A equipa de remo da Académica ascendeu no passado fim-de-semana ao topo da classificação do Ranking Nacional de Clubes, ultrapassando o Clube Naval Infante D. Henrique (Gondomar) e conquistando ainda 4 títulos nacionais.
Há 2 semanas as (más) condições do Douro obrigaram ao adiamento das duas jornadas do Campeonato Nacional de Inverno. A mudança não podia ter sido melhor: apesar de algum vento na zona de largada, o sol fez-se mostrar na Lagoa de Óbidos e permitiu, 20 anos depois, o regresso da modalidade ao antigo palco de muitos campeonatos nacionais.
A Académica esteve em plano de destaque no sábado, apresentando uma comitiva de 55 remadores, que deram 95 pontos de avanço ao Infante e venceram 3 das 12 regatas concluídas (o 4 com timoneiro deu “molho”, o Caminhense foi desclassificado e a prova vai ser repetida a 11 de Abril). As vitórias foram para Tomé Perdigão (skiff júnior), António Vale/Carlos Pereira (Double-scull Júnior) e Eduardo Ferreira/Ricardo Paula/João Santos/Pedro Gonçalves (shell de quatro sem timoneiro sénior). Somando os 2 vice-títulos (double-scull júnior e shell de quatro sem timoneiro sénior femininos) e mais 3 medalhas de bronze (skiff e shell de 2 sem timoneiro júnior feminino e shell de 2 com timoneiro sénior masculino), a Académica conquistou um quarto das medalhas em disputa.
De realçar ainda a prestação do Ginásio Figueirense, com a vitória no Double-scull júnior feminino (Patrícia Batista e Adriana Rebelo), um vice-título (skiff júnior masculino) e 2 medalhas de bronze (double-scull e shell de 2 sem timoneiro juniores masculinos), bem como a vitória do Clube dos Galitos, de Aveiro, no shell de 2 sem timoneiro júnior feminino.
No Domingo foi o Sport Clube do Porto que dominou em toda a linha (4 vitórias, 2 pratas e 1 bronze), batendo a Académica por 15 pontos. Ainda assim as equipas da região não regressaram de mãos a abanar. A Académica conquistou mais 2 títulos: João Viegas/Pedro Gonçalves “pai” e o timoneiro João Nogueira aproveitaram uma avaria técnica do Caminhense para subirem ao degrau mais alto do pódio no “dois com” sénior, com Tomé Perdigão, António Vale, Carlos Pereira e André Assunção a vencerem confortavelmente o “quatro sem” júnior, conquistando ainda mais duas “pratas” (dois sem sénior feminino e quadri-scull júnior feminino) . O Ginásio venceu também a última regata do programa, o quadri-scull júnior masculino (Bruno Silva, Ricardo Carraco, Joel Silva e João Gabriel), com o Navalista Diogo Pinheiro a conquistar um suado bronze no skiff sénior, ainda para mais sendo Peso Ligeiro.
Estando realizadas 3 das 13 provas pontuáveis, a Académica lidera o Ranking Nacional com 625 pontos, seguida do Infante (568), Sport Clube do Porto (516), Fluvial Portuense (508) e Ginásio (289).
As próximas provas do calendário são o Encontro Nacional de Infantis e Iniciados e o Campeonato Nacional de Juvenis, que se realizam em Melres a 10 e 11 de Abril.
Foto1: a comitiva da Académica na prova de Domingo festeja os bons resultados
Foto2: António Vale e Carlos Pereira preparam-se para a final de double-scull, que viriam a vencer
Faleceu António Alberto, jornalista e grande Académico da nossa praça.
Quem não se recorda dos seus relatos empolgantes dos jogos de futebol, principalmente os da sua Briosa. António Alberto era um grande conversador, sempre cheio de histórias do nosso futebol, dos seus meandros, das estórias engraçadas. Já doente não deixava de ir ao pavilhão Jorge Anjinho ou ao Atrium, trocar um dedo de conversa com os seus amigos e contar ou ouvir novidades da Académica.
A Académica fica pois mais pobre, mas lá no assento etéreo onde subiu, a Briosa já terá um relator ímpar para contar as peripécias desta vida.
Deixo-vos uma frase dele que ficou célebre. “Vislumbro um futuro mais negro do que o das suas camisolas para a nossa Académica”. Deus queira que te enganes meu velho amigo.
Segundo a RTP, Villas Boas é o próximo treinador do Sporting
André Villas-Boas vai suceder a Carlos Carvalhal segundo noticiou hoje a RTP. A mesma televisão adiantou que as conversações nos últimos dias foram fundamentais.
