"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sábado, 17 de dezembro de 2005

A Mística

É importante ou não as capas e batinas , em apoio à Briosa?
Cada vez se vê ,menos capas e batinas e acompanhar a Briosa .Só em momentos importantes( subidas de divisão, Queimas, ou permanências) é que se vão vendo por aqui e por ali um esvoaçar de uma capa negra. Estará a Academia divorciada da sua Equipa de futebol? Eram as capas e batinas que nos identificavam por esse País fora. Era a irreverência estudantil , que aproximava as gentes locais da Académica. E agora. Serão sinais dos tempos? Estaremos a transformarmo-nos num clube como outro qualquer?
Penso , que todos nós temos alguma coisa neste estado de coisas. Há que cativar de novo, a nossa Academia e trazê-la de volta .
Há dias, em conversa com um dos responsáveis da TBZ, abordámos também este aspecto. Para eles é importante terem mais gente no Cidade de Coimbra. Para a Académica é fundamental ter mais gente a apoia-la .Com fazê-lo?
Deixe-nos ideias, de como o fazer.
Desde já agradecemos a todos , as vossas ideias.

15 Comments:

  • Hoje em dia não é atractivo ir à bola, poucas regalias existem. Além disso todas as tradições, símbolos, etc, estão a perder-se. Infelizmente como é óbvio! Era realmente fantástico encher uma bancada só com Estudantes de Capa e Batina. Mas por enquanto, não passa de um "sonho".

    By Anonymous Zé Gato, at 17/12/05, 23:17  

  • Em épocas anteriores os estudantes tinham alguns descontos na compra de bilhetes, mas essa vantagem tá-se a desvanecer.

    Acho que deveria haver um jogo em que os estudantes trajados de capa e batina pudessem entrar de borla, de forma a chamar mais gente e poder "viciá-la".
    E porque não há o black-shot este ano? Esta é uma das razões do porqu~e das assistencias tarem mais baixas que o ano passado.

    By Anonymous kilkus, at 17/12/05, 23:22  

  • Será que a Academia estará mesmo interessada numa aproximação ao O.A.F.?

    By Anonymous Anónimo, at 17/12/05, 23:33  

  • O Black Shot naqueles moldes era um abuso para com os Sócios.
    São menos 2000 pessoas (não faço a minima ideia) no estádio, lá isso é verdade. Mas comparar 25 euros por bilhete de época + cascecol, com o que um sócio paga de cotas + bilhete de época, é absurdo.
    Concordo que noutros moldes, também vantajosos, mas com uma descrepância menor, poderia ser viável. É a minha opinão.

    By Anonymous Zé Gato, at 17/12/05, 23:34  

  • "É importante ou não as capas e batinas , em apoio à Briosa?"

    Se na universidade já não se usa capa e batina quanto mais num jogo de futebol.

    Essa tradição já se perdeu, agora só nas latadas, queimas e jantares.

    É triste mas é assim.

    Para cativar pessoal é oferecer bilhetes a todas as escolas de coimbra para a lateral. E meter preços mais acessiveis, acabar com as centenas de convites que ai andam. Já agora porque é necessário tantos ajudantes no estádio, porque razao fazer revistas a toda a gente?

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 00:03  

  • Sinceramente, toda a gente sabe que em Coimbra ja nao se tarja de capa e batina nem nas universidades e quem aparecesse assim no estadio ate era gozado... É de facto triste mas é a realidade

    By Anonymous "O" anonimo, at 18/12/05, 00:42  

  • Gozado só se for por pessoas incultas. A Académica foi fundada por estudantes não foi pelos mercadores da baixa. Orgulho-me de ser Estudante de Coimbra e apoiar a Académica que é o clube que simboliza os estudantes universitários daí equipar de preto, e não os bebedos de uma tasca ou as lavadeiras de um clube qualquer.
    Acho que seria bonito ver de novo o simbolo máximo da Associação Académica de Coimbra voltar a encher os estádios.
    Realmente se um doente mental gozar contigo ó anonimo na rua, tu também vais achar que é triste mas que a realidade é mesmo assim :|

    By Blogger L0rDgReEN aka Ricardo Ferraz, at 18/12/05, 01:36  

  • Disse e muito bem que so aparecem em subidas,queimas,etc.Tendo em conta que a queima sao meia duzia de dias e estamos ja à 4 anos na 1ª divisao agora cada um tira as ilaçoes que quiser em relaçao ao apoio do estudantes.

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 12:37  

  • Perguntam porque é que os estudantes que vão aos jogos não levam a capa e batina (e ainda são alguns estudantes os que eu conheço). Mas porque é que não perguntam porque é que aqueles que já por lá passaram não levam a capa para os jogos!? Será que o exemplo não devia vir daí?

    Bem, vou fazer as malas. Até 4a.

