"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

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-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

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sábado, 12 de abril de 2008

Programa COMPLETO da LISTA D

Lista D – Académica Merece

João Francisco Monteiro de Lencastre Campos

Programa Executivo

Mandato de três anos

A Académica é uma das mais nobres e distintas Instituições a nível nacional, não só pelo seu passado desportivo como pelo seu peso e influência política ao longo da história, comprovados pela “crise de 62 e 69”, o “cerco da PIDE ao Palácio dos Grilos” ou o “caso de 73 com Alberto Martins”. Mais que a sua ímpar vertente desportiva, é a vertente social e humanista que mais torna distinta esta Instituição. Uma Instituição que para além de formar jogadores, forma Homens. Uma Instituição que jamais pode sucumbir aos tempos modernos e cair na tentação de se vulgarizar, descaracterizar e perder a sua identidade e os traços que a tornam verdadeiramente única e fazem dela o amor das nossas vidas num sentimento sem explicação. A Académica é feita de passado, mas também de futuro...um futuro com memória.

É com este sentimento a aquecer os nossos corações e com a mente projectada no futuro, que propomos a todos os associados este rumo em conjunto e o programa que seguiremos no mandato que assumiremos, assim entendam, tal como nós, ser este o caminho que a nossa Académica deve percorrer... porque a Académica merece melhor!

É com seriedade, ponderação e com toda a responsabilidade que vos apresentamos a estratégia a desenvolver para cada plano.

Plano Institucional

  1. Credibilização da imagem da instituição
  2. Transparência, rigor e verdade na relação com os sócios, empresários, instituições de crédito e demais fornecedores/prestadores de serviços.
  3. Nova abordagem nas relações: AAC/OAF e a Academia, AAC/OAF e TBZ, AAC/OAF e Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra
  4. Equacionar formação de aliança com clubes da Liga Bwin, por forma a diminuir o diferencial mediático e a força negocial face aos 3 grandes, reavivando uma ideia do tempo do Eng. Jorge Anjinho
  5. Relançar a ligação da AAC/OAF com as Académicas dos PALOP e integrá-las no sistema de prospecção e scouting de novos valores.
  6. Acções de compromisso social da Instituição com a comunidade, escolas e Instituições de carácter social, humanitário e filantrópico
  7. Profissionalização do sector financeiro, com nomeação de um director com exclusividade à Associação Académica de Coimbra, bem como estrutura envolvente.

Plano Desportivo

Criar um manual que seja distribuído por todos aqueles que vistam as camisolas negras da AAC/OAF e lhes dê a conhecer, de forma simples mas expressiva, a história e os valores académicos.

Definir uma plataforma unificada e universal, desde os Seniores às escolinhas, numa versão actualizado do sistema de jogo clássico da Académica, que ao longo da história definiu a sua identidade desportiva, com um estilo e modelo de jogo rápido e incisivo de futebol rendilhado e apoiado de pé para pé. Este modelo, ou sistema, é o desenvolvido por Cândido de Oliveira, e aperfeiçoado no aspecto prático por Mário Wilson na década de 60, que correspondeu aos ‘anos de ouro’ a nível desportivo da Instituição.

  1. Formação

    - Melhoramento das condições das escolinhas, e investimento nas estruturas de treino viradas para um plano de alto rendimento com diversos equipamentos estruturais que não só campos simples, de forma a aumentar o rendimento e grau de dificuldade dos jovens no seu treino, obrigando-os a crescer e evoluir no seu processo de aprendizagem de forma a contornar as dificuldades com que se deparam.

- Afectação de uma parcela crescente do orçamento anual de receitas à formação;

– Treinadores de todas as categorias das camadas jovens com experiência a fim de aliar a sua imensa experiência à formação dos atletas da Académica, sabendo escolher ao fim de uma época quem deve ou não continuar;

- Melhores condições de treino, treino na relva desde as camadas jovens;

- Utilizar jogadores formados na académica como principais imagens de marca da formação da Académica.

- Um preparador físico, pedagogos e psicólogos para as camadas jovens.

