – FANS e fundador da Tuna Universitária «Fan-Farra Académica de Coimbra», presidente da Assembleia Magna da AAC (dois mandatos com António Vigário), membro do Senado Universitário e da Assembleia da Universidade (dois mandatos) representante da DG/AAC na Direcção do OAF (com o Dr. Mendes Silva), colaborador do futebol juvenil da AAC (com o Dr. Mendes Silva e posteriormente também com o Dr. José Paulo Cardoso), membro da Comissão Executiva do Congresso da Briosa (com o Eng.º Jorge Anjinho), relações públicas da Direcção (com o Dr. Fausto Correia), fundador e director editorial do Jornal «ACADÉMICA», e, finalmente, representante da Académica na Direcção da Liga de Clubes de Futebol Profissional e no então existente «G-36», presidente adjunto da Direcção e chefe do Departamento de Futebol (com o Dr. Campos Coroa, com quem tive a alegria enorme de modestamente colaborar, no regresso da Briosa à I Liga)...
Agora, daqui para a frente, simplesmente...um «Pardalito».
Mas um «Pardalito» com o mesmo entusiasmo de sempre, com o mesmo empenhamento e motivação do passado, com a mesma abnegação de todos os dias, na defesa da sua eterna paixão de menino: a nossa Associação Académica de Coimbra.
Saudações Académicas,


Fernando Pompeu,

Ou antes,

«Negrume 2»
(Pardalito do Choupal)

28 Comments:

  • Atitude dignissima...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 00:55  

  • Apesar de não gostar deste gajo, concordo.

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 01:13  

  • Decisão importante.Tão importante como a lucidez com que deves continuar a fazer as tuas excelentes intervenções (algumas polémicas). No entanto, sempre com o equilibrio que sempre te conhecinos bons e maus momentos.
    Abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 01:19  

  • Malta~dos Pardalitos,
    Tive pena de não ir a vosso jantar, mas para a próxima prometo não falhar...Quanto ao post, muito importante que todos os pardalitos se identifiquem, mesmo para tirarem argumentos a quem vem aqui a coberto do anonimato, só para denegrir o blog e os seus editores...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 01:28  

  • Meu caro Fernando Pompeu, aliás, Negrume 2, mais importante, Meu Bom Amigo,
    Sempre contigo.

    By Blogger Desataviado, at 18/12/05, 02:25  

  • Então Mário???? !!!!!! Ainda és capaz de continuar a negar que o Negrume é o Pompeu. MENTIROSO! ALDRABÂO
    Mentir é feio, sabias....

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 02:29  

  • Decisão correcta Caro Negrume2. É importante a partir de agora darem a cara, pois já não faz sentido viverem atrás de um nick.
    Um abraço, e continuem com o bom trabalho.

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 12:31  

  • Luis Santarino, o homem(?) que criticou a direcção em plena assembleia e afirmou que entre outros Fernando Pompeu não tinha recebido nada da Académica quando o próprio já disse o contrário... mas ele aqui está, mais uma vez como dama de honor de Pompeu e seus "capangas". Mas claro, quem desestabiliza são os anónimos, há duvidas?

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 13:09  

  • Caro Amigo e companheiro de uma vida inteira.Conheço-te desde as fraldas.Sei o teu (unico?) grande amor é a Briosa.Mais uma vez lhe fazez uma bela declaração de Amor.Estou feliz por mais uma vez estar contigo.
    Grande , grande Abraço.

    By Blogger José Eduardo Ferraz, at 18/12/05, 13:44  

  • Então Mário aldrabão ? Como é agora ? Então pardalitos aldrabões, como é agora?

    "Escrevo para o Pardalitos porque me parece o blog mais livre bla bla bla... são os maiores.
    Ass. Fernando Pompeu"

    Então? Não se auto-elogiaram... Nem sei quem querem enganar nem o que querem ganhar com isto... mas ok.

    Haja finalmente (e tardiamente) uma atitude digna...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 13:54  

  • Zé Luís, se os pardalitos são aldrabões, não entendo a natureza de tantas visitas e comentarios teus. Gostarás de se imiscuir com gente de tão má raça? Ou a sua infantilidade e fraca personalidade só te dão para a asneira e para agir de acordo com tudo aquilo que tanto criticas? Cresce e aparece miúdo!

