segunda-feira, 30 de julho de 2012
domingo, 29 de julho de 2012
sábado, 28 de julho de 2012
Académica 1 Beira Mar 3
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Basquetebol:JOÃO BALSEIRO É REFORÇO DA ACADÉMICA
O extremo João Balseiro, de 25 anos, que na época passada ao serviço do Sampaense foi o melhor marcador português da Liga Portuguesa de Basquetebol com uma média de 15,5 pontos, vai representar a Académica na próxima época. Em declarações ao Diário de Coimbra, "Balseiro disse estar "muito satisfeito" por ter assinado pela Académica, já que, na sua opinião, foi-lhe apresentado "um bom prjecto". Quanto a objectivos quer ajudar a equipa a "estar presente em todos os pontos altos".
João Balseiro já participou em cinco edições da LPB ao serviço do Vagos, Sampaense e Illiabum. Iniciou o seu percurso na formação do Beira Mar, tendo ainda jogado no Clube de Galitos.
João Balseiro vai, ainda, integrar o quadro técnico do Minibasquete da Académica.
in secção de basquetebol
quarta-feira, 25 de julho de 2012
terça-feira, 24 de julho de 2012
Basquetebol: campeonato começa no Barreiro
Ovarense-Algés
Barreirense-Académica
Física-Lusitânia
V. Guimarães-Barcelos
Folga: Sampaense
segunda-feira, 23 de julho de 2012
José Ribeiro: Dirigente do PSD e apoiante do presidente da Académica suspeito de vários crimes
De acordo com o Correio da Manhã “Fernando Lopes, presidente da Câmara de Castanheira de Pera, e dois vereadores do actual executivo, José Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Prazilândia, e um vogal do Conselho de Administração da mesma empresa, estão a ser investigados por suspeitas de, entre outros crimes, abuso de poderes, prevaricação, participação económica em negócio, administração danosa, apropriação ilegítima e falsificação de documentos.”
Haja o que houver, verão que as ondas da Praia das Rocas vão estar mais agitadas.
in o sexo e a cidade
Lado direito da defesa gera preocupação SAÍDA DE CÉDRIC DEIXA JOÃO DIAS COMO ÚNICA OPÇÃO
O técnico tem procurado alternativas ao longo da pré-época. Dino Costa, ex-Vilaverdense, deixou o estágio da equipa do Sindicato dos Jogadores para treinar-se duas semanas à experiência em Coimbra. Mostrou qualidade a espaços, mas acabou por não assinar. O jovem Issouf, de 19 anos – que assinou contrato de profissional na época passada, mas ainda não tem qualquer minuto oficial na equipa principal –, tem sido a outra alternativa para o lugar, mesmo tratando-se de um central de raiz. Contudo, Issouf deverá rodar na 2.ª Liga esta época, mas até lá mantém a esperança de integrar o plantel.
record
Equipa homenageada pela Associação dos Antigos Estudantes
A conquista da Taça e Portugal, a 20 de maio, frente ao Sporting, no Jamor, foi o pano de fundo para mais uma homenagem, que decorreu no Museu Académico de Coimbra. Entre as cerca de três dezenas de pessoas presentes, o capitão de equipa da época passada, Orlando, foi o escolhido para o momento da homenagem.
Na quarta-feira, há jogo-treino com o Tondela, em Coimbra, agendado para as 10 horas, não se sabendo ainda se será realizado à porta aberta.
Marcos Paulo e Edinho ausentes
Os principais destaques do treino foram as ausências de Marcos Paulo e Edinho, ambos entregues ao Departamento Médico. O médio brasileiro está a contas com uma contusão no pé esquerdo, ao passo que o ponta-de-lança português padece de um traumatismo no tornozelo direito.
Esta terça-feira os estudantes voltam ao trabalho, novamente pelas 10 horas, na Academia, e no dia seguinte realizam novo jogo particular, o oitavo desta pré-temporada, frente ao Tondela, às 10.30 horas, à porta fechada.
a bola
Pedro Emanuel insatisfeito
Nesta fase de preparação os resultados pouco importam - a Briosa soma duas vitórias, dois empates e duas derrotas-, mas Pedro Emanuel pôde observar alguns erros individuais e coletivos que, seguramente, serão objeto de análise durante a semana.
a bola
sábado, 21 de julho de 2012
Feirense derrota Académica (4-3)
Após uma primeira parte endiabrada, com 3-3 ao intervalo, o Feirense colocou-se em vantagem definitivamente ao minuto 57, através de Caio Vinicius.
Na primeira parte, os golos foram apontados por Pires (3 e 32) e Rafa (23), por parte do Feirense, enquanto pela Académica marcaram Henrique (20), Edinho (33) e John Ogu (39).
quinta-feira, 19 de julho de 2012
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Celta derrota (1-0) Briosa

O golo solitário foi de autoria de Jota, aos 82 minutos, num resultado que acaba por ser algo injusto para os estudantes dado o equilíbrio que se registou em toda a partida.
O próximo encontro da Briosa nesta pré-temporada está agendado para o próximo sábado, pelas 18 horas, no Estádio Marcolino de Castro, diante do Feirense.
in aBola
terça-feira, 17 de julho de 2012
Académica vence (3-0) Marítimo

O defesa maritimista respondeu a soco a uma cabeçada do jogador dos estudantes nos instantes finais da primeira parte, o árbitro mandou todos para os balneários e os dois já não regressaram para a segunda metade do ensaio.
A Académica chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Marinho e Cissé. A equipa de Coimbra foi a que melhor se adaptou ao intenso calor e foi sem surpresa que ampliou a vantagem, por intermédio de Magique.
Académica: Ricardo, João Dias, João Real, Reiner, Hélder Cabral, Flávio, Bruno China, Marinho, Cleyton, Magique e Cissé. Jogaram ainda: Nivaldo, Keita, Issouf, Júnior Lopes, Henrique, Marcos Paulo, Ogu, Makelele e Edinho.
Marítimo: Peçanha, Briguel, João Guilherme, Roberge, Rúben Ferreira, João Luiz, Rafael Miranda, Olberdam, Heldon, Danilo Dias e Sami. Jogaram ainda: Fidelis, Rúben Brígido, João
Ederzito justifica-se
“Nunca tive qualquer convite do FC Porto e tudo o que soube foi pelos jornais”, atirou o avançado guineense esta terça-feira em conferência de imprensa.
O goleador, de 24 anos, comentou o processou que conduziu à sua saída da Académica: “Foram tempos muito complicados, porque o que mais gosto é de jogar futebol, mas não quero falar mais sobre isso. Os seis meses foram muito duros e acabei por ser operado ao menisco do joelho esquerdo. Depois tive um processo disciplinar e como à partida não ia jogar, aproveitei esse tempo para recuperar da melhor forma possível”.
Ainda assim garante que não guarda mágoa da Briosa: ““Não. Claro que não. Também festejei a conquista da Taça de Portugal. Tenho lá muitos amigos. Fiquei muito contente por eles, pelos amigos que deixei lá e pelo Pedro Emanuel, um bom treinador e por tudo o que ele fez por mim. Os meus colegas mereceram. Foi complicado para mim, mas lá fui gerindo a situação. Não fiquei com mágoa, mas o que importa agora é o Sp. Braga, o meu percurso aqui e o que quero conquistar no futuro”.
Agora que tudo está resolvido, Éder já se vê a jogar pelos minhotos na Champions.
“Vamos fazer tudo para chegar à fase de grupos. Será um sonho concretizado para mim e para muitos dos meus companheiros e já percebi que neste clube há muita ambição. Temos de acreditar que isso é possível”, finalizou.
record
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Madonna danificou relvado e apresentação pode ser na Mealhada
Por essa razão, os estudantes não deverão realizar qualquer jogo desta pré-temporada no seu reduto, e o jogo de apresentação aos sócios, provavelmente diante do Beira-Mar, no dia 28 deste mês, pode ter como palco o Estádio Américo Couto, na Mealhada.