- Papel activo do núcleo de veteranos na formação curricular a nível da academia, transmitindo, num formato de aulas, palestras e workshops, na primeira pessoa a experiência Académica e a sua história de forma a incutir nos jovens jogadores o respeito e o amor pelo clube ao tomarem conhecimento da sua história e valores. Reforço, no plano extracurricular, da formação dos jogadores, iniciando, desde jovens a sua formação como Homens e incutindo-lhes o amor pela Briosa, transmitindo-lhes em aulas “master class” a sua experiência e aquilo que significa ser da Académica, enquadrado no restante plano curricular específico da Academia.

- No cenário Actual do Futebol Nacional, a formação de Atletas para alimentar as principais equipas deverá ser uma prioridade. Neste sentido entendemos que a formação da Académica para dar um passo em frente em termos qualitativos e quantitativos deverá avançar para a profissionalização da estrutura da formação de modo a que a estrutura existente consiga ter um suporte organizacional que lhes permita desenvolver e optimizar o trabalho já realizado.

- A Academia deverá ser o viveiro da Académica, sendo que com o melhoramento da capacidade actual de alojamento, condições de treino, e estrutura humana e técnica existente, acompanhada pela formação Académica e humana, reunimos as condições para ter uma melhor e mais forte formação de jovens atletas.

- Deverá existir uma equipa que acompanhar os jovens que virão jogar na Académica e sobretudo os que permanecerão ao longo dos anos em regime de internato. Neste sentido prevemos a criação de uma equipa multidisciplinar criada por psicólogos, professores, nutricionistas, de modo a que os jovens se possam sentir confortáveis afastados das suas famílias.

- Implementar nos associados, pais e amigos da Académica o conceito de família de acolhimento, onde os atletas mais jovens, que têm dificuldade de estar na Academia, por força da sua reduzida idade, possam permanecer em famílias de acolhimento, sendo acompanhadas no seu crescimento humano e escolar de uma forma mais efectiva e carinhosa.

- Criação e implementação de um modelo transversal e multidisciplinar de prática e formação desportiva, dentro de um correcto desenvolvimento físico e psicológico, que inclua um programa de enquadramento e apoio especial para jovens atletas cujas características físicas naturais e aptidões técnicas façam prever uma carreira desportiva de alta competição.

- Aproveitamento, para o efeito, do estudo desenvolvido na Faculdade de Desporto da Universidade de Coimbra acerca da rentabilização de novos talentos, potenciado as actuais valências em termos de infra-estruturas da Academia no sentido de proteger esses jovens talentos.

- Criação de prémios motivacionais para os jovens jogadores que tenham em consideração a sua postura enquanto cidadão, atleta e estudante.

- Presença no plantel principal da Académica de um mínimo de 5 jogadores oriundos da formação, sendo ou não seniores de primeiro ano, e incremento progressivo desse contingente ao longo dos anos, no sentido de assim de recuperar a identificação dos adeptos com a estrutura da equipa e de potenciar receitas extraordinárias para o clube.

- Criação de um Centro de Alto Rendimento Desportivo e melhoramento dos «pólos de treino e prática desportiva», para todas as modalidades, através de protocolos estabelecidos com a Associação Académica, Associações Distritais das respectivas modalidades, Câmara Municipal, etc. Com isto, aumentarão os espaços disponíveis para treino (a curto prazo) e alargar-se-á a influência da Académica a outras zonas. Aproximando os «pólos de treino e prática desportiva» com marca “Académica” das residências ou escolas aumentará a adesão nas idades de aprendizagem básica, ou prática por lazer, permitindo a identificação antecipada de atletas com potencial.

- Criação do Dia do Jovem atleta – tem um carácter simbólico e pretende-se com ele reforçar a ligação e o orgulho de os jovens atletas pertencerem à Académica.

Projecto Académica Núcleo de formação

Pretende-se com este projecto atingir várias áreas, formação de atletas de futebol e futsal, exploração da marca Académica, captação de novos Sócios e criação de uma rede de olheiros.

Pretende-se que a Académica como clube mais importante na zona centro do País possa através deste projecto criar um programa que auxilie os clubes do distrito de Coimbra e distritos limítrofes a terem acesso a um projecto de formação de atletas e treinadores, sem terem de investir e podendo obter receitas.

Serão efectuados protocolos com os clubes parceiros onde todo o esquema de escalões de formação de atletas é supervisionado e acompanhado pelo gabinete técnico da Académica, sendo igualmente dada formação ao corpo técnico desses clubes.

Existiram parceria no fornecimento de equipamentos desportivos.

Paralelamente a toda esta dinâmica e da disseminação da Marca e do nome da Académica haverá uma estratégia de captação de novos sócios e da formação de novas casas da Académica.

  1. Prospecção

- Criação de um director geral para a formação com um adjunto exclusivamente para a prospecção;

- Esse adjunto reúne no início da época com os treinadores do clube, incluindo o sénior, a fim de se definir os perfis dos jogadores que poderão interessar para o futuro do clube, sugerindo os nomes a observar atentamente;

- Criação de um único formulário para os relatórios de observação de jogadores;

- Os olheiros tanto podem ser ex-jogadores ou treinadores do clube (seria mais económico), ou treinadores de clubes das zonas mais próximas (que indicariam uma série de jogadores a observar);

- Posteriormente, reúne no início da época com os olheiros a fim de transmitir os perfis dos jogadores que poderão interessar para o futuro do clube e jogadores a observar imediatamente, já definidos em conjunto com os treinadores do clube;

- Reunião esta que se repetirá periodicamente para avaliar os relatórios dos jogadores observados, a fim de se averiguar se é necessário observar de novo ou não, com o cruzamento de opiniões, permitindo que seja observado por mais que um olheiro.

Criar o regulamento do olheiro da Académica de modo a que todos os Associados, ex atletas e demais adeptos de futebol possam ajudar a Académica na captação de novos Valores para representarem os escalões de formação. Incentivar a quem ajudar a Académica possa receber também o nosso agradecimento.

Criar uma estrutura técnica profissional de observação de jogadores, equipas adversárias independentes de cada equipa técnica de modo a melhorar o processo de escolha dos atletas que representam a Académica, aumentando o conhecimento do seu valor desportivo e humano, diminuindo a margem de erro.

  1. Plantel Principal

- Plantel mais curto, cujo número deverá fixar-se entre os 16 a 18 jogadores

- Clube satélite

- Com base no referido anteriormente na alínea b), a equipa principal ser constituída, sobretudo, com jogadores vindos da formação e só após a detecção de fragilidades partir para o recrutamento no mercado e não o contrário;

- Empréstimos de outros clubes que acarretam pouco investimento financeiro ou em caso de se querer ir ao mercado, fazê-lo com um critério bem definido (possível rentabilização posterior, etc.)

- A escolha do treinador, director de futebol e jogadores deve passar por uma escolha criteriosa, tendo por base o perfil e as características específicas para a função a desempenhar tendo em conta o modelo de sucesso clássico que o clube tem como sistema instituído e que faz a sua imagem de marca, nomeadamente o futebol apoiado de pé para pé com a bola em constante movimento dos atletas e esférico, sendo comandados por pessoas de elevado carisma, capacidade de liderança e personalidade consensual. Os jogadores são recrutados para as respectivas posições (independentemente do escalão) com base em características específicas que materializem o sistema clássico de sucesso da nossa Académica. –cfr.sup. Sistema Cândido de Oliveira.

O futebol profissional da Académica consome 85% do orçamento global. Optimizar a construção da equipa principal da Académica sendo meticuloso na escolha dos atletas, reduzindo o tamanho da equipa, de modo a que haja espaço para o aparecimento de atletas da formação. Potenciar os jovens formados nos escalões de formação de modo a poder criar receitas suplementares de modo a poder baixar o Passivo.

Manter a equipa técnica por períodos mais longos, criar objectivos concretos graduais e tangíveis.

Reforço da estabilidade interna, com uma liderança forte no Clube e que continue a garantir a rigorosa gestão do plantel e o seu fortalecimento progressivo para uma presença constante na Liga principal e almejar, a curto prazo, lutar pela Europa permitindo alicerçar o prestígio e notoriedade nacional e recuperar o internacional alcançado no passado.

Estrutura profissionalizada, com um director desportivo capaz, com relações privilegiadas ao nível do mercado interno e boas relações com empresários/intermediários no sentido de identificar potenciais activos e rentabilizar de forma adequada os existentes.

Criação de parcerias com clubes a nível distrital com obrigatoriedade de intercâmbio de conhecimento sobre adversários e atletas.

Criação de parcerias a nível internacional e mobilização de olheiros para África e Brasil, numa primeira fase, bem como presença obrigatória dos mesmos nas competições internacionais de futebol, a nível sénior e jovem.

  1. Modalidades Amadoras / Futsal

- Futsal

A modalidade de Futsal é a modalidade que mais praticantes tem vindo a ganhar em Portugal, sendo já hoje em dia a segunda modalidade em importância em Portugal.

Entendemos ser uma prioridade a aposta no Futsal, pretendemos solidificar o projecto futsal da Académica dotando-o de condições para que possa de uma forma sustentada atacar a subida de divisão e a sua manutenção no principal escalão, permitindo, desta forma, lutar pela presença assídua e regular nos Play off:

- Criação de uma estrutura técnica e directiva profissional e competente de modo a tornar exequível a dotação das melhores condições aos atletas da AAC/OAF.

- Tornar o Futsal auto sustentável, quer pela criação de receitas próprias, via patrocínios, transmissões televisivas, e pela formação de atletas de modo a aliviar o orçamento central da AAC/OAF.

Apoiar e enquadrar cada modalidade em projectos ambiciosos, ganhadores e sustentáveis que, com o seu sucesso desportivo e social, contribuam para a promoção, engrandecimento e prestígio da Académica, da sua massa associativa e dos parceiros comerciais envolvidos.

Definir um quadro unificado, responsabilizador e vinculativo para cada modalidade (ou grupo de modalidades).

Implementação de sistema de incentivos, numa lógica de gestão por objectivos enquadráveis e compatíveis com a estratégia de crescimento e projecção da Académica.

Aumento dos patrocínios directamente afectos ás modalidades.



Plano Financeiro

  1. A realização de uma auditoria externa e integral às contas da Académica levada a cabo por uma entidade externa para se apurar com certeza qual o seu passivo, deve ser um dos nossos objectivos principais.

  1. Cumprimento atempado das obrigações fiscais/ segurança social e dos salários funcionários/jogadores

  1. Rentabilização dos direitos desportivos dos jogadores provenientes da formação

  1. Redução gradual do passivo, melhoria do ratio de endividamento

  1. Reanálise e eventual renegociação de dívida.

  1. Equacionar hipótese dos tectos salariais

  1. Aumentar receitas de sponsorização

  1. Rentabilização do parque imobiliário (pavilhão oaf/ Academia Dolce Vita/ Briosa XXI /Sede PROCAC) sempre a favor e em benefício prioritário dos sócios da Académica

  1. - Uma Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS) para rentabilizar os activos do clube, detida total ou maioritariamente pelo clube, a actuar inicialmente em 5 áreas: turismo (agência de viagens), audiovisuais e multimédia (museu e material alusivo à história da académica), saúde (clínica académica), marketing e merchandising e imobiliária (lojas do pavilhão), podendo criar uma 6ª área de intervenção para a gestão do estádio;

    - Optando pela não detenção total, mas apenas maioritária do capital social dessa SGPS, definir como investidores preferenciais os sócios, antigos estudantes da universidade de Coimbra e adeptos da Académica espalhados pelo país, mundo;

- Implementação de um plano económico/financeiro estruturante que terá por principais prioridades: o cumprimento das obrigações com o Estado; o máximo rigor no atempado pagamento de salários; a optimização dos custos de estrutura e funcionamento; o controlo orçamental de custos, receitas e movimentos de tesouraria com envolvimento e responsabilização directa dos departamentos; a aposta racional na capacidade de investimento, privilegiando o princípio do retorno em rentabilidade dos serviços, na redução de custos e no aumento de receitas, ponderando as vertentes económico-financeira e desportiva; a manutenção do controlo sobre o passivo exigível e a sua progressiva redução.

Aposta na diversificação das fontes de receita e fortalecimento das actuais.

