"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sábado, 10 de dezembro de 2005

O fidalgo que palitava os dentes…

Uma ideia louvável e digna do apoio de todos os académicos, foi a recente iniciativa de solidariedade que teve a Académica como protagonista. Para Cabo Verde seguiram equipamentos de futebol, directamente do Pavilhão Jorge Anjinho, com a Briosa a fazer jus ao nome que vai mantendo pelo continente africano e, designadamente, em «terras da morabeza» onde são cerca de treze as filiais do emblema estudantil.
Um gesto de solidariedade tomado à medida da história e da tradição da instituição, decerto muito apreciado naquele arquipélago
E tudo se ficaria por aqui, pelo aplauso, não fossem as informações obtidas recentemente pelos «Pardalitos do Choupal» acerca das dificuldades vividas no quotidiano das equipas de futebol jovem da nossa Briosa, designadamente ao nível dos equipamentos e do apoio logístico por parte do departamento de futebol juvenil.
A nossa equipa do escalão de Iniciados, por exemplo, carece neste momento de fatos de treinos, sacos e anoraques, apresentando-se nos jogos sem a necessária dignidade exigida a uma equipa da Académica, mais à semelhança de um grupo de excursionistas que à imagem dos escalões de formação de um emblema com históricos pergaminhos nesta área, e envergonhando por isso técnicos, jovens atletas, pais e sobretudo dirigentes.
E nem se argumente que no passado já era mais ou menos assim. Uma instituição como a Académica, com o orçamento que actualmente apresenta e as receitas fixas de que dispõe nos dias de hoje, tem de facto de evoluir, fazendo um gradual investimento na formação e efectuando um esforço para ter em dia os subsídios a pagar ao departamento e os vencimentos a pagar aos técnicos, o que também hoje não acontece…
Por isso, o citado envio de equipamentos para Cabo Verde, profusamente difundido nos meios de comunicação social, acabou por fazer-me lembrar aquela anedota do aristocrático fidalgo que estava completamente falido, não tendo sequer dinheiro para comer, mas que todos os dias vinha para a porta do seu palacete (a única coisa que realmente lhe restava), palitar os dentes, à vista de quem passava, no intuito de fazer crer que, mais uma vez, tivera um lauto repasto…
Obviamente, não que se conteste o que foi feito com o envio dos equipamentos para um país carenciado, em relação ao qual temos responsabilidades particulares, mas porque se defende ao invés que antes de fazer «show off» com iniciativas de solidariedade por todos apoiadas, se deve olhar para dentro e pôr ordem na casa, cumprindo o desiderato de efectuar uma gestão profissional e dotada dos meios indispensáveis a que se faça uma verdadeira formação.
Em suma, chegou definitivamente a altura de apostar no futebol jovem, não apenas quando aparecem os flashes da Kodak…

27 Comments:

  • Não é que o texto me recordou o enorme José Régio. Eu muito gosto do " O príncipe com orelhas de burro" e do " Jogo da cabra cega"
    Se alguém souber, agradeço:
    O senhor José Régio era adepto da Académica ou do Rio Ava?
    Só aguardo que me não açoitem com um "Cântico negro".
    Obrigado.

    Briosa para sempre.

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 12:15  

  • Vá um dia ver um jogo das camadas jovens e veja lá se eles estão mal vestidos. Não foram dados «anoraks», nem «fatos-de-treino», mas sim EXCEDENTES de colecções para PUBLICO de anos anteriores e que não poderiam ser mais utilizados.

    A si faz-lhe lembrar aquela do fidalgo que palitava os dentes. A mim faz-me lembrar a daquele que repartia a sua capa com mendigo, numa noite de frio.

    Visões do mundo...sabe como é...

    Está na massa do sangue.

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 13:05  

  • Caro Negrume2:
    Independentemente de ser a Kodak a ter o exclusivo nestas situações(quem fez o acordo lá saberá porquê)apenas questiono porque não colocou esta questão, fazendo as críticas que achasse oportuno, no site oficial do clube que é onde a notícia vem divulgada?

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 13:06  

  • A ideia de enviar equipamentos para Cabo Verde é excelente.
    No entanto , apesar das dificuldades que possam existir na nossa rouparia para os miudos , de forma a que estes andem todos bem equipados , devem os nossos seccionistas e Eng. Luis Neves tentar logo no icio de cada época precaver estes problemas . Ou vocês pensam que não dá uma certa "cagança" á miudagem equipar com um bom fato de treino da Briosa e transportar num saquinho de marca o seu equipamento ?
    Enquanto técnico da nossa institução , sempre me bati (apesar das dificuldades) para que todos os nossos escalões vestissem igual . Mas também sei que nem sempre é possivel e que esse é tem sido sempre um dos eternos problemas da formação.
    Abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 13:51  

  • Se fosse, só era para aplaudir!

