Disputada a duas mãos, a meia-final da Taça de Portugal de Futsal/FUTSAGRES ficou definida esta terça-feira, após o sorteio que se realizou na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
(*) - o clube será apurado após decisão do Conselho de Justiça, relativamente ao Recurso apresentado pelo Clube Académico Mogadouro da decisão do Conselho de Disciplina no Processo Disciplinar nº 72-08/09, referente ao jogo Mogadouro - Beira-Mar da IV Eliminatória da Taça de Portugal Futsal/Futsagres.
O árbitro nomeado para o Académica – Belenenses , da 23ª Jornada da Liga Sagres 2008/2009, esta 6ª Feira às 20h030,no Estádio “ Cidade de Coimbra”, é o Sr.Luís Reforço de 34 anos, da AF Setúbal. Bancário,Luís Reforço ascendeu à primeira categoria em 2007/2008. Será coadjuvado pelos Srs. Nuno Roque e João Pedro Ferreira
Em 2007/2008 apitou o Académica 3 E.Amadora 3 da 9ª jornada.
Os iniciados de 1º Ano da Briosa, asseguraram a 3 jornadas do fim, o 1º Lugar da sua série. Este fim de semana, deslocarem-se a Tábua e venceram o Tabuense , 2º classificado por 3-0.
Infelizmente a equipa não pode subir aos nacionais pois a Briosa já tem uma equipa nos nacionais. Fica no entanto aqui o realçe pois para uma equipa de primeiro ano é digno este registo. Fica pois para a próxima época, em que serão iniciados de 2º ano de iniciados todas as condições para fazerem um excelente nacional de iniciados , visto que têm mostrado um carácter impressionante.
A Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF) e a Associação Integrar assinaram, hoje, um Acordo de Colaboração que pretende promover a responsabilidade social como motor de inclusão de populações desfavorecidas.
O Acordo firmado entre a AAC/OAF e a Integrar, válido por um ano, permitirá estreitar laços que proporcionarão o desenvolvimento de acções conjuntas que contribuirão para a realização dos especiais objectivos sociais da AAC/OAF e para a manutenção e melhoria das condições de funcionamento dos espaços geridos pela Académica, bem como, para a sustentabilidade da Associação Integrar e para a inserção ocupacional de públicos socialmente desfavorecidos, designadamente de indivíduos em situação temporária de sem-abrigo ou sem enquadramento profissional.
A prestação de serviços passará por pequenas reparações, pinturas, jardinagem, entre outros, no Estádio Cidade de Coimbra, no Pavilhão Eng. Jorge Anjinho e na Academia Dolce Vita. A Académica, por sua vez, irá colaborar em angariação de fundos.
Segundo, o Presidente da AAC/OAF, José Eduardo Simões, “ a Académica há muito tempo que têm uma maneira de estar própria no desporto. Não é melhor, nem pior. É diferente de outros. Temos mais atletas-estudantes do que há 30 anos. Temos atletas a tirar licenciaturas, mestrados e nas novas oportunidades. Mantendo essa tradição social, decidimos começar este novo caminho com a Associação Integrar. Desde que a 3 de Dezembro o estádio voltou a ser da Académica, temos vindo a melhorar e apostámos com a Integrar, que presta serviços relevantes. A Académica está a fazer aquilo que deve fazer. Temos de dotar o estádio de boas condições.”