Aumento a curto/médio prazo dos fundos de tesouraria ou maneio, através de renegociações dos prazos de pagamento; de uma maior agressividade negocial em relação aos fornecedores; de um suplementar e intenso esforço de venda de serviços a credores como forma de regularização; de uma maior eficácia, celeridade e antecipação nas cobranças aos sócios, clientes e outros devedores através de incentivos de variada ordem; renegociação dos contratos em vigor, salvaguardando os superiores interesses da Académica; Sponsorização mais rentável; Contratualização do “naming right”, quer do estádio, quer da academia.

Implementar um modelo de gestão por objectivos, com processos modernizados e apoiados em tecnologias adequadas, que permita rentabilizar as actividades do clube, optimizar recursos humanos e materiais, reduzir custos e controlar diariamente o desempenho dos diversos departamentos.

Implementar uma política objectiva de prémios e incentivos com métricas de taxas de sucesso em todos os sectores e actividades do clube. Premiar a qualidade e profissionalizar, numa lógica empresarial, as áreas chave de competência e responsabilidade onde seja rentável.

Alterar o modelo de contacto e atendimento, através de uma plataforma única para os múltiplos canais possíveis, de acordo com uma política mais vocacionada para a qualidade do serviço e para eficácia.


    Plano das Instalações Desportivas

a) Pavilhão Eng. Jorge Anjinho

As instalações desportivas da AAC/OAF têm de passar a ser encaradas de uma outra forma. Nos dias que hoje correm, com a degradação gradual a que o Pavilhão Eng. Jorge Anjinho tem sofrido, temos de olhar para o futuro sobre duas perspectivas:

Custos de Manutenção e reais necessidades.

Relativamente aos custos de manutenção, os equipamentos existentes são velhos e consomem muitos recursos, as instalações técnicas estão velhas e degradadas o que leva a que existam demasiadas percas, com custos ambientais e financeiros. Existe uma real necessidade de recuperar e adaptar o Pavilhão com novos equipamentos e com outros e níveis de conforto, inexistentes nesta altura.

As reais necessidades do OAF, que possui somente as escolinhas e as equipas de futsal a usufruírem da instalação, entendemos que a actual lotação do Pavilhão não está adequada à real necessidade podendo desta forma requalificar determinadas áreas dotando o Pavilhão de outras valências.

Neste sentido as nossa propostas para o Pavilhão são as seguintes:

Requalificar o Pavilhão dotando-o de novas valências:

-Melhoramentos nos balneários e no piso do recinto de jogo;

- Construção de um infantário na zona nascente;

- Construção de um centro de dia para a terceira idade;

- Criação de um centro de estudo e de explicações, onde aproveitando as instalações criadas para infantário e pelo centro de dia, cozinhas, para ser igualmente refeitório dos atletas do futsal

- Implementação de uma clínica de reabilitação;

- Clube de combate, com dotação de equipamentos para o karaté, boxe e demais modalidades de combate;

- Dotar uma nova sala para as actividades de ginástica e de danças de salão com condições dignas.

- Criação de uma Clínica de estética e lazer

b) Sede do PROCAC

Os clubes devem orgulhar-se da sua história e sobretudo da sua sede. A sede do clube deve estar ao serviço dos Associados e nela eles devem discutir e pensara Académica, mas para tal esta não deve ser maus um custo para a Académica. Como tal entendemos que a sede do PROCAC deverá funcionar igualmente como uma boa fonte de receita, devendo igualmente estar ao serviço das vertentes sociais da instituição, nesse sentido apresentamos os nossos projectos:

- Inscrição de uma placa, em homenagem aos sócios que ajudaram na aquisição da sede, com a respectiva enunciação dos seus nomes.

