"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 24 de janeiro de 2006

DO "NEGÓCIO" MARCEL À QUALIDADE DA EQUIPA.

Caros companheiros,
Por razões profilácticas , tenho-me abstido de publicamente, escrever ou manifestar a minha opinião em relação ao "negócio" Marcel.
Neste blog (não esqueçam que é livre e plural) tem-se exagerado claramente em relação a este assunto, "exacerbando" alguma hostilidade em relação ao Presidente JES.

Tenho para mim, que a maioria dos textos e comentários, além de falta de coerência, têm sido profundamente injustos, e eivados de alguma ignorância.
Ponto prévio: Estatutáriamente o Presidente JES não tem que convocar nenhuma Assembleia Geral, pelo simples facto de que o "negócio" ( técnicamente foi um negócio, e não uma tranferência) fez (ou faz) parte de um puro acto de gestão corrente.
Está dentro das competências do Presidente, e como tal, ponto final.

Além disso, não percebo tanto alarido à volta desta questão, e passo a explicar porquê:
1- O passe do jogador Marcel, para efeitos de futura negociação com terceiros, estava avaliado em 3,5 milhões de €.
2- O Presidente JES, já informou publicamente, a um canal de televisão privado, e no site oficial da nossa Instituição, que, e passo a citar: "Foram salvaguardados todos os direitos e interesses da Académica neste negócio(sic)"!

Para mim, SÓ não está encerrado este capítulo num pequeno pormenor (mas a seu tempo terei acesso ao relatório e contas):
Qual foi a % dos 3,5 milhões de € que a Académica recebeu ou virá a receber?
Sem querer fazer futurologia, receio que venhamos a ter uma desagradável surpresa.

Falemos agora da QUALIDADE da Equipa.
Quero fazê-lo de uma maneira intelectualmente honesta, decorridas que estão 19 jornadas do Campeonato:

A)- Ao fim das 19 jornadas, estamos no ÚLTIMO lugar que dá acesso à despromoção.
B)- É hoje um facto inegável e por demais evidente, que este plantel não tem (genéricamente) qualidade. As aquisições efectuadas são de nivel médio baixo, e a equipa é competitivamente fraca.
C)- Outro dado objectivo e que se prende únicamente com pedras nucleares, (continuo a aplicar a regra universal de que só se pode comparar o que é comparável) que saíram na última época pelas mais variadas razões, e refiro-me concretamente ao Zé António, Hugo Leal e Vasco Faísca, nem de perto nem de longe, foram substituídos com a mesma qualidade.
É um dado irrefutável, que o H.Alcantara, o Zada ou o Gelson (não estou a ironizar.Deixo ao vosso critério a escolha de um deles para comparar com o Hugo Leal) e o Ezequias são claramente inferiores nas suas posições aos atrás referidos ex-jogadores.
D)- Ninguém pode esperar, que nesta altura do Campeonato, o treinador Nelo Vingada (particularmente este que tem responsabilidades ABSOLUTAS na constituição do plantel) ou o Presidente JES, venham "assumir" o fracasso na constituição desta equipa, com o orçamento (relembro-o) mais alto (eu diria mais caro, porque dificilmente vai ter retorno) da história da nossa Instituição.

"Dramáticamente" (estou a medir bem as palavras) o jogo com o Nacional da Madeira, veio pôr a nú, um estágio mais preocupante do nível competitivo da equipa.
Por mais que o Treinador diga, que tem mais 7 pontos do que em período homólogo da época anterior, de que o Nacional é uma equipa de "outro campeonato" (que ironia este desabafo!), e que atingir o patamar dos 20 pontos não é tarefa fácil, a realidade é que o Treinador abriu um novo ciclo na gestão do plantel:
Uma equipa ultradefensiva (estavamos a jogar em casa), temerosa e profundamente anárquica no seu modelo de jogo.

Alguém de boa fé, compreende a actual posição do Danilo a "trinco"! Alguém compreende que o Pedro, um jogador com pelo menos 8 kgs a mais, entre(?) no jogo para "tapar" o lado esquerdo?
Alguém acha admissível, que o Gelson, (que foi um "moiro" de trabalho todo o jogo) tenha sido obrigado a recuar para meio campo, quando estava perfeitamente esgotado?

Será que ninguém se apercebeu que a Académica teve o primeiro remate e jogada de perigo aos 40m, e que o Pedro Roma, foi a léguas o melhor jogador em campo?

A realidade actual , infelizmente é esta.
Um onze abaixo da mediania, jogadores adaptados a funções e posições para as quais não têm caracteristicas. Uma equipa mediocremente defensiva (mesmo com 5 defesas+ 1 trinco, passamos o jogo com o "credo na boca") e um ataque absolutamente inoperante.

Acham coerente e realista, que SÓ ao fim de 19 jornadas, o jogador Gelson, tenha sido utilizado na posição para que foi contratado? E não venhamos com a desculpa "esfarrapada" de que estava "tapado" pelo Marcel.
Nunca tinha sido utilizado como ponta de lança, porque o Prof. Vingada desde há muito que reconheceu ter sido um erro de "casting" a sua contratação.

Por mim, estou irremedialvelmente conformado. Não vale a pena fazer nenhuma cruzada ou campanha mais "assanhada" contra o Treinador.
Os 5.000 "resistentes" que assistiram ao jogo, já sabem ao que vão. Nunca a Académica foi tão previsivel no seu modo de jogar. Defender, defender, defender. Se alguma "benesse" ou "borla" vier para além disto, é recebida como uma bençao do céu!

Mas companheiros. Ninguém tenha dúvidas. Fazer 38 pontos com esta equipa, vai ser muito dificil.
O Prof.Vingada e o Presidente JES sabem-no. Só que não o podem dizer.
Por isso é que eu o estou a fazer por ELES!
Viva a Briosa!