Este será, aliás, o local da partida da próxima terça-feira com o Marítimo, que será jogado às 17 horas, naquele que é o quinto encontro da Académica neste pré-época.
a bola
«Estão reunidas as condições para fazermos um campeonato tranquilo» - Pedro Emanuel
- Temos muitos jogadores novos, oriundos de outros campeonatos, que precisam de adaptação. O jogo é que vai trazer isso, conhecerem os processos e princípios de jogo e começar a aperfeiçoar as nossas capacidades. Estão reunidas as condições para fazermos um campeonato tranquilo. Estamos a trabalhar nesse sentido. Com a participação na Liga Europa temos a noção que o ritmo competitivo vai ser maior mas vamo-nos adaptar com naturalidade. Os jogadores querem é jogar e o calendário vai proporcionar isso. Queremos é conseguir resultados e mostrar que somos uma equipa competitiva.
Pedro Emanuel abordou ainda o mercado de transferências, dizendo que a Académica ainda se poderá reforçar com mais um ou dois jogadores. «Temos de dar tiros certeiros para as necessidades que temos. O mercado está um pouco parado. Temos tempo, vamos trabalhar com a base sólida que temos. Vamos aguardar para ter a melhor opção», finalizou.
Recorde-se que os academistas estudam a possibilidade de contratar um defesa-direito e um extremo-esquerdo, por forma a colmatarem as saídas de Cédric Soares, que regressou ao Sporting, e de Diogo Valente, que se transferiu para os romenos do Cluj.
a bola
Três jogos particulares esta semana
Além das habituais sessões de treino orientadas por Pedro Emanuel, o plantel tem ainda em agenda três encontros de caráter particular: na próxima terça-feira, a Académica defronta o Marítimo, no Campo Américo Couto, na Mealhada, pelas 17 horas; no dia seguinte há jogo com o Celta de Vigo, no Centro de Estágio Rosa Náutica, em Quiaios, com hora ainda a designar; no sábado, o adversário é o Feirense, numa partida que se disputará no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, pelas 18 horas.
Recorde-se que até ao momento os estudantes já realizaram quatro encontros de pré-temporada, tendo vencido o Sindicato dos Jogadores por 3-0, e empatado com Feirense (2-2), Atlético (1-1) e Sp. Covilhã (0-0, tendo perdido este nas grandes penalidades).
a bola
domingo, 15 de julho de 2012
sábado, 14 de julho de 2012
Sp. Covilhã 0 Académica 0
Nos penalties a Académica perderia o jogo por 4 a 2.
em actualização.
Bilhetes para a Supertaça
As bilheteiras do Estádio Municipal de Aveiro estarão abertas entre segunda e sexta-feira, das 12h00 às 14h00 e das 15h00 às 20h00.
Os bilhetes serão colocados à venda pelos clubes na próxima terça-feira (17 de Julho).
Eis o preço dos bilhetes:
Categora 1 (bancadas centrais, nascente e poente, em ambos ao anéis): € 15.00
Categoria 2 (bancadas laterias, poente norte, poente sul, nascente norte e nascente sul, em ambos anéis): € 10.00
Categoria 3 (Atrás das balizas): € 5.00
o sexo e a cidade
«Não podemos ter tetos na nossa ambição» - Marinho
Para o novo dono da camisola número sete, a Académica deve pensar em grande, encarando de frente as dificuldades que a nova temporada irá oferecer: «A época vai ser complicada como a anterior, a liga tem provado isso nos últimos anos. O estágio está a correr bem. Estamos preocupados em chegar à forma que o treinador deseja e em integrar os mais novos, que se estão a adaptar bem. A Liga Europa é um desafio de que queremos desfrutar, e pessoalmente gostava de jogar nos grandes palcos. Se pudermos entrar nesses grandes estádios será uma boa experiência. Não podemos ter tetos na nossa ambição. Todos temos sonhos e por isso a Liga Europa é um aliciante. Parece-me que temos um plantel muito forte», referiu Marinho.
a bola
Luís Godinho satisfeito com estágio em Quiaios
- O balanço do estágio é muito positivo, usufruímos de excelentes condições de trabalho. A Académica privilegia os seus parceiros e a Rosa Náutica é um centro de estágios de excelência. Acolhemos os jogadores que chegaram ao nosso grupo, foi um trabalho muito interessante, com os jogadores a conhecerem-se uns aos outros. Estão lançados os dados para as coisas correrem de uma forma positiva, com um bom grupo de trabalho. Os atletas vão corresponder ao que os adeptos esperam deles.