- Cave: criação de dois espaços para os nosso grupos de apoio, Sede da claque oficial da Académica, Mancha Negra, e sede do grupo Académico os Fans e da Fanfarra Académica;

- R/ch: criação de um bar temático sobre a Académica, do qual as receitas permitam suportar os custos de manutenção da infra-estrutura;

- 1ª Andar: Criação de uma sala de convívio onde todos os sócios poderão conviver, trocando ideias, assistir a jogos antigos, consultar livros e imagens, jogar jogos de mesa, estando nas instalações da Académica;

Criação da sala/sede do núcleo de Veteranos

- 2ª Andar – Implementação de uma megastore da Académica, onde serão vendidos os demais produtos de merchandising, assim como toda a panóplia de produtos da tradição Académica, desde o traje, passando pela pasta, bem como material didáctico.

c) Complexo Dr. Francisco Soares (Academia Dolce Vita)

- As fontes de receita geradas pela Academia serão diminutas, uma vez que nesta instalação desportiva será maior o investimento e o compromisso assumido na criação de jovens talentos de futebol, do que criação de receita. No entanto o nosso projecto não esquece a vertente de obtenção de receitas e para esta instalação tem previsto a criação de um projecto, denominado “Vem sentir-te um profissional de futebol”. Este projecto tem por objectivo rentabilizar a Academia e os seus campos de treino nos períodos de defeso, onde os demais jovens irão frequentar clinics de futebol onde eles se irão sentir verdadeiros profissionais de futebol, treinando duas vezes por dia, estando instalados e fazendo as suas refeições na Academia, tendo um dia-a-dia parecido com o dos atletas de alta competição, assim como o acompanhamento que lhes é dado. Os atletas que revelarem valor serão aproveitados pela estrutura da formação na nova época.

- Dotar a Academia de condições para que as equipas da formação possam lá realizar jogos de cariz oficial.

- Criar uma extensão da Academia no Campo de Stª Cruz, realizando um protocolo coma Reitoria e a D.G., no sentido de ser o OAF a equipar o campo com a relva sintética mantendo deste modo a primazia na sua utilização



    Plano Comunicação & Marketing

  1. Campanha de aumento do n.º de sócios e consequentemente do n.º de espectadores no estádio;

  1. Análise dos horários dos jogos, de forma a potenciar o aumento de espectadores

Criação de um departamento de comunicação, conhecedor profundo da história e realidade do clube, de forma a gerir a relação do clube e a sua imagem, estabelecendo a ponte com o exterior, cidade, instituições, agentes políticos e desportivos, comunicação social e associados.

- Este departamento tem a seu cargo a reformulação integral do site, tornando-o dinâmico, interactivo, informativo, e através dele informar os adeptos, sócios e comunicação social de toda a informação de relevo relacionada com o clube, nomeadamente conter toda a informação referente aos planteis de futebol profissional e futsal, assim como dos Órgãos Sociais, oferecer fotografias e imagens dos jogadores, wallpapers, entrevistas, e manter actualizada a informação. O site passará a ser um ponto de encontro online dos adeptos e servirá para potenciar, explorar e rentabilizar a marca Académica, através de campanhas, passatempos, jogos, questionários, votações, concursos, brindes e entrevistas, entre outros. Ser responsável pela criação da linha de merchandising explorando os ilimitados recursos da marca e uma mais-valia para a angariação de novos associados que poderão fazer-se sócios, regularizar a sua quotização e comprar bilhetes de época através do site.

- Será da competência do departamento prestar assessoria à equipa profissional de futebol e organização dos jogos;

- Fazer o acompanhamento dos jogadores a entrevistas a órgãos de comunicação social que os convidem, fazendo com que o atleta se sinta sempre apoiado e acompanhado pelo clube.

- É ainda função do departamento de comunicação executar, a par da direcção e da entidade gestora do estádio, a forma, imagem e grafismo das campanhas de angariação de sócios e aumento das assistências no estádio.

- Compromete-se a fomentar nas escolas de ensino básico e secundário, bem como no ensino superior, o gosto pelo clube e cultivar o hábito de assistir aos jogos e 'ensinar a gostar' da Académica, potenciando assim a marca e alargando a sua margem de lucro e potencial.

- É função desta equipa estudar e executar todas as acções de compromisso social da Instituição com a comunidade, escolas e Instituições de carácter social, humanitário e filantrópico. Este trabalho de campo será desenvolvido por intermédio de várias campanhas e acções públicas pela figura fundamentalmente dos jogadores, direcção e mascote.