Por sua vez, o Presidente da Associação Integrar, Jorge Alves, explicou que a Integrar tem 15 anos de existência e desde há dois que começaram a criar receitas próprias e por isso, “ é um prazer assinar este acordo. É uma parceria fundamental. Para além da ligação a uma instituição prestigiante, é uma ligação que poderá também rentabilizar os nossos serviços. Este acordo permite dar emprego que hoje em dia é cada vez mais difícil e dá resposta na área social.
in OJogo:Senegal prende Sougou e baralha Académica
A Académica ainda não conseguiu junto da Federação do Senegal a dispensa de Sougou dos trabalhos da selecção. Depois de na semana passada terem contactado os dirigentes senegaleses para antecipar o regresso do futebolista, os dirigentes academistas ainda não obtiveram resposta, pelo que Sougou arrisca-se a chegar a Coimbra no dia do jogo com o Belenenses, sexta-feira (20h30). Isto porque, depois de no sábado ter sido titular no particular com Omã, Sougou terá novo compromisso pela selecção, amanhã, no Irão, ou seja a 48 horas do embate com os azuis do Restelo. O facto de outros clubes terem feito pedidos idênticos ao seleccionador Lamine Ndiaye terá dificultado a pretensão da Académica. No regresso ao trabalho, Domingos não pôde contar com os lesionados Júlio César e Tiero, mas já teve Nuno Piloto e Saleiro sem limitações.
O lateral-direito da Académica, Pedrinho, tem sido alvo de diversas observações feitas por emissários estrangeiros, entre os quais um emblema da Bundesliga, que se mostra disposto a entrar num acordo com José Eduardo Simões, presidente do clube de Coimbra.
Quem também poderá retirar dividendos consideráveis desta potencial mudança de ares de Pedrinho, além da Académica e do próprio jogador, será o Varzim. Isto, porque o clube poveiro continua a deter 50 por cento dos direitos desportivos de Pedrinho, jogador criado nas suas escolas.
In Blogue Vila Forte:o futebol e a sua contribuição para a (de) formação dos jovens
Muito se fala do estado do futebol Português: dirigentes,árbitros,jogadores,...., mas raramente se fala da formação no futebol. Como muitos sabem, após 7 anos de judo o meu filho pediu-nos para ir jogar futebol, sendo ele um aluno exemplar e encontrando nós local com horários compativeis com os nossos, a nível de treinos, fomos de encontro á sua vontade. Tem sido uma desilusão, não pelo local onde ele joga, tudo gente 6 estrelas, desde os "donos" da Academia do SCP Marinha Grande, á equipa tècnica chefiada pelo Senhor João Rocha, passando pelos Pais, mas o que temos assistido por esse distrito fora, mostra que ,mais uma vez, o País sofre de um só mal: EDUCAÇÃO. O que relata neste mail o Rui Ribeiro, é só mais um, o mais grave,dos tantos casos de irresponsabilidade de quem está à frente de clubes e associações. Como já escrevi e como já li por exemplo no blog da ADP, estas situações são recorrentes e ao que parece muita gente se refugia num, "sempre foi assim" ou num " se não gosta mude de modalidade". Para além do que relata o Rui, incomoda-me saber que a AFL, até hoje, não tenha respondido ou acusado a recepção deste mail, em meu entender mandava a regra da boa educação alguém da AFL responder a este mail, afinal estamos a falar da formação de atletas e de um Pai preocupado com os nossos filhos.O que pensa a AFL destes casos? É para AFl importante a formação, ou é somente importante dizer que é uma das maiores a nível nacional e com mais praticantes? O Rui Ribeiro refere a questão do árbitro, situação lamentável e recorrente, mas eu gostaria de centrar a minha indignação em relação aos treinadores. Nesse jogo fui delegado da equipa da Academia do SCP e tive o "privilégio" de assitir a mais uma situação que me revolta e que já vi em muitos campos esta época neste escalão. Mais uma vez vi um treinador a incentivar à agressividade dos seus jogadores(houve jogadores que não queriam entrar para jogar com medo de serem magoados pelos adversários), a pressionar o árbitro(4 penaltis e várias faltas durissimas), chamar nomes aos próprios jogadores durante o jogo( desde cabr..., filhos da p...,vai lá cara...., o que é isso fo.. .., .....) sem que os pais que estavam no campo dissessem algo.Tudo normal.
