André Villas boas está de saída ( Porto parece ser o destino), Jorge Costa é o senhor que se segue.
Zé Nando despediu-se da Briosa e está já no Burkina Faso. Felicidades Zé, e que possas um dia regressar.
Pedro Roma dizem os "mentideros" está também de abalada da Briosa. Sugeri em Assembleia Geral, que se fizesse uma homenagem, que tanto merecia.Ficou em águas de bacalhau.
João Guerra, guarda redes dos juniores, sobe aos seniores e deve ficar no plantel.
Sougou e Berger são dois jogadores no marcado, espera-se realização de mais valias.
Nas camadas jovens os Iniciados ( no futsal) e os Infantis foram, campeões distritais . Pena, dizem os "mentideros" os ordenados por regularizar.
Continua a debandada dossócios da Académica. Só na minha rua que era porta sim porta sim, hoje somos 2 ou três. A TV vai matando aos poucos o Futebol no Estádio.
Petição pública " Por uma capa e batina negra" já leva mais de 850 signatários. O Conselho de Veteranos é que continua mudo e quedo. Corre tudo bem para quem deveria ser o primeiro a defender a Praxe.
A Assembleia Geral para aprovação do Orçamento para a época 2010/2011, ainda não está marcada. Para quando a aprovação do Orçamento a tempo e horas?
Morreu anteontem mais uma Lenda da Briosa.Fernando das Neves Monteiro de Oliveira Leite, nome de guerra Nana faleceu aos 87 anos.
Só os grandes conseguem alcançar o estatuto que Nana alcançou na Briosa.
Em 1940 perde a final de juniores para a Cuf, estreando-se no ano seguinte na equipa principal, nela se mantendo até 1953.Durante uma dúzia de épocas consecutivas, faz mais de duzentos jogos de losango ao peito e marca 55 golos, capitaneando-a em 88 ocasiões. Nunca foi expulso. Depopis de 51/52 acumula as funções de capitão da equipa com as de dirigente. Como técnico adjunto, foi campeão nacional de juniores. Depois foi adjunto de Mestre Cândido, que olha para ele como " o seu homem de confiança".
Conclui o Curso de Engenharia Geográfica e abandona o futebol para se dedicar à Engenharia.
É louvado pela Associação Académica. Quatro décadas depois a Direcção de Campos Coroa pelos atribui-lhe o emblema de ouro pelos 50 anos de sócio.
E um dos antigos atletas convidados por José Eduardo Simões para a inauguração do "Cidade de Coimbra"
Nana " é como uma Instituição dentro da Instituição escreveria Augusto Martins no Livro " A Académica".
Os pardalitos curvam-se à sua memória
Um dos alvos para a baliza, o francês Peiser, já estava definido há muito, mas as negociações não foram nada fáceis para a Briosa. Ao que apurámos, o acordo por duas épocas já se encontra na sua fase final, embora o ex-guardião da Naval, de 30 anos, tenha propostas vantajosas que a Académica teve de contornar.
Com a saída de Rui Nereu, em final de contrato, a Académica entrou no mercado à procura de um guarda-redes que faça concorrência a Ricardo e Barroca. Peiser foi sempre uma opção e, se tudo correr bem, poderá ser anunciado ainda durante este mês.
Nota: A verificar-se esta notícia, então será uma excelente contratação demonstrando que o Departamento de Futebol está a trabalhar a um bom nível.
in OJOGO:Jorge Costa está certo no comando da Académica
O próximo treinador da Académica será Jorge Costa. Segundo O JOGO apurou, perante a iminente saída de André Villas-Boas, os dirigentes da Briosa já se acautelaram e chegaram a um entendimento com o ex-técnico do Olhanense.
Nem os responsáveis da Académica nem Jorge Costa confirmam o acordo - e Villas-Boas manteve-se incontactável -, mas é certo que o mesmo será tornado público a breve prazo. Este período permitirá aos dirigentes dos estudantes limar algumas arestas no que respeita ao contrato com o antigo central do FC Porto e também para ser anunciado o destino de Villas-Boas que, segundo foi possível apurar, está, pelo menos, na lista do Huelva, da II Divisão espanhola.
Ontem mesmo, durante a festa de despedida de Sérgio Conceição (ver página 24) e apesar de entender que "eticamente não é correcto" falar sobre a Académica, que "tem um belíssimo treinador", Jorge Costa admitiu que houve uma abordagem por parte do clube estudantil, na altura em que Villas-Boas foi dado como certo no Sporting. De resto, o técnico confessou que a Briosa "é um bom clube" e que lhe "agradaria muito", desde que, como fez questão de frisar, "não tivesse treinador". E Jorge Costa também sabe do interesse do PAOK nos seus serviços e, por isso, irá falar com Sérgio Conceição, director-desportivo do clube grego.
