"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 30 de maio de 2006

Os pequenos canalhas e as melhoras da morte

1. Assente que está muito do pó levantado por um turbilhão de manipuladores de blogue, daqueles que pouco ou nada cuidam de expressar uma única idéia que seja, e muito menos um arremedo de projecto, confesso que se instalou em mim alguma desilusão tendo em vista o rumo que a "desconversa" tem vindo a tomar, particularmente nesta última semana post Assembleia Geral, onde o baixíssimo nível de alguns comentários assentou arraiais emergindo uma linguagem desbragada e imprópria de pessoas civilizadas.Todos, ou quase todos estes comentadores que usam e abusam de linguagem(?) carregada de ordinarices, chamemos-lhe assim, têm um denominador comum: não se apresentam nem com nome, nem com rosto, acobardam-se atrás de um "anónimo" ou de uma intrigante "alcunha" e nunca abdicam da agressão verbal.São estes os denominados pequenos canalhas. Apetece-me parafrasear Mário Negreiros:"Os grandes canalhas, todos, precisam de pequenos canalhas para se realizarem como tais."
Com tais "discursos"ninguém ganha mas há seguramente quem perde: a Briosa.
2. A Ass. Geral da passada 6ª feira, à qual não assisti, terá sido esclarecedora para a esmagadora maioria dos participantes.Uns porque aceitaram e se conformaram com as explicações e os silêncios oferecidos pelo Sr.Presidente e outros exactamente pelo motivo oposto de não aceitarem nem se conformarem seja com aquelas mesmas razões invocadas seja com as mesmíssimas omissões assumidas.É sempre assim e assim sempre será!
Todavia há uma questão que muito me sensibiliza e para a qual não consigo encontrar resposta cabal face às vicissitudes que têm ocorrido desde há uns anitos: os famigerados Campos do Bolão. Desculpem, companheiros, mas não me conformo.E vou recordar:
-Em 3 de Março de 2004 o Presidente JES sentenciava :
" A Academia Briosa XXI dentro de três meses já estará de pé...O custo total da obra(2 relvados sintéticos e edifício de 2 pisos) é de 2 milhões e meio de euros, parte dele financiado por diversas entidades, estando ainda previsto...um pedido de apoio ao governo no âmbito do Prodep";
-Em entrevista a "o jogo", in Briosasoccer de 2/1/2005, o Presidente JES anunciava que os trabalhos da Academia Briosa XXI deveriam estar concluidos em Julho de 2005;
-Em 17 de Agosto de 2005 avisava o Presidente JES no simplesmentebriosa:
"...estamos a investir fortemente na componente de infraestruturas e, ainda este ano,vamos ter capacidade para colocar jovens da formação para treinar na nossa Academia Briosa XXI";
-Para finalmente, "last but not least", com toda a pompa e alguma circunstância decorrente da apresentação de MM como treinador para a época 2006/2007, o Presidente JES afirmar peremptóriamente algo que deixou o nosso querido Zé Viterbo "super-feliz"(vidé post de 17/5/2005) :
" A conclusão dos Campos do Bolão até ao ínicio da pré-temporada".
As reacções não se fizeram esperar e, valha a verdade, foram bem díspares.
Desde os incrédulos:
" Promessa que dentro em pouco se pode verificar se está cumprida" ou " Ver para crer" ou "Dentro de 3 meses veremos" ou, ainda "Quantas vezes já acreditámos?Mais uma não aquece nem arrefece".
Aos crentes:
"Vamos acreditar" ou " Haja esperança" ou mesmo " Só posso acreditar".
Passando pelos irónicos:
"Vamos acreditar que o Pai Natal existe" ou " Mais uma vez o anúncio da conclusão das obras só me dá vontade de uma coisa:RIR".
Até a "bruxos":
"Não conhecem o problema de que estamos todos de tanga e os patrocinadores podem falhar(FALHARAM) na hora da verdade?" (sic).
Ou quase "bruxos":
"Eu quero acreditar mas...já foi tantas vezes anunciado pela mesma pessoa e nunca concretizado que me é lícito dizer que só acredito em quem já me deu ou dá provas de credibilidade".
Mas também alinhados, que os houve:
"É bom saber que existem instituições bancárias disponíveis para emprestar euros à nossa Briosa.E isso a meu ver reflete duas situações:
- a credibilidade da AAC enquanto devedora
- a confiança na rentabilidade do investimento por parte do Banco ", ou ainda " Tenho a certeza que é desta que o Centro de Estágio é para levar até ao fim. Parabéns à Direcção e à sua vontade e estímulo para concretizar um sonho adiado".
Companheiros:
A Ass. Geral foi informada da rejeição por parte do BES de uma proposta de financiamento de 1.500.000 euros para a construção de toda a estrutura adjacente do complexo!Pois bem, ou mal: como é possível que exactamente uma semana antes na apresentação de MM se tenha garantido a concretização da obra, com prazo e tudo? E seria necessário recorrer à tal comissão "ad hoc" visando angariar 300.000 euros para a edificação de dois campos sintéticos quando se apresenta um orçamento de 4.500.000 euros? E se a "coisa" não correr bem? Será que a direcção da Académica/oaf transferiu a sua responsabilidade na edificação, pelo menos dos sintéticos, a fim de evitar que de futuro lhe sejam assacadas as responsabilidades que são exclusivamente suas? Os Campos do Bolão deixaram, de repente, de serem vitais para a nossa Briosa? Então se a Académica/oaf está, como dizem muitos, tão saudável do ponto de vista financeiro, como é que "isto" pode acontecer? Afinal que saúde é esta?
Apetece dizer como o nosso Povo:
" São as melhoras da morte".
Eu não me conformo e vocês?
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!