    Concordo plenamente com o primeiro anónimo que falou!

    Isto é melhor começar a numerar :)

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 15:42  

  • Pois eu estou em desacordo com o primeiro anónimo. Depois do excelente "texto" publicado no site oficial e no simplesmentebriosa sobre o futebol de na formação, não podemos admitir que os jovens andem com excedentes!
    É que se ele compara a nossa formação é a mendigos, já compreendo porque é que continuamos a ter jogadores de qualidade duvidosa na equipa senior...

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 15:50  

  • Oh Negrume2:
    Há censura no site oficial?
    Olhe, se lá for censurado, e se está de consciência tranquila, escreva para lá na mesma. Quem para lá escreve também é da Académica e, é certo, não lhe apagarão as mensagens.
    Aqui neste blog, em boa verdade, censura não há.
    O pior que pode acontecer é, para variar, alguém vir dizer bem de alguma coisa e aparecerem os "marretas". Mas tudo bem na mesma.
    Quanto à Drª. Andreia Madeira não conheço pessoalmente.

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 15:52  

  • Os mendigos não são os escalões de formação, mas antes a gentes e os clubes de Cabo Verde...

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 16:29  

  • Porra que é só anónimos.

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 16:33  

  • Claro que são só anónimos.
    Os responsáveis dão exemplo com os nicks. Nicks e anónimos qual a diferença? Estava à espera de quê?

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 16:39  

  • este blog é uma palhaçada...só cobardes atrás do anonimato...

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 16:58  

  • Incluindo você meu caro anónimo

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 17:08  

  • Negrume2:
    Parece que seus "pareceres" já chegaram ao site oficial. Às tantas, não lhe ficaria mal ir até lá e dizer de sua justiça.
    É que quando não se contesta uma petição os factos são dados como provados...

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 19:45  

  • Futsal - Resultado final:
    Académica 4 Odivelas 3
    Não é este o blog onde dão sempre as notícias em primeira mão?
    Parece que desta vez esqueceram-se...

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 20:11  

  • Estes pardalitos, aparentemente já graúdos, parecem ter algo a aprender com os "putos" do simplesmente.
    Seria interessante que discutissem o facto de 3 juvenis da Académica terem sido chamados à selecção. Mas não, têm uma "tendência" para outros assuntos...

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 20:33  

  • A magnanimidade do presidente não tem limites. Dar aos outros antes de dar aos seus. Um verdadeiro seguidor de Francisco Bernardone.
    Claro que a legenda da fotografia que vinha hoje no Record fazia referência a um individuo da Amorim Imobiliária...
    Ao menos estou certo que os equipamentos farão a alegria dos jovens cabo verdianos, que como todos merecem um futuro melhor.

    Francisco Bernardone era o nome de baptismo de um individuo que nasceu em Assis no ano de 1181.

    By Anonymous Anónimo, at 10/12/05, 21:02  

  • Oh negrume2, há uma coisa que me irrita sobremaneira na sua argumentação.... já viu o que é um tipo com a cara tapada a pedir respeito pelos "milhares e milhares de jogos vistos da Briosa".. se vc não quer dizer quem é (e está no seu direito) perde o direito de argumentar com dados da sua pessoa real que ninguém conhece. Era como eu dizer que sou o maior académico de sempre, que tenho 75 anos de sócio e nunca falhei um jogo da briosa.. percebe? acabe lá com esse choradinho de que é muito académico que o que a malta sabe de si, é apenas aquilo que escreve e deixe-me que lhe diga, às vezes deixa algumas duvidas sobre o seu "academismo"...

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 02:18  

  • E pronto.. bastou um provocação para o negrume se deixar levar e mostrar exactamente qual o propósito da sua participação aqui..
    Que falta de nível..

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 11:54  

  • Caro Negrume2:
    Se a sua alergia ao Presidente é assim tão grande porque é que não faz ouvir a sua voz no site oficial?
    Sim, porque você é daqueles que fala em censura(haja Deus)e acha que o site está conotado com a Direcção. Apareça e escreva para lá. Ou só escreve neste blog porque é um dos responsáveis e sente que está a jogar...em casa?
    Quanto ao actual Presidente e respectiva Direcção desejo sobretudo uma coisa:
    que não se demitam quando o clube mais precisar deles deixando a Instituição em situação lamentável.
    Já tivemos disso e já chega.

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 12:18  

  • Parece-me evidente neste blog que a imagem de isenção, que no início era apregoada, neste momento se vai esfumando. Os seus autores começam a revelar-se. Não acho que se deva falar apenas do que é bom ou do que apenas está bem feito, mas mesmo nos relatos do que é bem feito há sempre a tentativa de denegrir a direcção e isso é inaceitável. Cheira a "dor de corno".

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 12:47  

  • Acabo de ver o jogo de iniciados: Académica, 1 - Oliveirense, 1.
    Não estava lá nenhum destes artistas que andam para aqui...
    Sabem quantas pessoas estavam na "bancada" a ver o jogo? 22. E do lado do Choupal: 12. Total: 34.
    Em vez de mandarem "bitaites", apareçam!
    (Como quase sempre acontece, directores = 0. Mas logo à tarde vão estar todos nos camarotes do copo e bucha).

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 13:29  

  • Caro Anonimous das 12:18.
    Vou dar-lhe a seguinte informação: quando refere que já houve Direcções que se demitiram , informo-o que isso aconteceu porque pusemos os interesses da Instituição acima dos nossos .Quando tudo fazíamos para resolver os problemas que afligiam diariamente a Académica fecharam-nos todas as portas. Sempre demos o melhor que podíamos e sabíamos .Nunca tivemos os milhões do Grupo Amorim , e mesmo assim parece que a situação não melhorou. Desportivamente deixámos a Académica na 1ª Liga. O engraçado é que enquanto vegetávamos na 2ª de Honra nunca ninguém tenha tido a coragem de avançar. Na 1ª Liga e com grandes interesses, a Académica tornou-se apetecível.
    Digo-lhe mais uma última coisa, eu sou daqueles que aplaude a Académica esteja A, B ou C a comandá-la . Mais, espero muitos sucessos a esta direcção, pois esses sucessos são os de todos nós. Agora também lhe digo o seguinte, eu tenho a coragem de escrever o meu nome quando expresso alguma opinião. Não sou a voz do dono de ninguém

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 14:14  

  • Caro José Ferraz:
    O dono de que fala talvez o conheça pessoalmente que eu não sei quem é.
    Quanto ao anonimato limito-me a actuar conforme as regras do blog:
    os responsáveis preferem nicks, outros comentadores também e outros, que vão sendo cada vez mais, optam pelo anonimato. Nada de anormal neste blog como vê.
    É curioso que tendo tido o comentário que efectuei, como destinatário Negrume2, apareça agora alguém a representá-lo.
    Aliás é curioso que aqui no blog já não é a 1ª. vez que alguém se sente incomodado com comentários dirigidos a outrém.
    Dá que pensar quando diz que se vos fecharam todas as portas. Porque terá sido?
    Para que não restem dúvidas, e apesar do anonimato, garanto-lhe que não está a falar para o comentador dos "escalopes".
    Eu não entro por aí...
    Para que saiba estive na A.G. solicitada por um grupo de sócios devido à vossa(diziam eles)"gestão ruinosa".
    E votei pela continuidade da Direcção da altura.Espero sempre que qualquer Direcção que lidere os destinos da AAC faça um bom trabalho. Será obviamente bom para a AAC.
    E de preferência que leve o mandato até ao fim.
    Quanto aos milhões de que fala(serão assim tantos?)não acha que dá que pensar porque é que uns conseguem apoios e outros "fecham-se-lhes as portas"?
    Mais, para que não fiquem dúvidas: eu não sou sócio de Direcções.
    Eu sou da Académica! Sempre com muito orgulho.
    Não posso deixar de acrescentar que julgo que "fica mal" que os que mais atacam agora são aqueles que já tiveram a sua oportunidade e deu no que deu.
    E termino pondo-lhe uma questão se souber e quiser responder:
    Porque terá sido que o ex-Presidente Campos Coroa disse que saía "crivadinho de facadas"?

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 18:51  

  • Meu caro anónimo.
    Vamos por pontos
    1. Quando questiona o Negrume2, fala de uma direcção no seu todo e não em alguém em particular .Como tal , como eu fiz parte desse elenco , não me vai tirar o direito de poder responder. Ou não acha?
    2.Quanto à sua preferência de escrever sob a capa do anonimato. Meu caro penso que também concordará comigo, que a minha maneira dando a cara é mais pessoal, mais transparente ,menos sem medo( não gosto da palavra cobarde).è por demais evidente que sob o anonimato se possam confundir as pessoas.
    3.Penso que também o esclareço quanto ao fechar de portas( Académica na primeira é mais apetecível) Outros valores se alevantaram. Mas enfim são as regras dos tempos que correm.
    4.Se me leu bem, não tenho duvidas que sim, há-de reparar que também refiro que sou a favor da continuidade das Direcções. Neste ponto penso que concordamos.
    5.Como diz e bem , já tive a minha oportunidade .Garanto-lhe que fiz o que podia .Não tenha dúvidas que me entreguei de alma e coração à Briosa, pois só assim sei estar na vida.
    Por último refere-se à declaração do Dr. Campos Coroa , na hora da nossa demissão. Há que perceber que o Homem saía amargurado, impotente e como já lhe referi, todos nos viraram as costas.É por isso que ele diz essa célebre frase.Penso , no entanto que só ele próprio lha poderá explicar melhor.
    Aceite da minha parte, mais este esclarecimento.
    Um abraço académico

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 19:59  

  • Caro José Ferraz:
    1. Obviamente que não lhe tiro o direito de responder.Era o que faltava!
    Porém penso que deveria ser o próprio(negrume2)a vir a terreiro.
    Mas, assim, já nem é preciso.
    2. Quanto ao anonimato é uma questão de opção. E, repito-lhe, não é menos correcta do que a tomada pelos responsáveis. Aliás aqui são cada vez mais comentadores a fazê-lo.
    E não dá qualquer confusão. Aliás aqui estamos nós a "dialogar".
    E "medo"??? Nenhum!
    3. Quanto ao fechar de portas, vamos a ver se nos entendemos: deixaram a AAC na 1ª. mas em zona de despromoção como se recorda e, desportivamente em situação muito difícil.
    No aspecto mais ligado à parte financeira os "casos" são mais que muitos. Ou a comunicação social andou a inventar?
    AAC na 1ª. é mais apetecível?
    Aí concordo como é óbvio.
    Aliás na 2ª., continuadamente, é pouco menos que ingovernável, não acha?
    Por isso mesmo é necessário obter outro tipo de apoios mais vultuosos do que os tradicionais, no meu entender.
    4.Estamos de acordo.
    5. Se fez o melhor que pode e sabe então só tem motivos para estar de consciência tranquila. E diga-me uma coisa? Sou levado a suspeitar que não gosta da Direcção actual, mais precisamente do Presidente. Também ele não estará a fazer o melhor que pode? Volto a insistir, não acha que fica mal(não é proibido, claro) quem mais contesta ser quem já lá esteve e teve que sair, enfim, como se sabe?
    Para terminar o Dr. Campos Coroa. Achando eu que não será a pessoa mais indicada para ser nosso Presidente, é uma pessoa que admiro pela forma como ama e vive o nosso clube.
    Mais: custa-me toda a situação que na altura se passou e que manchou a nossa Instituição. E custa-me também por aquilo que ele(Campos Coroa) passou.
    Acho que merecia ter saído doutra forma. E merecia também, permita-me a franqueza, ter tido uma retaguarda mais forte.
    Cumprimentos

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 21:02  

  • Meu caro Anónimo
    Concordo consigo, em relação a estarmos a conversar sobre a nossa Académica, coisa que por aqui tenho visto pouco. Quanto a pensar que eu não gosto do Engº José Eduardo Simões, digo-lhe que não pessoaliso as coisas. Não conheço o presidente pessoalmente. Penso que ele também está a tentar conduzir o barco como pode e sabe. Não concordo com a sua política de contratações ( e com a suspensão da equipa B, por exemplo). Quanto à maneira como saímos, já lha tentei explicar. Volto a referir, a Académica estava num beco sem saída. As ajudas não chegavam…Havia por conseguinte que dar lugar a outros, que graças a Deus conseguiram mover outras influências. Acredite , saí sem mágoa e de consciência tranquila.
    Um abraço

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 21:45  

  • Caro José Ferraz:
    Ok. Realço só para terminar que é sempre bom trocar impressões de forma construtiva sobre a AAC.
    Pena é (e na minha opinião alguns dos editores do blog têm grandes responsabilidades)que poucas vezes se possa aqui "dialogar" com elevação.
    É que assim não é de admirar que se desça de nível, bem visível,nalguns comentários como, por exemplo, um ou outro a que você já deu a devida resposta.
    Abraço académico

    By Anonymous Anónimo, at 11/12/05, 22:17  

Enviar um comentário

<< Home