Uma das principais fontes de receitas, indicador da dimensão do clube em termos negociais com parceiros e ponto de partida para maiores assistências aos jogos, a massa associativa filiada na Associação Académica de Coimbra tem que ser um dos eixos prioritários e estratégicos de intervenção, com especial incidência nos seguintes vectores:

Redefinição e simplificação das formas de adesão e respectiva cobrança de quotas e serviços; criação de novas vantagens/serviços (internas e externas) para os sócios; lançamento de mecanismos de incentivo financeiro para a participação dos sócios na angariação e recuperação de outros associados.

Estando a AAC/OAF inserida numa cidade com grande incidência de estudantes, as campanhas de sensibilização deverão começar por aí, desde o 1.º ciclo até à Universidade, através de determinadas benesses, como por exemplo: (nota: carece de acordo comum com o parceiro TBZ)

- Prémio anual ao estudante com melhor rendimento, a indicar por cada escola/faculdade, e inerente oferta do bilhete de época;

- Aos estudantes “caloiros”, oferta do cartão de sócio, gratuito, válido pelo período de um ano;

- Criação de uma bancada “júnior”, para estudantes de idades inferiores a 14 anos, para a qual terão acesso os próprios menores e os pais.

Materialização e reforço da campanha “Viver a Académica” especialmente orientada à captação de novos associados e transmissão da mística e da tradição académica aos novos sócios, através do contacto com jogadores e ex-jogadores do clube, visionamento de jogos, etc.

Lançamento de uma campanha destinada à recuperação de ex-sócios e eventual regularização histórica da antiguidade de filiação de muitos dos actuais associados.

Apresentação a curto prazo de propostas fundamentadas com condições de excepção para casos concretos (ex-sócios, novos sócios, famílias, empresas, pagamentos antecipados, benefícios por fidelidade e assiduidade) que passará necessariamente por discussão e aprovação por parte dos sócios em Assembleia Geral para o efeito e de um acordo com o nosso parceiro privilegiado, a TBZ.


  1. Criação de um novo media próprio e exclusivo do clube, sob a forma de jornal ou revista.
  2. Estabelecer, em acordo com os parceiros financeiros e patrocinadores, que no dia do clube ou jogo em casa mais perto da data do aniversário, a Académica jogasse com o equipamento histórico, todo negro, apenas com o símbolo e numero bordados, lembrando os equipamentos originais, com que equiparia nesse desafio.
  3. Criar o 'passeio da fama' na praça frontal do Estádio, inscrevendo o nome de atletas notáveis no pavimento, premiando-os pelo seu empenho e dedicação ao clube, sendo os critérios de atribuição desse louvor a conclusão da licenciatura enquanto atletas ou treinadores do clube, o numero de jogos disputados, golos marcados e as internacionalizações obtidas ao serviço da Instituição.

Marca Académica

A marca Académica é uma marca aliciante e com elevado potencial de retorno financeiro. Desta forma, entendemos que não se tem conseguido explorar a marca de uma forma condigna. Assim, pretendemos criar uma empresa para exploração de toda a marca e imagem da Académica, abarcando a académica como um todo: clube de futebol e Associação de estudantes mais antiga de Portugal.

Realização de um congresso das Casas da Académica, onde serão debatidos os problemas que as casas têm, as dificuldades com que se deparam no dia-a-dia e qual o seu papel dentro da Académica e da promoção da Academia. Elaboração de um regulamento para a Criação de Casas da Académica, com a criação de estatutos próprios e provendo os interessados em formar novas casas de todos os meios de forma a facilitar a propagação dessas mesmas casas através de um modelo único, tornando o processo simples. Apostar forte na Criação de Casas da Académica em todas a sede de Concelho no distrito de Coimbra numa primeira fase alargando numa segunda aos Distritos vizinhos, resto do Pais e estrangeiro.

Orientar o rumo das campanhas e postura da Instituição de forma a incutir junto da população estudantil os gosto e o prazer de ser da Académica. Ser da Académica é ser diferente…

Estreitar relações com a TBZ fomentando realmente a parceria de modo a torná-la mais eficaz levando a que o número de espectadores no Estádio Finibanco Cidade de Coimbra possa ser um verdadeiro suporte aos sucessos desportivos e um sucesso para ambas as partes.

Dotar as Claques Oficiais do clube de condições para que a Angariação de novos associados para a Claque e para a Académica seja uma realidade, facilitando a entrada de jovens associados através das Claques, envolvendo-as nas campanhas de angariação de novos sócios.

Promover a marca “Académica” tornando-a ainda mais respeitada, associada à excelência e ao prestígio. Captar a participação activa do mercado empresarial em projectos focalizados, ganhadores e rentáveis, associados a um fortalecimento e credibilidade da marca “Académica”.

Desenvolver acções concretas de rentabilização comercial e social compatíveis com a expressão efectiva da marca na população portuguesa e no contexto histórico de Portugal e do desporto português.

Estabelecer protocolos de parceria comercial e desportiva com alguns dos principais clubes europeus e nos PALOP, numa perspectiva de partilha de experiência, conhecimento e logística, de intercâmbio desportivo, de expansão da marca “Académica” a nível internacional e das marcas “associadas” estrangeiras em Portugal e nas comunidades de língua portuguesa.


Plano Merchandising (nota: a acordar com o parceiro TBZ)

  1. Diversificação do merchandising;
  2. Equipamentos: Vender camisolas oficiais. Voltar a comercializar bandeiras. Criar edições especiais de antigos equipamentos e promoções ocasionais com ex-jogadores da Académica, permitir personalizar a camisola no acto da compra, oferecendo bilhetes por compras em certo valor nas lojas da Académica;

  1. Edição de um dvd com os “highlights” no final de cada época à semelhança do que acontece com os grandes clubes europeus;

  1. Criação de um documentário extensivo e de referência da Instituição ao longo dos anos e incidindo sobretudo nos 'anos de ouro' em formato de DVD que ficará como obra de divulgação e fomentação da paixão académica e do verdadeiro espírito da Instituição, representando aquilo que significa ser da Académica.

Plano Jurídico

  1. Transparência para com os associados, salvaguardando o segredo negocial e o sigilo que certas situações podem exigir, mas mantendo os associados o mais informados possível das consequências e implicações de todos os contratos que vinculam a Académica;

  1. Divulgação, se possível, dos contratos que, actualmente, vinculam a Académica (TBZ, Dolce Vita e outros parceiros que seja do interesse dos sócios conhecer os seus contornos);

  1. Divulgação, se possível, dos contratos dos jogadores com a Académica, nomeadamente a longevidade do mesmo e em que condições se pode extinguir (cláusulas de rescisão, etc.);

  1. Esclarecimento aos sócios do estado dos processos judiciais em que a Académica é parte, salvo casos de segredo de justiça.



O tempo é de mudança. É de voltar a trazer a Académica de volta. É tempo de ser passadista e futurista. É tempo de devolver à Académica a sua identidade e impedir a sua total descaracterização. É, pois, tempo de sentir orgulho naquilo que somos, orgulho em ser únicos, em ser diferentes, em sermos a Associação Académica de Coimbra.

Aceite connosco este desafio...o maior das nossas vidas e vamos, juntos, devolver à Académica o seu lugar de destaque, a sua postura sui generis, a sua orgulhosa bandeira, o futuro que merece.

Dê força à Académica. Aceite, connosco, este desafio.

Dia 14 de Abril, é o dia D da Académica.

Contamos consigo!

LISTA D

João Francisco Monteiro de Lencastre Campos

Sócio n.º 2383

Rui Mário Domingues Santos Oliveira

Sócio n.º 321

Luís Filipe de Melo Duarte Guerreiro Cepa

Sócio n.º 886

José Miguel dos Santos Reis Sampaio e Nora

Sócio n.º 1469

João Miguel Pereira Belo

Sócio n.º 1544

João Paulo Batista Rodrigues Fernandes

Sócio n.º 1624

Ricardo Luís Machado Lopes

Sócio n.º 3450

Suplentes:

Roger Correia de Sousa

Sócio n.º 4734

Nuno Gonçalo Teodósio Cruz Cachado Oliveira

Sócio n.º 6827

Manuel António de Moura Leite da Costa

Sócio n.º 2379