Recorde-se que os estudantes já regressaram a Coimbra, e este sábado vão disputar o quarto encontro particular da pré-temporada, no terreno do Sp. Covilhã, pelas 18 horas.
a bola
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Pedro Emanuel levou os jogadores à praia
Os atletas tiveram assim oportunidade de passear um pouco e de conviver com alguns adeptos, em jeito descontraído, antes do treino da tarde.
Na sessão, não participaram Ogu, com febre, nem Saleiro, novamente em gestão de esforço. Ouattara, a contas com uma contractura, também se ficou pelo trabalho condicionado.
O estágio termina esta sexta-feira e, no dia seguinte, há jogo na Covilhã, pelas 18 horas, diante do Sporting local. Seguem-se jogos na próxima terça-feira, na Mealhada, diante do Marítimo, e, na quarta, em Quiaios, ante o Celta de Vigo.
maisfutebol
Briosa apresenta novo patrocinador
O líder máximo dos estudantes salientou a importância deste acordo, não só para a Académica como também para os seus associados, e mostrou-se ainda confiante no plantel que está a ser formado para atacar a época 2012/2013:
- Este é um acordo que envolve muito mais do que simples publicidades nas camisolas. Trata-se de uma oportunidade de podermos usufruir de serviços mas também de criar algo mais abrangente, como um centro de excelência na Medicina Desportiva. Essa é a grande meta. Queria também realçar que esta parceria vai abranger todos os associados da Académica através da Idealcare – empresa de planos de saúde – com um plano Zero que contém um conjunto de vantagens. Queremos mostrar que vale a pena ser sócio da Académica. Em suma, estamos extremamente satisfeitos com esta parceria. É uma grande responsabilidade para as duas partes. Queremos fazer do Centro Hospitalar de Coimbra um lugar de referência, que seja tão procurado quanto os melhores. Se em termos clínicos as condições forem melhores, então será benéfico para o sucesso da equipa. Podemos ter maior estabilidade. A Liga Europa é um grande desafio e a estabilidade é fundamental. Queremos estar à altura dos grandes desafios. Temos um plantel que nos parece dar mais garantias do que no passado. Acredito que é mais equilibrado.
João Cunha deu conta da sua satisfação pelo facto da Ideal Tower se associar a um clube como a Académica. «Para a Ideal Tower é uma enorme satisfação. Somos um grupo recente e é importante sermos parceiros dos símbolos da cidade. É um grande orgulho estarmos associados à Académica. Estamos a criar um conjunto de sinergias que serão úteis às duas Instituições. Esperamos que a Académica tenha enorme sucesso esta época, em que disputa a Liga Europa, e que nós possamos participar nesse feito.
Recorde-se que já esta temporada a Briosa tinha encontrado um outro patrocinador, no caso a Nike, que substituiu a Lacatoni nos equipamentos dos estudantes.
a bola
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Como será o negócio com a Nike?
O SITE da AAC/OAF acaba de revelar os números que os jogadores vão utilizar as suas camisolas. Concordamos que “Não é algo que seja fundamental na temporada mas não deixa de ser motivo de notícia ou de mera curiosidade”. Os sócios querem saber mais sobre este negócio das t-shirts para 2012/03.
Vejamos algumas questões que nos foram colocadas por alguns sócios:
É verdade que a venda do merchandising será efectuada por uma entidade externa liderada por José Ribeiro, administrador da Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, e apoiante de José Eduardo Simões? Se sim, quando será anunciado e qual o valor do negócio?
O símbolo da NIKE tem mais visibilidade que o nosso emblema, vai ficar com o tamanho que foi mostrado por Luís Godinho na última assembleia geral?
A NIKE vai apenas vestir os seniores ou irá fornecer equipamentos para todas as equipas, camadas e modalidades da AAC/OAF?
Existiram mais interessados em vestir a Briosa e a explorar o Merchandising (e talvez com melhores contrapartidas) ou a escolha da NIKE e do novo concessionário são um desejo da direcção?