Estas situações não me parecessem nada normal nestas idades e os exemplos dados por treinadores, pseudo-árbitros e alguns pais, mostram que o nosso País está muito atrasado na exigência dos seus cidadãos em relação a quem manda. Será que para a AFL basta organizar uns jogos, receber as inscrições e o resto que apareça por geração expontânea? Sabemos que os politicos gostam de lavar as mãos às suas responsabilidades e são pouco ou nada exigentes com as organizações que deviam supervisionar, mas estas instituições não deviam ser mais zelosas e exigentes com os clubes? Felizmente que há organizações que fazem bem o seu trabalho, que têm na formação uma mais valia para o futuro e cultivam os valores da solidariedade,aprendizagem e educação, realço destes meses a :ADP, Andorinhas,Pousos e Academia do SCP Marinha Grande.Nos restantes clubes vi a "ganância" de vencer a todo o custo, o incentivo à agressividade, o mau receber o adversário e principalmente a falta de sensibilidade por parte dos treinadores/clubes do que é formar jovens. Nós ,Pais, devemos ser mais exigentes com quem manda nos clubes e nas instituições que deviam proteger as crianças, AFL é uma dessas instituições. Para quem gosta de futebol é triste tanta preocupação com "Lucilios Batistas" e nenhuma preocupação com o futuro, é o nosso futebol a morrer e a necessitar de cuidados paliativos, para que a morte seja lenta e sem sofrer....para o bem de quem?
Os juniores foram hoje campeões distritais de futsal, ao baterem o S.João por 4 a 3 na marcação da marca de penalty ( 2 a 2 no tempo regulamentar). Parabéns pois á rapaziada pelo feito alcançado.
in Bola:Académica: Congresso proposto para Março de 2010
Foi este domingo proposto, durante o debate da Académica, que o II Congresso dos «estudantes» poderia ser marcado para Março de 2010.
Foi ainda revelado durante o congresso que no Verão vai realizar-se um Conselho Académico para discutir os novos estatutos da AAC/OAF (Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol), que deverão ser depois aprovados em Assembleia Geral.
A Académica foi esta tarde a Évora bater o RC Évora, por 17 a 8 na última jornada da 1ª fase do nacional de Rugby da 1ª Divisão. Com esta vitória os "pretos" asseguraram o primeiro lugar, à frente do Setúbal do CRAV e do RC Évora .
Seguem-se agora as meias finais, a Académica irá agora defrontar Sábado, às 15 h em Coimbra( num só jogo) o seu adversário de hoje o RC Évora.
S. Pedro Alva 0 Académica 1 ( Intervalo) e RC Évora 3 Académica 17( Intervalo)
A Académica está a disputar em S. Pedro Alva a 2ª jornada da 2ª fase do Distrital da 1ª divisão da AF Coimbra. Ao intervalo os estudantes vão vencendo por 1 bola a 0.
Também os homens do melão estão em Évora a lutar para acabar a 1ª fase em primeiro lugar. Neste momento vencemos por 17 a 3.
Atleta apontado pelos Pardalitos em Novembro leva já 18 golos
Estávamos em Novembro e os Pardalitos referiram o seguinte:
"Académica deveria estar atenta a Djalmir
Os Pardalitos dão hoje a (re)conhecer o avançado do Olhanense, Djalmir. A Briosa deveria estar atenta. Djalmir é actualmente não só o melhor marcador do Olhanense, como é também actualmente o melhor marcador da Liga Vitalis com 7 golos em 6 jogos. De referir que este avançado conta ainda com 1 golo na Taça Carlsberg. Este atleta brasileiro de 32 anos já actuou em clubes como Belenenses e Salgueiros."
Nota: Djalmir não tem agora 7 golos, tem somente... 18 e continua a ser o melhor marcador da Liga de Honra. Não teria sido este um bom reforço em Janeiro tal como nós sugerimos? Com a falta de golos, e com a ausência por tempo indeterminado de Garcês... Tenho a certeza que teria sido um bom reforço.