"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Alargamento para 18 clubes só será discutido na assembleia geral de sexta-feira

"A proposta do Boavista para um regresso ao modelo de 18 clubes no campeonato deve estar em debate na assembleia geral da Liga, sexta-feira, e só aí Hermínio Loureiro se pronunciará sobre o assunto. O presidente da Liga evitou hoje abordar esta matéria, lembrando que são inúmeras as propostas levadas à reunião magna daquele organismo, não fazendo qualquer sentido estar neste momento a valorizar umas em detrimento de outras. O Boavista e Beira-Mar divulgaram ontem propostas que pretendem ver aprovadas na assembleia geral, constando em ambas a vontade de um alargamento do principal campeonato a 18 clubes, já a partir da época 2008/2009. Os axadrezados sugerem uma competição para 18, com a descida já na próxima época de um clube e subida de três.

Os aveirenses, este ano despromovidos à Liga de Honra, propõe um alargamento já para esta temporada. Outra hipótese equacionada pelo Beira-Mar é o alargamento figurar igualmente em 2008/2009, face à descida de dois clubes nesta próxima época e à subida de quatro. Todos estes cenários já foram, entretanto, comentados pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, o qual considerou não ser uma proposta apropriada, não se mostrando, por isso, concordante. Estas propostas surgem apenas um ano depois das ligas profissionais terem sido reduzidas a 16 clubes. Um eventual alargamento não dependeria, no entanto, em exclusivo da Liga ou da Federação, sendo sempre necessário um entendimento entre os dois organismos para que o alargamento fosse aprovado."

Opinião: Parece-me que a proposta destes clubes deveria incidir sobre outro problema. A competitividade. Esta, actualmente é quase nula na 1ª liga (com a descida apenas de 2 clubes à 2ª divisão de honra) e competitiva demais na 2ª liga (subida apenas de duas equipas), pelo que considero prejudicial. Isto para mim é o principal, pois este factor é ele próprio, também um dos responsáveis pela ida ou não das pessoas aos estádios portugueses. Tudo bem, para os que lutam por títulos, continua a ser um campeonato competitivo, para as restantes Instituições, não o é.

Concordo que deveriamos ter 18 equipas na 1ª liga (como referem estes clubes), de facto com o balúrdio que actualmente se paga para ir aos jogos e já que o espéctaculo não é o melhor, penso que ao menos deveria haver a benece de existirem mais jogos.
Mas voltando à competitividade, penso que o ideal a médio/longo prazo (e falo por mim) seria a subida de 4 equipas da 2ª liga e por conseguinte a descida de 4 equipas da 1ª liga. Aumentaria a competitividade entre a maior parte das Instituições. Acho que desta forma, passaria a existir um equilíbrio entre ambos os campeonatos (Bwin e Vitalis).

O que pensam os leitores?

Saudações Académicas