    RC

    By Anonymous RC, at 18/12/05, 13:03  

  • Caro Ricardo Ferraz:
    É um facto indiscutível que a AAC é uma Associação que foi fundada por estudantes daí que estará sempre (ou terá que estar) muito próxima dos estudantes.
    Porém os tempos de hoje já não são os do antigamente quando os estudantes vinham das aulas à noite ao passar junto do café de Santa Cruz e volta e meia havia pancadaria com os adeptos do União.
    Hoje estão esbatidas muitas diferenças e qualquer pessoa pode ser adepto da Académica o que eu até acho bem.
    Quanto à questão de estudantes trajados aparecerem em número significativo no estádio é cada vez mais complicado pois (como aliás já aqui foi dito)os estudantes já só usam capa e batina na latada, queima e pouco mais. O estudante universitário de hoje já não tem o hábito de usar frequentemente o traje académico.
    Enfim, mudam-se os tempos...

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 15:48  

  • Pois. Em parte tem uma certa razão Luís Miguel, concordo também e vejo que os estudantes de fora de hoje em dia já não têm esse habito de ir aos jogos da Académica, hoje em dia são do benfica, do porto ou do sporting, e quando vêm para cá estudar dificilmente mudam. Mas eu conheço algumas expecções, eu acho que devia também partir desta direcção da Académica um aproximar com a Academia e não um afastamento. Pra mim os problemas podem ser resolvidos apartir daí, se esta direcção se aproximasse da academia, talvez daqui a uns tempos houvesse mais estudantes de fora a passarem cá o fim de semana em que jogassemos e a começarem a ir aos jogos em casa e a alguns fora. Mais facilidades aos estudantes universitários de irem á bola, pois sabemos que as condições económicas de um estudante que vem estudar para cá, em que tem que pagar mais de 200 contos de propinas, a renda da casa, comida etc, não é a mesma que um gajo que ganha 200 e tal contos por mês, que mora cá, que tem a família cá e que pode abdicar de uma tarde pa ir a um jogo. Acho que deve partir desta direcção que ja manifestou por diversas vezes que não se importa com a Academia e com a verdadeira Académica, provaram por diversas vezes que é o dinheiro que conta e não a tradição e os valores da mais velha Academia do país. Se começassemos por resolver este problema, talvez começassemos a ver mais capas e batinas nos jogos.

    By Blogger L0rDgReEN aka Ricardo Ferraz, at 18/12/05, 20:02  

  • Caro Ricardo Ferraz:
    Gostei de ler a sua mensagem.
    No entanto, permita-me uma relativa discordância.
    O afastamento da AAC em relação à Academia não terá só um responsável.
    A actual Direcção, segundo julgo saber, pouco ou nada tem feito pela aproximação.
    Para além disto é do domínio público (e já vem de há vários anos)que o OAF tem contas por acertar com a casa-mãe pela utilização do símbolo da Académica.
    Mas há mais: só a título de exemplo, quando há duas épocas atrás garantimos a subida vencendo o Estrela, à noite no parque(foi na altura da Queima)os jogadores estavam lá para subir ao palco e ouvir os justos aplausos da assistência e, acho eu, que nem sequer foram chamados.
    Parece-me que os estudantes universitários não se revêm neles.
    E é já há vários anos que não se revêm porque é já há vários anos que habitualmente eles, estudantes, em grande número, não aparecem para ver jogar a Académica.
    E nos últimos anos que apareceram foi na fase decisiva dos campeonatos. E nessa altura há muita gente que aparece.
    Assim e só para terminar penso que está aqui um problema complicado para resolver e que terá que contar com a colaboração das várias partes interessadas, caso contrário, nada feito.
    Saudações académicas

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 20:25  

  • o luis miguel tá equivocado a subida de divisão foi á 4 anos e alem disso não foi com o estrela da amadora, mas sim com a Naval, ahhhh e 3º não foi com esta direcção foi com a direcção do Campos Coroa. E por ultimo os jogadores e a respectiva direcção subiram todos ao palco, e toda a malta estudante aplaudiu.... Há 4 anos pode-se dizer que havia muito mais aproximação com a casa mãe.

    By Blogger L0rDgReEN aka Ricardo Ferraz, at 18/12/05, 20:46  

  • Caro Ricardo Ferraz:
    Peço desculpa pelo lapso. Tudo aquilo que digo no meu texto mantenho à excepção da palavra "subida". Eu pretendia dizer "permanência".
    De facto percebo o seu espanto.
    Seria uma gaffe monumental para um académico.
    Não. Estava a referir-me àquilo que aconteceu quando garantimos a permanência no jogo com o Estrela(vencemos por 4-1).
    Relembre-se do que se passou e depois diga alguma coisa.
    Saudações acdémicas

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 18/12/05, 21:33  

  • Sim, mas na permanência já não era a mesma direcção da subida. Era uma direcção cujo vice presidente é agora presidente, e que tanto se tem afastado da Academia. Não tem que partir da Associação Académica, mas sim do OAF, pois é o OAF com esta direcção que se tem afastado, e por isso cada vez se vão ver menos estudantes, até qualquer dia deixarmos de ser Associação ACADÉMICA de Coimbra, e sublinho ACADÉMICA, para sermos o OAF de coimbra. O OAF precisa da Academia, para realmente ser a verdadeira ACADÉMICA. Abraços #ACADEMICA sempre

    By Blogger L0rDgReEN aka Ricardo Ferraz, at 19/12/05, 00:42  

Enviar um comentário

<< Home