Fim de semana em grande para o basquete da Briosa, com 2 vitórias na jornada dupla.Ontem mais uma vitória importantíssima ao bater o Guimarães por 77 a 74, permitindo a 3 jornadas do fim a consolidação do 5º lugar
A Académica começou a 2º fase da melhor forma ao bater o Samora Correia , no Universitário, por 28 a 23. Depois de uma primeira parte em que acabámos a perder por 15 a 11, a briosa arrancou para uma 2ª parte demolidora e consegui dar a volta ao marcador.
A Académica venceu esta tarde, no Municipal "Sérgio Conceição" , o Técnico por esclarecedores 59 a 8. Com esta vitória a Associação Académica subiu ao 5º posto ultrapassando o Benfica.
na última jornada desta fase regular, a Académica vai a Belém que é quarto e o Benfica vai ao CDUL que é terceiro. O 5º lugar é pois uma óptima classificação para quem este ano havia subido de divisão. Parabéns "Pretos"
Defesas: Alex, Andrezinho, Moreno, Valdomiro, Gustavo Lazzaretti, Bruno Teles e Leandro
Médios: Flávio Meireles, João Alves, Renan, Desmarets, Nuno Assis e Rui Miguel
Avançados: Marquinho, Roberto e Jorge Gonçalves
Treinador: Paulo Sérgio
Académica
Guarda-redes: Rui Nereu e Barroca
Defesas: Luiz Nunes, Berger, Orlando, Pedrinho, Emídio Rafael e Pedro Costa
Médios: Paulo Sérgio, Cris, Tiero, Nuno Coelho e Diogo Gomes
Avançados: Lito, Sougou, Éderzito, João Ribeiro, Vouho e Bibishkov
Treinador: André Villas Boas
A Académica está empatada em Guimarães, aio intervalo a zero bolas.
Foi uma primeira parte com mais posse de bola do vitória e em que a Académica foi espreitando o contra ataque. No entanto a Briosa foi aos poucos equilibrando a partida e com um bom domínio de bola foi aparecendo com algum perigo na baliza de Nilson.
O resultado aceita-se faça ao que se desenrolou entro das quatro linhas.
A segunda parte foi mais do mesmo. A Académica a perder no entanto no "banco", com Paulo Sérgio a ganhar a Villas Boas nas mexidas que efectuou. Num lance de bola parada, o Guimarães chega ao golo, num remate de Rui Miguel aos 83m. rui Nereu parece-me mal batido. Mais um ponto dos muitos que a Académica perdeu neste campeonato ao cair do pano.
O regresso do central Berger( que estava castigado), é a principal novidade na convocatória de André Villas Boas para o jogo de amanhã em Guimarães,da 24.ª jornada da Liga.
Também Barroca que rende Ricardo ( que está lesionado)entra na lista de convocados.
Amoreirinha e Bruno Amaro, ambos lesionados, continuam de fora das opções do treinador André Villas Boas.Hélder Cabral e Jonathan Bru ficaram de fora, mas por opção.
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Rui Nereu e Barroca.
Defesas: Luiz Nunes, Berger, Orlando, Pedrinho, Emídio Rafael e Pedro Costa.
Médios: Paulo Sérgio, Cris, Tiero, Nuno Coelho e Diogo Gomes.
Avançados: Lito, Sougou, Éderzito, João Ribeiro, Vouho e Bibishkov.
Ex-candidato à Académica/OAF quer destronar Simões
Entre 15 de Maio e 15 de Junho de 2011, haverá novas eleições para a Académica. João Francisco Campos perfila-se, desde já, como recandidato à direcção.
Ilídio Vale, seleccionador nacional dos sub-19, viu-se privado dos lesionados Alex, Sérgio Oliveira (FC Porto) e Saná (Benfica) no estágio que hoje arrancou no Centro de Estágio e Formação Desportiva de Rio Maior.
Caetano (FC Porto), Rúben Pinto (Benfica) e Dani (V. Guimarães) foram chamados para render os jogadores impedidos fisicamente de participar no estágio que vai decorrer até à próxima quarta-feira.
Bruno Silva, da Académica, foi igualmente convocado para este estágio, completando assim o lote de 24 jogadores disponíveis.
A Académica foi este fim de semana afastada da subida de divisão ao perder novamente com o Gueifães por 3 a 0. A académica mantém-se assim na 2ª divisão Nacional de Vólei.