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 14:03  

  • Estou cheio de medo Sr. Pompeu, acho que não vou dormir esta noite...
    E se foi a SAAP a pagar-lhe porque diz que se nao fosse a ma situaçao financeira da AAC-OAF o jornal seria viável? Porque segundo as suas ultimas palavras a Academica nao pagava nada...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 15:41  

  • Sabe, eu estive na assembleia, e como sou sócio há mais de um ano até pude votar (ao contrário do Senhor Sacerdote/Mário Jose Castro), e o senhor cartagines/Luis Santarino deu a entender que a AAC nao tinha de pagar um tostão...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 15:47  

  • Mais uma coisa que agora me lembrei, o que é que me vai fazer quando souber o meu IP? Vai-me mandar prender?
    O Rei da Informatica, que pensa que para se por o nick de um site, é preciso palavra pass, vai descobrir o meu IP e... ficar a olhar para ele provavelmente.

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 15:50  

  • ALERTA VERMELHO ! POMPEU IRÁ VER OS IP'S!!

    Esse senhor da informática...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 15:53  

  • Hum... sou eu e "o anónimo"... já não dormimos hoje com o medo.

    O sr Pompeu tem cá uns conhecimentos... faxavór !

    Por que é que apagou o seu comentário ?

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 16:05  

  • Alguém sabe o que é o Negrume online? Um e-nergumeno!

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 16:24  

  • Alguém sabe o que é um anónimo a insultar os outros pela net, sem dar a cara? Um cobardolas!

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 16:27  

  • O Leggo não são aquelas peças para construir aconselháveis para pessoas dos 7 aos 77 anos?

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 16:39  

  • A democracia é bonita, o senhor Negrume andou meio ano como Negrume, ou seja um cognome, e eu por ter "o" anonimo nao me vai responder mais... democracia?

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 16:42  

  • Não dos 7 aos 77 é o Tintin...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 16:44  

  • Ah sim... não percebo porque não tenho idade para brincar consigo. Sou um jovem sim, de espirito... Talvez mais jovem que o senhor mas pelo menos não me escondo atrás de negrumes...

    Leggo parece-me bem... mas e que tal Rua Sesamo ? Sempre tem um pardalito Poupas para me divertir...

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 16:46  

  • ihihih

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 17:44  

  • Tintin???
    Essa foi boa Blackcity.
    Revela que conhece o passado da Académica.
    O nosso Tintin era...o Barry Wellings!

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 18:02  

  • Caro Pompeu:
    Saúdo a tua atitude. Acho, aliás, que ela deveria ser extensiva, não apenas aos administradores, como a todos os participantes no blogue. Para mim, é uma questão de princípio: quem torna as suas opiniões públicas, tem a obrigação de as assumir, assinando com o seu nome verdadeiro por baixo. O anonimato, a meu ver, só é aceitável quando estão em causa informações — informações e não opiniões —, cuja publicitação envolva riscos (de emprego, de segurança, etc) para quem as divulga. Em tudo o mais — e por mais compreensíveis que possam ser as razões para a adopção de um "nick name" —, o recurso a ele é, normalmente, uma manifestação de irresponsabilidade, quando não mesmo de cobardia. Que, como se constata neste mesmo blogue, só baixa o nível do debate.
    Um abraço.
    João Mesquita

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 19:42  

  • Este blog cada vez mais está a transformar-se numa "coisa triste", estes comentários e ataques constantes entre anónimos e os administradores do blog é lamentável e retrata de facto a falta de solidariedade e alguma falta de respeito pelos acdémicos de sangue!!!

    Parece cada vez mais que a determinmadas pessoas interessa mais discutir e lançar polémicas do qyue apaludir e incentivar com a crítica construtiva, por causa destas atitudes nos foruns do site oficial, prometi e cumpri, nunca mais lá voltar... parece que por aqui está perto de acontecer o mesmo...

    O Blog em si é giro, está em cima do acontecimento e tal...mas depois cada vez que se discute um tema é este festival de ordinarices....haja paciência!!! E aculpa é de TODOS os que se metem nisso!!!!!!

    Afinal o que interessa mesmo é a Académica e se não se falar disso seriamente, desculpem o desabafo, vão dar uma volta, mas é....não vale a pena!!!!

    Vamos lá a ver se isto entra nos eixos, meus caros ....


    Ricardo Africano

    By Blogger Onacirfa, at 18/12/05, 22:09  

  • Assino por baixo.
    Zé Gato

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 22:25  

  • E vão três.
    Também estou de acordo.

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 22:37  

Enviar um comentário

<< Home