Não se questiona a NIKE, pois se clubes como o Mainz, Friburgo, Caen, o Brest, o Dijon… que não ganham nada, têm Nike, porque é que Briosa, detentora da Taça e que joga na Liga Europa, não merecia uma marca de tão elevado prestigio internacional?
Parece-nos que camisolas de treino não têm o design que a Nike costuma apresentar todas as épocas. Apetece voltar a questionar, a Nike patrocina de facto a Briosa?
Ou vai ser um acordo do tipo usem e publicitem a nossa marca, nós fazemos merchandising para vocês, mas não têm o patrocínio oficial e pagam como outro qualquer cliente?
Mesmo que o patrocínio seja “semi-oficial” a Nike e a Académica não poderiam fazer um esforço e fornecer, desde já, equipamentos normalizados para os adeptos publicitarem a briosa por todo o mundo durante as suas férias?
Se realmente assim é, talvez não fosse má ideia ter uma marca mais fraca, tipo Lotto, Kappa, Umbro, Puma, Uhlsport, Macron, marcas que, não tendo a força da NIKE costumam ter maior preocupação e atenção para com os clubes que patrocinam, oferecendo mais condições e retorno monetário.
(Veja-se o caso do Braga, clube cada vez mais um dos” grandes” de Portugal. É patrocinado pela Macron, e não se arrepende, pois tem um leque de merchandising que, se calhar, nenhuma Nike ou Adidas faria: bolas, caneleiras, cachecóis, réplicas, kits, swets, t-shirts, tudo com a marca da Macron e com o símbolo do clube…)
Perguntar não ofende. O Negócio pode até ser um bom negócio. Precisamos de uma resposta clara: A Nike irá patrocinar oficialmente a Briosa (como faz com o Porto e com a FPF, por exemplo) ou apenas irá permitir que o clube vista, publicite e mostre a marca deles (e a Briosa terá que pagar à NIKE para ter produtos da NIKE)?
com a devida vénia ao sexo e a cidade.
Comentário: observações deveras pertinentes.
"A próxima época é um grande desafio, vamos ter oportunidade de jogar em mais competições, fazer mais jogos, e de certeza que será uma época produtiva para nós", referiu o médio, de 20 anos.
O jogador, que na época passada chegou a alinhar a defesa-central, salientou que os primeiros dias de preparação da nova época "têm sido produtivos" e que todos os elementos do plantel partem "do zero" na luta pela titularidade.
"Quem o treinador achar que melhor se enquadra para jogar é que vai jogar. A decisão vai ser tomada em prol da equipa, mas estou disponível para jogar a médio ou na defesa", sublinhou Flávio.
A Briosa continua a preparar a próxima época no Centro de Estágios Rosa Náutica, em Quiaios, onde permanecerá até à próxima sexta-feira.
record
Empate com o Atlético
A formação lisboeta adiantou-se no marcador na primeira metade, por intermédio de Mauro, aos 40', mas os estudantes empataram na segunda etapa, por Edinho, aos 55', de grande penalidade.
Este foi o terceiro jogo de preparação, depois da vitória diante do Sindicato (3-0) e do empate (2-2) frente ao Feirense.
record
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Edinho feliz por voltar à «sua» família
«Era meu objetivo, se não ficasse em Málaga, regressar onde fui feliz e voltar a fazer parte de uma família. Estou bastante contente de estar de volta e ser recebido novamente por esta instituição. Acima de tudo quero sentir-me útil, ser parte de alguma coisa», referiu o avançado, esta segunda-feira, no primeiro dia de estágio dos estudantes em Quiaios.
«Primeiro, quero começar bem a temporada, fazer uma boa pré-época, dai o meu esforço para estar aqui o mais cedo possível, porque isso é meio caminho-andado para o sucesso. Depois, é deixar as coisas acontecer naturalmente, trabalhar com tranquilidade e afinco. Tenho a certeza de que o futuro será risonho», acrescentou.
Liga Europa é um prémio
A mente de Edinho estava decidida, mas a Liga Europa, reconhece, ainda deu mais consistência ao desejo de voltar a Coimbra.«É um prémio para os jogadores, uma oportunidade que todos gostavam de ter. Vamos dar tudo para dignificar a camisola. Sabemos que não será uma competição fácil, mas com humildade e trabalho queremos deixar uma imagem positiva.»