Hoje na RUC, não perca o prognósticos por volta das 21h, no 107,9 FM. Em destaque a última Assembleia Geral e a falta de Quórum para a sua realização. Participe, dê a sua opinião.
Quando se avizinha tempestade, conseguimos perceber pela tensão que paira no ar, se ela demora ou se é eminente.
Sexta feira passada pela primeira vez no seu já longo historial a Académica não conseguiu "arranjar" 50 sócios para que se pudessem discutir os Estatutos.
Quem como eu, há muito tempo anda nestas lides, tem vindo a aperceber-se de Assembleia para Assembleia da "debandada". Os sócios já não querem saber qual o caminho trilhado.Pouco importa.
também se no Estádio as assistências tem vindo a pique. Um jogo com o campeão nacional, com apenas 5 mil pessoas?
Todos temos culpas no cartório. Não temos sabido vender o produto Académica ás novas gerações. E estas sedentas de "vitórias de Pirro" viram-se para outros lados.
Disse-o muitas vezes, a nossa fonte é a Universidade de Coimbra. Virámo-nos para outros lados e não soubemos ou não tivemos engenho para cativar os estudantes para a nossa causa, que no fundo é ( foi) a deles.
O futebol é caro, ser sócio é um encargo grande, com muitos deveres e escassos direitos.A fidelização é um caminho difícil que exige muita paciência. Não pudemos querer para hoje, o que só com muita dedicação, poderemos obter amanhã.
É preciso ideias para a Académica voltar aos tempos áureos. É preciso que todos, mas principalmente os nossos dirigentes saibam agir de acordo com os pergaminhos que a Briosa tão bem soube escrever em momentos que fizeram História.
A Académica começou a 2ª fase de iniciados com o pé direito, ao bater o Vitória em Setúbal por 3 bolas a 2.
No outro jogo do grupo D, o Benfica goleou o Stª Clara por 9 a 0. na próxima jornada a Académica recebe o Benfica em encontro de líderes.
Depois dos juniores foi hoje a vez dos juvenis, serem eliminados da 2ª fase, ao empatarem a 1 bola no tempo regulamentar ( perderam 3 a 0 nos penaltys), com o Framunde.
Restam agora apenas os iniciados na fase final.
Um ano que parecia vir a ser memorável para o futebol jovem da Briosa, aos poucos e poucos, vai-se tornando num ano igual a muitos outros. Há agora que reflectir no que correu menos bem, para que nos momentos decisivos, não tenhamos tido "estaleca" para ultrapassar os obstáculos.
A Académica venceu esta noite o Albufeira por 6 a 2 e mantêm-se na luta pela subida de divisão. Tudo na mesma na frente com a vitória de Ismaelitas e V.Olivais.
Para a semana importante encontro , AMSAC que é primeiro a receber Ismaelitas que é 3º. Oportunidade para a Briosa se aproximar mais um pouco da frente.
A Académica sofreu esta tarde comprometedora derrota no nacional da 2ª divisão de hóquei, ao perder no Universitário com o Nortecoop por 7 a 3. Foi um passo atrás na fuga à despromoção.
A Académica venceu esta tarde o barreirense por 75 a 74, numa partida importantíssima do nacional de basquete. Estamos pois na luta para o apuramento para o play-off.
A Académica empatou esta tarde em Matosinhos com o Leixões a 2 bolas e está matematicamente afastada da fase final. Com este resultado a Briosa garantiu no entanto a 3ª posição no campeonato.
Foi pena, pois fica sempre a sensação que podíamos lá estar, mas Porto, principalmente este, e Guimarães foram melhores.
Há no entanto que dar os parabéns aos miúdos pelo belíssimo campeonato que protagonizaram .
in aBola: Académica derrotado pelo líder da Liga Vitalis Por Redacção
O Beira-Mar venceu, este sábado, a Académica, num jogo particular por 4-3, no estádio Cidade de Coimbra.
Os golos da equipa de Leonardo Jardim couberam a Djamal (na sequência de uma grande penalidade), Wang Gang, Élio e Fabeta.
Do lado dos “estudantes”, marcaram Tiero, Luiz Nunes e Cris. A equipa de André Vilas-Boas prepara, agora, a visita a Guimarães na próxima jornada da Liga Sagres. Aidna quarta-feira passada, a Académica tinha perdido contra o Tourizense por 4-0.
Ainda este sábado três jogadores da Académica recebem prémios numa gala da Associação Desportiva de Poiares: o capitão Orlando recebe o prémio Dedicação, o avançado Éder é presenteado com o prémio Revelação e Pedro Roma recebe o Prémio Carreira.