Rugby Académica vence 2ª etapa do circuito nacional de 7’ e consolida liderança no campeonato nacional
Ao vencer o Benfica na final da taça principal da 2ª etapa, do circuito nacional de rugby de sete, a Académica consolida a liderança no nacional e dá um decisivo passo para a consagração, no próximo dia 10 de Junho em Coimbra, como novo campeão nacional. Na final de Elvas os “estudantes” venceram o Benfica por 45-5 (14-7) ao intervalo num jogo quase perfeito, o melhor do torneio, em que ficou evidente a superioridade técnica e física dos “estudantes”. Para já parece ser precisamente a equipa do Benfica a única que poderá discutir o título com a Académica. Lembre-se que os “encarnados” já tinham sido finalistas vencidos na 1ª etapa disputa em Arcos de Valdevez, 24-14.
Baseando o seu jogo num sistema simples, com base numa defesa sólida e ataque rápido e directo à área de validação do adversário, os de Coimbra procuram uma época memorável no rugby de sete. O 3º lugar no torneio internacional de Poitiers, a renovação do título de campeão nacional universitário, a vitória no sevens da Queima das Fitas e nas duas etapas iniciais do nacional são os resultados já alcançados numa época que se prolongará até meados de Julho.
No próximo fim-de-semana realiza-se a 3ª etapa do circuito nacional Vilamoura, seguindo-se Lisboa e Coimbra. A participação em vários torneios internacionais está também prevista como suporte à preparação do europeu universitário prova em que, depois da boa prestação da época passada (2º lugar em Bristol), o objectivo é ambicioso.
Em Elvas a Académica venceu os 5 jogos disputados tendo marcado 177 pontos e sofrido apenas 37. Jogaram pelos “pretos” João Costa, André Matias, Luís Carvalho, Benjamim, João Paulo, Jurandi Júnior, Jaimie, Marco Batista, Ricardo Dias, Rui Rodrigues, Henrique Cantante e Gonçalo Almeida.
Os estudantes somam, nos dois torneios do circuito, 10 vitórias, zero derrotas, 384 pontos marcados e 70 sofridos.
Com a derrota por 3 a 4 de ontem perante a Sanjoanense a Académica desceu ontem à 3ª divisão Nacional.
A hora é agora de reflectir.
Quando entram milhões de euros todos os anos na Associação Académica, é impensável que se deixe cair assim uma modalidade com tantos pergaminhos no desporto nacional. Se a opção for a do amadorismo puro, fomentar apenas a prática da modalidade para os estudantes que assim o entenderem, então por favor não entrem em competições onde todas as semanas somos esmagados por agremiações de bairro.Tem a palavra a Associação Académica e o seu Conselho Desportivo.
A Académica foi ontem a Tondela alcançar a 6ª vitória consecutiva nesta derradeira fase da 3ª divisão.O resultado final foi de 43 a 33. Fica assim um certo amargo de boca de que poderíamos ter alcançado algo mais este ano. Fica no entanto este excelente registo.
"Cincos" iniciais: V. OLIVAIS - Luís Alves, Nito, David, Zé Daniel e Papin.Treinador: Naná; ACADÉMICA - Pedro, Tiago Moreira (cap), Gonçalo Barão, Edivaldo e Russo. Treinador: Tó Coelho.
16h Começou o jogo da subida
16.05 GOLO DA ACADÉMICA! Gonçalo Barão faz o 0-1. Jogada de Edivaldo a descobrir o colega que, solto de marcação e com o guardião adversário batido, só precisou de empurrar.
16:06 GOLO DO VITÓRIA DO OLIVAIS. David faz o 1-1.
16:11 Na Académica, sai Russo e entra Picasso.
16:17 Na Académica, saem Gonçalo Barão, o autor do golo da Briosa, e Edivaldo; reentra Russo e entra Tiago Parrança.
16:22 Na Académica, sai Russo e entra Edivaldo.
16:29 PENÁLTI PARA O VITÓRIA DOS OLIVAIS. Drula faz um "chapéu" a Pedro Marques e, segundo os árbitros, Gonçalo Barão evitou o golo com a mão.
16:31 GOLO DO VITÓRIA DOS OLIVAIS. Nuno Feliciano faz o 2-1 e dá a volta ao marcador.
16:32 Sai Gonçalo Barão e entra Russo.
16:37 GOLO DO VITÓRIA DOS OLIVAIS. 3-1 para os locais. Desta vez, foi Nito na sequência de um contra-ataque que apanhou os jogadores da Briosa em desequilíbrio.
16:40 Intervalo
16:51 recomeça a partida vamos todos acreditar na reviravolta
16:55 Estamos em cima deles. Vamos Briosa
17:01 Entra o "matador" Luisinho. Apenas o guarda-redes Pedro Marques se mantém na quadra. É o tudo por tudo para alterar os acontecimentos. Faltam 13.30 minutos para o final.
17:03 Troca de guarda-redes na Académica. Entra Pinto, numa tentativa de ganhar um "quinto" jogador de campo. E reentra Russo (saiu o "amarelado" Picasso).
17:06 a MANCHA NEGRA puxa pela equipa.
17:07 Reentra Tiago Parrança, por troca com Rui Pereira.
17:11 EDIVALDO À BARRA. Grande oportunidade para a Académica reduzir, aos 32'.
17:15 PERDIDA INCRÍVEL DE EDIVALDO. A um metro da baliza, já com o guarda-redes adversário pelo chão, o brasileiro da Académica não consegue atira para fora. Assim fica mais difícil. E já só faltam seis minutos para os 40.
17:20 Tó Coelho arrisca tudo. Sai o guarda-redes Pinto e entra para o seu lugar Tiago Moreira. Agora sim, há cinco jogadores de campo do lado da Académica.
Um minuto para acabar. A Briosa vai falhar a subida de divisão.
GOLO DA ACADÉMICA. Tiago Parrança reduz para 3-2 a 40 segundos do final.
GOLO DA ACADÉMICA. INCRÍVEL!!!! EDIVALDO EMPATA A 3-3 A 5 SEGUNDOS DO FIM.
ACABOU! A Académica empata 3-3 no terreno do V. Olivais, mas não é suficiente para conseguir a subida de divisão. Grande festa dos locais!
Os meus agradecimentos às Beiras pelo Directo.
Uma nota final para o excelente trabalho feito no Futsal, personificado no Dirigente Carlos Clemente. Infelizmente a subida perdeu~se por milímetros.
A Académica bateu o Carapinheirense por 4 bolas a 0, em jogo e inauguração do sintético da Carapinheira.
No jogo de fecho de época a académica não deixou os seus créditos por mãos alheias e Vouho inaugurou o marcador tendo João Ribeiro ainda antes do intervalo marcado segundo. Ao intervalo a Briosa vencia por 2 boas a zero
Na segunda etapa, a toada atacante da Académica manteve-se e Licá acabaria por bisar no encontro e assim fixar o resultado final em 4-0.
Entretanto Miguel Fidalgo que estava cedido pelo Nacional , chegou a acordo com a Académica por um ano .
«Estou satisfeito por continuar na Académica porque desde cedo me senti bem no clube e espero retribuir este carinho por golos. Esse é o meu objectivo», afirmou o avançado, em declarações ao site oficial
Dois acontecimentos colocaram esta semana a Académica em alta, no que aos valores diz respeito.
O 1º acontecimento foi o facto de 5 atletas da equipa profissional ( o capitão de equipa, Orlando, Bruno Amaro, Barroca, Jonathan Bru e Amessan) estiveram na Casa de Abrigo do Padre Américo onde participaram na entrega de novos equipamentos a esta instituição. São este tipo de iniciativas de solidariedade que nos devem nortear engrandecendo a Instituição.
Ontem foi a inauguração do Restaurante Still Is Coimbra na antiga sede da Académica/OAF, espaço que homenageia toda a História da Briosa e que conta, gravadas nas paredes do emblemático edifício, com episódios e retratos que marcam a existência de a mística da instituição.
Record: Estudantes fazem proposta a Peiser / Villas-Boas desmente contactos com dragões
O guarda-redes francês Peiser, que cessa contrato com a Naval, recebeu uma proposta da Académica, financeiramente superior, estando a refletir sobre a oferta do clube.
O guarda-redes, de 30 anos, está no estrangeiro de férias e, segundo fonte próxima do jogador adiantou à Lusa, tem em mãos outras propostas de clubes gregos.
Em final de contrato com o clube da Figueira da Foz, Peiser dificilmente renovará com a Naval, pois o salário que poderá auferir em Coimbra é superior em um terço àquele que auferia na Naval.
Peiser poderá colmatar a saída de Rui Nereu, que não renovou contrato com os "estudantes".
TSF AVANÇOU ACORDO ENTRE FC PORTO E TREINADOR
André Villas-Boas desmentiu qualquer envolvimento com o FC Porto para suceder a Jesualdo Ferreira, ao contrário do que adiantou a TSF na tarde desta quinta-feira.
"Não fui contactado por ninguém do FC Porto. Assinei por dois anos com a Académica, com quem tenho contrato até junho de 2011", disse à Lusa.
O técnico cumpre hoje o último dia de trabalho desta temporada com a equipa de Coimbra, estando agendado um jogo particular com o Carapinheirense, cujo campo sintético vai ser inaugurado às 19 horas. O plantel da Académica de Coimbra entra de férias no final do encontro.»
badminton:Academista Nuno Santos é campeão Nacional de Elites
Foi um sonho tornado realidade para o atleta da Académica que, após uma final muito disputada, não evitou ir às lágrimas, numa competição que teve lugar no Pavilhão Multidesportos de Coimbra
Foram dois dias em que Coimbra foi uma espécie de capital nacional do badminton, pois o Pavilhão Multidesportos de Coimbra recebeu a visita dos melhores praticantes de badminton do país, alguns deles a jogar em casa, pois representam a Académica. E um deles teve motivos para sorrir… e até para chorar. Nuno Santos, aos 28 anos, sagrou-se, finalmente, campeão nacional de elites, confirmando também o porquê de ser o n.o 1 do ranking nacional. Um objectivo que o próprio admitiu que há muito perseguia: «É o concretizar de um sonho. Passei muitas horas a treinar para isto e muitos anos a lutar por isto».
E ser campeão nacional não é propriamente uma novidade para o atleta em questão que já havia conseguido semelhante feito nas camadas jovens, mas sê-lo como sénior na categoria de topo a nível nacional «é especial» confessa Nuno Santos.
No entanto, nem tudo foram rosas para Nuno Santos. Se no 1.o set triunfou por 21-16, no 2.o as coisas foram bem mais complicadas. Esteve na liderança durante grande parte do tempo, mas o atleta do Spots Madeira, Gil Martins, empatou ao fechar com 19-21. De qualquer maneira, o academista soube lidar com a pressão e venceu mesmo no decisivo set por 21-16. «Foi um jogo muito disputado. Era o meu opositor directo neste campeonato e chegámos à final. O jogo foi muito equilibrado como o resultado o demonstra, cheio de emoção. Tive de lidar com a minha ansiedade no 2.o set. Acabei por perder depois de ter estado sempre a ganhar, mas depois no 3.o set tentei acalmar-me e as coisas acabaram por correr bem», contou o atleta que já pratica a modalidade há duas décadas.
Na mesma categoria, refira-se que os também academistas Diogo Silva e José Silva classificaram-se no 5.o e 6.o lugar, respectivamente, enquanto na categoria de pares homens a dupla Diogo Silva/Nuno Santos ficou no último lugar do pódio após superar outra dupla estudantil (Délio Gonçalves/José Silva). Refira-se que ainda em pares homens Luís Silva e Nuno Baía foram sextos.
Na vertente feminina, Ana Santos, igualmente da Académica, foi derrotada na final de singulares femininos, categoria C, e sagrou-se vice-campeã do referido escalão, o mesmo acontecendo com Filipe Quinteiro, na categoria D de singulares masculinos.
Festa pode voltar a Coimbra
A Federação Portuguesa de Badminton ficou satisfeita não só pela forma como a prova decorreu, mas, sobretudo, pelas condições oferecidas pela autarquia conimbricense, de tal modo que o evento até pode voltar em 2011 à cidade do Mondego, conforme explicou o vice-
-presidente Joaquim Gonçalves: «Este ano fizemos propostas a algumas câmaras no sentido de acolherem a competição e a câmara de Coimbra recebeu-nos de braços abertos e cedeu-nos este excelente pavilhão. Estamos muito agradecidos à câmara, sobretudo ao vereador do desporto Luís Providência. Em princípio esta prova pode manter-nos nos próximos anos em Coimbra».
A Académica não resistiu ao maior poderio do Nogueirense ( campeão da AFCoimbra) e foi goleada por 6 bolas a zero na final da Taça da AF Coimbra. Foi um percurso honroso até à final.
A Académica perdeu esta noite em Famalicão com o já despromovido Famalicence por 6 bolas a 3. Foi um duro revés que nos atira praticamente para a 3º divisão.
Com estes resultados. A Académica igualou o V.Olivais na 2ª posição. Próxima jornada, uma autentica final, só a vitória interessa para a tão almejada subida de divisão.Entretanto o AMSAC subiu hoje à 1ª, restando pois apenas uma vaga, que esperemos seja nossa.
A AAC/OAF defronta este Sábado, pelas 16 horas no Pavilhão Eng.º Jorge Anjinho, na penúltima jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal - Série B, a equipa do LOULETANO DC.
O treinador Tó Coelho convocou os seguintes jogadores:
Petição "por uma capa e batina Negra" chega às Beiras
A petição " por uma capa e batina negra" , é hoje divulgada no Diário as Beiras. Urge que TODOS tomem posição em relação ao que se passou no Cortejo e no Bar da Associação, para que tais aberrações não voltem a acontecer.
«Há muito que os desrespeitos pelo Código da Praxe e, em particular, pelo uso da capa e batina, têm vindo a aumentar. Mas o que se passou no último Domingo, em pleno cortejo da Queima das fitas, foi, para muitos, a gota que fez transbordar o copo.
Centenas de estudantes envergavam cachecóis do Benfica, enquanto vestiam a capa e batina (uma prática que o Código da Praxe não permite). "Abusos como aqueles a que todos assistimos no Cortejo da Queima das fitas 2010 (e também no bar da nossa Associação Académica de Coimbra) não se devem voltar a repetir" refere a petição "por uma capa e batina negra" ontem lançada.
Ricardo Ferraz, o autor da petição, explicou ao DIÁRIO AS BEIRAS que o objectivo é tentar promover uma reunião entre a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra, o Conselho de Veteranos e os representantes da Rede dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, por forma a que juntos consigam resolver um problema que está a crescer". O jovem defende que se "imponham medidas mais severas para quem use mal a capa e batina, desrespeitando, por isso o Código da Praxe". "Maior rigidez por parte do Conselho de Veteranos", que, considera, "tem sido muito flexível", e mais informação prestada pela AAC são algumas das hipóteses levantadas por Ricardo Ferraz. A petição contava ontem ao final da tarde, com 14 assinaturas.
Recorde-se que, também no Facebook, já houve quem criticasse esta atitude de alguns estudantes. O grupo "Eu achei o Cortejo da Queima das Fitas 2010 VERGONHOSO" juntas "aqueles que reapeitam e gostavam de ver o traje da Grande Academia de Coimbra ser RESPEITADO". Ontem, tinha 87 membros »
in a Bola: Diogo Gomes e Luiz Nunes renovam por duas épocas
A Académica anunciou, esta quinta-feira, a renovação dos contratos de Diogo Gomes e Luiz Nunes, por duas épocas.
Depois de Orlando e Berger terem prorrogado o vínculo com os “estudantes”, foi agora a vez de Luiz Nunes e Diogo Gomes estenderem a sua ligação até Junho de 2012.
O contrato dos dois jogadores brasileiros expirava no final desta temporada
Zé Castro, jogador que fez toda a sua formação na Associação Académica, foi hoje convocado por Carlos Queirós para o Torneio Mundial em Junho próximo na África do Sul.
A Queima fez 30 anos, deste que em 1980 se reinstaurou novamente a praxe.
Ontem mais uma vez com alguns colegas e amigos fui assistir ao Cortejo. Desde 1982 que, tirando o de 1987 em que estava na Escola Prática de Cavalaria, o faço. Primeiro como Estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia depois como antigo estudante.
Meus caros tenho assistido in loco, ao degradar do desfile dos quartanistas( já nem sei se ainda se chama assim...). No entanto o que vi ontem ultrapassa todas as marcas.
Vi estudantes de capa e batina com cachecóis de clubes rivais, numa afronta e numa falta de respeito pelo que vestiam na altura, denotando uma ignorância e uma boçalidade inimagináveis para alunos de uma Universidade heptacentenária.
Vi estudantes de capa e batina a despejar uns sobre os outros todo o tipo de líquidos que estivesse mais à mão, importando "costumes e tradições" de escolas sem Tradição alguma.
Vi incrédulo, dois estudantes ( um rapaz e uma rapariga), rasgados no meio do Cortejo. Será que as nossas faculdades também já licenciam ao Domingo? Não quero acreditar...
Vi três rapazolas ( duvido que fossem estudantes), carnavalescamente trajados. Um de padre um de coelho e outro de escocês. Mas que é isto?
Vi carros em que os estudantes ao invés de desfraldarem orgulhosamente aos suas fitas, empunhavam cachecóis e bandeiras de outros clubes, que não a Associação Académica de Coimbra. Estes infelizes, para não usar um nome pior, nem se quer se aperceberam em que desfile estavam a participar.
Não pode ser.
Está na hora do Conselho de Veteranos pôr mão nestas coisas. antes que alguém meta por eles.
Há que reunir com os carros que vão desfilar e esclarecer em que é que vão participar.
É que os antigos estudantes começam a ficar fartos de verem o Cortejo ser enxovalhado todos os anos.