Para isso em muito irá contribuir o bom ambiente que, acredita, também irá transitar de uma época para a outra: «Todos vamos trabalhar em prol de ajudar a equipa. Vamos ser unidos, como no ano passado. Eu, por ser mais velho, vou procurar ajudar, aconselhar os mais novos, mas também aprender com eles.»
«É um ano diferente, jogadores novos, o mister conhece-me bem e eu também conheço os seus métodos. Começamos todos do zero, há que trabalhar bem para merecer a confiança», finaliza, destacando aquilo que mais aprecia em Pedro Emanuel: «A sua sinceridade, honestidade, em suma, a sua forma de estar.»
MAISFUTEBOL
Afonso já é oficial
O jovem avançado brasileiro de 20 anos, que chega a Coimbra cedido a título de empréstimo pelo Corinthians Alagoano nas próximas duas temporadas, afirma, em declarações ao site dos estudantes, define-se enquanto jogador:
- Sou rápido, que gosta de jogar tanto do lado direito como do lado esquerdo. Espero ajudar a Académica da melhor forma. Queremos fazer um bom campeonato e uma boa prestação nas Taças e na Liga Europa. 21:58 - 10-07-2012
A BOLA
Jogo treino com o Atlético
Desde o arranque dos trabalhos da época 2012/2013, a Briosa já realizou dois particulares, tendo vencido o Sindicato de Jogadores por 3-0 e empatado com o Feirense a duas bolas.
terça-feira, 10 de julho de 2012
domingo, 8 de julho de 2012
Amor à Académica
sábado, 7 de julho de 2012
Reforços valem empate com Feirense (2-2)
Os fogaceiros adiantaram-no no marcador aos 28 minutos por intermédio de Igor, resultado que se verificava ao intervalo.
Logo no início do segundo tempo, Pires (49) aumentou a vantagem da equipa da Liga de Honra.
Os academistas responderam e cinco minutos depois o brasileiro Cleyton, de livre direto, reduziu a desvantagem, que viria a ser anulada aos 82 minutos por Carlos Saleiro na transformação de uma grande penalidade, golo que selou o resultado.
De referir que Salin Cissé e John Ogu, os dos mais recentes reforços da Briosa, já se puderam mostrar a Pedro Emanuel.
Edinho apresenta-se este sábado na Académica
O internacional português estava há vários dias em Málaga, onde, esta sexta-feira, teve um encontro decisivo com os responsáveis do emblema andaluz. No final, ficou acertada a renovação do empréstimo à Briosa, desta feita por uma época, depois de ter passado a segunda metade da última temporada sob esse regime em Coimbra.
Com contrato até Junho de 2013, o luso-guineense ficará livre de quaisquer compromissos para o ano, altura em que poderá negociar diretamente com quem entender, depois de uma época que deseja ser definitivamente de afirmação no futebol nacional.
Edinho será o único dos 16 atletas que terminaram contrato com os estudantes que continuará ao serviço do clube, mas também Willian Araújo e Fábio Luís, ambos jogadores do ataque, a despeito de terem vínculo para a próxima época, deixaram a cidade do Mondego. Desta forma, foram 17 as saídas em relação ao conjunto que acabou temporada.
Afonso chega domingo
Com a chegada do ponta-de-lança, o plantel do vencedor da última Taça de Portugal aguarda apenas pelo avançado Afonso (ex-Corinthians Alagoano) para ficar composto. O brasileiro, sabe o nosso jornal, tem viagem com destino ao Porto agendada para domingo, quando se inicia o estágio em Quiaios, onde deverá juntar-se ao grupo ainda nesse dia.
A Académica já assegurou 11 reforços neste defeso: Henrique (ex-Feirense), Júnior Lopes (ex-Bragantino), Bruno China (ex-Rio Ave), Makelele (ex-ABC de Natal), Keita, Marcos Paulo, John Ogu (ex-U. Leiria), Cleyton, Afonso (ex-Corinthians Alagoano), Carlos Saleiro (ex-Servette) e Salim Cissé (ex-Arezzo).
O clube está ainda no mercado por um lateral-direito e mais um extremo.
maisfutebol
«Vamos trabalhar para formar equipa forte e coesa» - João Real
O defesa salienta que, agora, é tempo de integrar os novos reforços no grupo de forma a que todos possam remar para o mesmo lado na perseguição dos objetivos do clube.
- As expectativas são as melhores. Na última época tivemos uma fase menos boa mas tudo se resolveu e acabámos por realizar uma ponta final fantástica, alcançando os nossos objetivos. Acreditamos em coisas bonitas para esta temporada. Ainda estamos na pré-época, que serve para integrar os jogadores novos, e todos juntos vamos trabalhar para formar uma equipa forte e coesa. Todos temos o objetivo de ajudar o clube. Vamos começar com a Supertaça, que é uma competição diferente. Somos o outsider, o FC Porto é favorito, mas nós vamos tentar surpreender. Depois iremos disputar a Liga Europa, que é um aliciante extra, e onde eu gostava que nos calhassem os melhores. Relativamente ao sorteio da Liga, é indiferente, temos que jogar contra todos.
Recorde-se que João Real vai iniciar a segunda temporada ao serviço dos estudantes, depois de ter apontado dois golos nas 11 partidas que disputou em 2011/2012.
a bola
«Thierry Henry é o meu ídolo, gosto da sua maneira de jogar» - Salim Cissé
- Quero provar o meu valor às pessoas que me trouxeram para aqui. Vou treinar bem, mostrar ao treinador que estou disponível para ajudar a Académica e dar alegrias aos adeptos. Mas, para já, o importante é conseguir uma boa adaptação e treinar bem. Não quero traçar meta de golos, quero trabalhar e fazer o possível para ajudar a equipa a conseguir os objetivos que são a manutenção. Prometo trabalho para acrescentar valor à Académica. Gosto de guardar a bola, de marcar, claro, sou forte no um para um e sou um jogador rápido e com boa técnica. O meu ídolo é o Thierry Henry, gosto da sua maneira de jogar.
Cissé vai ser o novo dono da camisola 92 dos academistas, aquele que é, precisamente, o ano do seu nascimento.
a bola
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Ogu assina por três épocas
É possível que Ogu possa jogar alguns minutos no particular de amanhã contra o Feirense, que se realiza no Luso pelas 10 horas.
De facto somos diferentes.
Novos Doutores Andebolistas
Pape Sow multado por danos no balneário do Dragão
A referida partida foi disputada a 10 de março passado, referente à 22.ª jornada do Campeonato passado, tendo terminando com igualdade a uma bola. Pape Sow recebeu ordem de expulsão na partida já bem perto do final.
a bola
Três épocas para Salim Cissé
Com a chegada do jovem de 19 anos proveniente do Arezzo, da Série D Italiana, Pedro Emanuel vê assim preenchida mais uma vaga na frente de ataque que, neste momento, conta apenas com Carlos Saleiro, Marinho, Magique e Ouattara. Também o brasileiro Afonso e o português Edinho devem tornar-se, nos próximos dias, jogadores dos estudantes.
a bola
quinta-feira, 5 de julho de 2012
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Académica interessada em Pedro Almeida

Académica vence teste frente ao Sindicato
A Académica realizou esta quarta-feira o primeiro jogo-treino da nova temporada, frente ao Sindicato dos Jogadores, numa partida que os "estudantes" venceram por 3-0. A turma orientada por Pedro Emanuel chegou ao golo por intermédio de Cleyton e viria a ampliar a vantagem com golos de Marinho e Makelele. | ![]() |
A Briosa regressa aos treinos na quinta-feira, para mais uma sessão bi-diária. A Académica sobe ao relvado às 10:00 e às 17:00. Força Rapazes! In Site oficial |
segunda-feira, 2 de julho de 2012
UEFA diminui diferença entre Champions e Liga Europa
O Comité Executivo da UEFA aprovou este sábado uma nova forma de partilha de receitas para os clubes no ciclo de competições europeias para 2012-15. Uma contribuição de 40 milhões de euros da Liga dos Campeões vai ser transferida para os clubes da Liga Europa, de modo a reduzir a diferença de valores entre as duas competições.
O valor vai ser composto por cerca de 31,5 milhões de euros dos clubes da Liga dos Campeões e de cerca de 8,5 milhões de euros da UEFA.
As receitas das duas competições devem aumentar para o ciclo 2012-15: 22 por cento para a Liga dos Campeões (lucro anual estimado de 1,34 mil milhões de euros) e 12 por cento para a Liga Europa (lucro anual estimado de 225 milhões de euros).
Também foram decididos os países organizadores da Supertaça Europeia em 2014 e 2015. Em 2014, vai ter lugar no Estádio Cardiff City, no País de Gales, enquanto em 2015 o jogo vai realizar-se no Estádio Mikheil Meskhi, em Tbilisi, na Geórgia.
O Comité Executivo também concordou em adotar uma nova data para a realização da Supertaça Europeia. A partir de 2014, vai decorrer em meados de agosto, estando dependente da ratificação do novo calendário internacional de jogos pela FIFA (a partir de 2014).
O palco da edição 2013 da SuperTaça Europeia já foi anunciado, será o Estádio Eden, em Praga, a 30 de Agosto de 2013.
Foi ainda aceite uma experiência de dois anos para uma nova competição jovem de clubes da UEFA, no escalão Sub-19. Esta vai começar em 2013/14 e o acesso será reservado às equipas dos 32 clubes participantes na fase de grupos da Liga dos Campeões.
As equipas vão disputar uma fase de grupos com a mesma composição e calendário da Champions. A fase a eliminar será disputada a um só jogo, o que representa um máximo de dez jogos, com as meias-finais e a final a decorrerem em campo neutro.
Briosa confirma Cleyton e Makelele

Cleyton tem 22 anos, é proveniente do Corinthians Alagoano e a Académica marca a sua estreia na Europa. Vai envergar a camisola número 20.
Makelele tem 27 anos, jogava no ABC, depois de passagens por Santo André, Palmeiras e Coritiba. Ficará com o número 8 da Briosa.
Ambos os jogadores serão apresentados esta terça-feira, na Academia Dolce Vita, antes do treino matinal que está agendado para as 10 horas.
Junior Lopes já se encontra em Coimbra
O futebolista, de 24 anos, ex-Bragantino, jogou no Brasil em equipas como o Vitória (no qual jogou com David Luiz e Hulk), Ituano, Gama, Paraná e Horizonte.
No entanto, esta não será a sua primeira experiência na Europa, uma vez que já alinhou na Bósnia, ao serviço do NK Celje.
"Sou um jogador de marcação e com um bom passe. Tenho uma marcação individual forte, com firmeza, sem dar espaços", refere o defesa central, citado na página da Briosa.
Depois do médio Bruno China, ex-Rio Ave, Júnior Lopes é a segunda contratação oficial dos "estudantes" para a próxima época, cujos trabalhos de preparação se iniciaram quarta-feira com os habituais exames médicos.
record
nota:aterrou sábado, já se encontrando em Coimbra.
Henrique assina por dois anos
A BOLA sabe que o jogador já estev na Academia Dolce Vita, em Coimbra, para ultimar os pormenores do contrato, isto depois do entendimento total entre a Académica e o SC Braga.
Henrique apresenta-se hoje ao trabalho para realizar os indispensáveis exames médicos, precisamente no dia em que o plantel inicia os treinos.
Em declarações ao site oficial do clube, revela toda a sua satisfação pelo novo rumo que decidiu dar à sua carreira:
- É uma nova etapa na minha carreira. Estou num clube histórico, tenho orgulho em ter assinado pela Académica. Espero conseguir relançar a minha carreira. Estive lesionado mas vou mostrar às pessoas que estou de regresso e que estou bem. Aos adeptos quero dizer que estou aqui a 100 por cento. Espero ajudar a Académica a atingir os seus objetivos. Podem contar comigo. Estou motivado e pronto para ajudar o clube. Espero fazer uma grande época.
Henrique é o quarto reforço oficial dos estudantes, depois de Bruno China, Júnior Lopes e Carlos Saleiro, e vai envergar a camisola número 23, que na última época tinha sido utilizada por Diogo Valente que, como se sabe, se transferiu para os romenos do Cluj.
ABOLA.PT