"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

17 de Agosto de 1974

Lisboa, 17 de Agosto de 1974. São 16 horas quando se inicia a reunião do Conselho Superior de Justiça, que profere o acordão relativo ao processo de recurso n.º 43, em que são recorrente o Clube Académico de Coimbra e recorrido a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol. Presentes para a reunião do C.S.J. o Dr. José Jesus Costa (relator), Dr. Fernando Gouveia da Veiga, Dr. António Melo Loureiro e o Dr. Lucas da Cruz..
Os sócios da Secção de Futebol da AAC haviam deliberado em sessão plenária de 10 de Junho transformar a Secção em nova entidade, a que foi dado o nome de Clube Académico de Coimbra, para este transferindo todos os direitos e obrigações daquela Secção de Futebol.
A Comissão Directiva da Secção de Futebol da AAC, em face dessa transformação, envia à Secretaria da FPF ofício datado de 17 de Junho, junto enviando para os devidos efeitos fotocópia da acta do Plenário dos Sócios da Secção de Futebol, fotocópia de um parecer jurídico e fotocópia do projecto dos estatutos do CAC que vieram a ser homologados por despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado dos Desportos e Acção Social Escolar no dia 22.
Entretanto, em Assembleia Magna do dia 20, os estudantes da Universidade de Coimbra, deliberavam extinguir a Secção de Futebol da AAC.
A Direcção da FPF delibra em sessão de 28 de Junho que, «o novo Clube Académico de Coimbra não sucede à Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra extinta antes da aprovação dos estatutos».
Inconformada com a deliberação da Direcção da FPF, o CAC interpõe recurso para o Conselho Jurisdicional da FPF, pedindo a anulação da deliberação da Direcção da FPF e consequentemente que se reconhecesse, que efectivamente, o CAC sucedia à Secção de Futebol da AAC, por via da transformação operada na sessão de 10 de Junho.
Foi negado pelo Conselho Jurisdicional provimento ao recurso.
De novo interpõe recurso o CAC, agora para o Conselho Superior de Justiça, que se reune para deliberar no dia 17 de Agosto, e é então, que por UNANIMIDADE é concedido provimento ao recurso, revogando-se o acordão do Conselho Jurisdicional e anulando-se a deliberação da Direcção da FPF de 28 de Junho, de não reconhecimento do CAC como sucessor da Secção de Futebol da AAC, mantendo-se assim, a deliberação da Associação de Futebol de Coimbra, de 26 de Junho de 1974, que considerou o CAC como «sucessor LEGITIMO e LEGAL da Secção de Futebol da Associação Académica de Coimbra».
Esta é um pouco da história do reaparecimento do CAC (havia sido fundado em 1876) e foi deste CAC, que mais tarde, em 1984, é aprovada na sua Assembleia Geral a passagem de CAC para AAC/OAF (mas essa história ficará para ser contada noutra ocasião).
Quanto aos primeiros Orgãos Sociais do CAC, de 1974, eram presididos na Assembleia Geral pelo Juiz Corregedor Dr. Armando Pinto Basto, no Conselho Fiscal pelo Dr. Aurélio Dias Pereira Lopes e na Direcção pelo Eng.º José Júlio Martins Couceiro.
Espero ter contribuido para o esclarecimento e aumento de conhecimento de alguns dos nossos leitores, que infelizmente através de alguns comentários que proferem, revelam algumas lacunas relativas ao passado da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol.