"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Rescaldo do jogo AAC-Braga


Compromissos profissionais inadiáveis impediram-me de assistir, ao vivo,ao jogo da passada 2ª feira e vivenciar todas as emoções e as tristezas daquele resultado desastroso.Todavia a distância é boa conselheira, porquanto nos torna mais racionais e o aparelho de Tv permite,de alguma forma, apurar alguns detalhes que no campo nos escapam.Por isso e decorridas quase 48 horas - e não se trata de rigor mortis? - apetece compartilhar convosco algumas convicções que ainda mais se sedimentaram no meu entendimento a propósito do(s) desempenho(s) da Briosa.
Antes do desafio, o braga era o menos realizador de todos os ataques da Liga em jogos extramuros( 8 golos,apenas).E a Briosa, por sua vez, era das defesas mais batidas em jogos em casa. Todavia os do arcebispado vinham sendo das equipas que melhor futebol praticavam, particularmente quando a opção do seu treinador recai sobre o 4x3x3. Creio que os períodos menos conseguidos da formação da Bracara Augusta se deveram à súbita mudança de sistema, para o 4x2x2( com o Delibasic a fazer companhia ao João Tomá na frente de ataque).
Para este nosso desafio da passada 2ª feira sabiamos todos os que estão atentos a este fenómeno que o Delibasic não iria jogar e que, em consequência , o regresso do adversário ao seu melhor sistema seria inevitável. Como veio a acontecer.
A Briosa apresentou-se estranhamente aberta, a querer discutir o jogo em todo o campo, quando é para todos uma realidade que não dispõe de jogadores para o fazer. Acresce que a superioridade numérica no miolo não passou de mera ilusão já que, as segundas bolas foram invariavelmente ganhas pelo adversário que, nessa zona nevrálgica do terreno, manobrou completamente à vontade, sem marcações.
Basta fazer uma breve análise do que tem sido este nosso calvário para se perceber que os nossos melhores resultados foram, têm sido, obtidos fora de casa.Porquê? Porque jogamos muito compactos, fechadinhos, sem dar grandes espaços aos adversários.
Na 2ª feira passada brindámos os visitantes com aquilo que eles mais gostam: os espaços. Permitimos que eles canalizassem jogo pelas laterais onde os nossos defesas se viam amiúde confrontados com o 2x1 sem que os nossos médios se preocupassem com acções defensivas.Pedro Silva e Vitor Vinha foram completamente " abandonados" à dinâmica atacante dos bracarenses.Depois, na transição para o ataque, nunca os nossos laterais conseguiram subir a preceito, com a agravante do Pedro Silva insistir nas diagonais para o centro acabando inevitavelmente por perder a bola e permitir os contra-ataques onde os adversários são e foram eximios.
A Briosa fez o que normalmente realiza nos jogos em casa. Pouco, muito pouco.Continua a ser das defesas mais batidas com 46 golos sofridos( a par da naval, numa disputa ganha pelo penafiel com 59), com a particularidade de ontem ter sido um verdadeiro desastre, à excepção do Roma. Com a agravante do nosso ataque ter evidenciado uma desinspiração confrangedora.
Acresce que neste desafio, e à semelhança de tantos e tantos, não tivemos flanqueadores nem transportadores de jogo.Desgraçadamente não temos substituto para o Filipe Teixeira ( a fazer lembrar a ligeireza com que se definiu o plantel), embora me pareça que caso o N´Doye jogue mais pelo meio com as costas cobertas pelo Brum, possa de alguma forma ser ele o criativo e o municiador que tanto precisamos nos dois decisivos jogos que nos restam .
Esta Briosa não pode nunca jogar de igual para igual com a maior parte das formações da Liga. É que os outros, quase todos, para além de aparentarem ser melhores como equipa, aproveitam muito bem os espaços concedidos.
Se me é permitido, para Belém a equipa tem de regresar à postura que tem mantido nos jogos fora. Os nossos atletas sabem que é aí que vamos dar o passo para garantir a tranquilidade. Terão de ser tesos e determinados.Com "eles" no sítio! E ter a certeza que nós, os indefectíveis lá estaremos bem sabendo o papel que temos de desempenhar. E que mais uma vez cumpriremos!
PS- As declarações do Prof. Josualdo Ferreira prestadas no final do desafio foram muito dignas.Não vai ser por ele que vão surgir anormalidades no jogo braga-gil!
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA