BEIRA MAR: Rego; Pedro Moreira, Hugo, Kanu e Renan; Djamal; João Luiz, Artur e Rui Sampaio; Wilson Eduardo e Rui Varela.
Suplentes: Bruno Conceição, Danilo, Yohan, Luís Tinoco, Sérgio Oliveira, Ronny e Tatu.
ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Orlando e Addy; Nuno Coelho, Diogo Melo e Diogo Gomes; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.
Suplentes: Ricardo, Pedro Costa, Bischoff, Hugo Morais, Paraíba, Laionel e Éder.
Entraram com o pé direito as 2 Académicas que participam no nacional de Iniciados.A Secção de futebol goleou o Marialvas por 7 a 0, enquanto o Organismo de futebol bateu o Sp. Pombal em Pombal por 1 bola a 0.
Jorge Costa fez apenas uma alteração nos convocados para o jogo deste domingo, em Aveiro, diante do Beira Mar:Entra Addy, após castigo, para o lugar de Hélder Cabral.
Desta forma, com apenas um jogador lesionado, o guarda-redes Barroca, ficam ainda de fora, por opção, Luiz Nunes, Amoreirinha, Paulo Grilo, Enrique Carreño e Amessan.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Peiser e Ricardo;
Defesas: Pedrinho, Pedro Costa, Pape Sow, Berger, Orlando e Addy;
Médios: Nuno Coelho, Bischoff, Hugo Morais, Diogo Melo, Diogo Gomes e Júnior Paraíba;
Avançados: Sougou, Laionel, Miguel Fidalgo, Éder e Diogo Valente.
Ainda não se calaram os ecos por esse mundo fora, da qualificação do Braga para a Liga dos campeões.
O seu crescimento ( diria que quase exponencial) tem o dedo do seu presidente.
António Salvador chega ao Braga, na mesma altura que José Eduardo Simões chegou à Académica.
Partiram da mesma posição, ambos lutavam para não descer de divisão.Estavam os dois inseridos em cidades jovens de média dimensão sem mais nenhuma instituição que lhes fizesse sombra.
Entretanto cerca de 7 anos passaram e se alguns poderão dizer que a Académica cresceu, então que dizer do Sporting Clube de Braga?
A Académica perde sócios todos os anos, teria cerca de 20 000, hoje não chegará aos 10 000, dos quais 8 000 pagarão regularmente as suas quotas. E o Braga? Só no último mês fez 2 000 novos associados aproximando-se a passos largos dos 30 000 prometidos pelo seu presidente.
No “merchandising”, a facturação do Braga triplicou. A venda de equipamentos atingiu recordes históricos mas a generalidade dos produtos com a marca Braga sentiu o efeito positivo das vitórias, enquanto na Académica....
Meus caros é com projectos credíveis e ambiciosos que se alcançam resultados. José Eduardo Simões não tem um projecto sustentado para a Académica, resume-se a sobreviver. Nem os milhões chegados e desbaratados da Tbz, deram qualidade ao seu projecto. A Académica estagnou. É uma equipa que não tem objectivos fortes que galvanizem os seus adeptos e a cidade.
Em jogo em atraso da 1ª jornada a Académica venceu ontem em Matosinhos, o Padroense por 2 bolas a 1. Com este resultado a Briosa juntou-se aos primeiros da classificação.
basquete: NORBERTO ALVES DEMITE-SE, SOLIDÁRIO COM A DIRECÇÃO
Solidário com a Direcção demissionária, o treinador da equipa sénior masculina manifesta total indisponibilidade para continuar Norberto Alves não vai continuar a treinar a equipa de basquetebol da Académica uma vez que diz estar totalmente indisponível «para colaborar, no futuro, com as pessoas que não respeitaram publicamente a AAC e os seus actuais dirigentes que trabalharam de forma desinteressada e verdadeiro espírito académico em prol da Secção de Basquetebol». Numa carta enviada ao presidente da Direcção-Geral da AAC o treinador da Académica manifesta a sua intenção de deixar a Académica, depois de ter tido conhecimento que a Direcção da Secção de Basquetebol, com quem se comprometera a continuar, na época 2010/11, está demissionária, como o Diário de Coimbra noticiou, ontem, em primeira-mão.
«Aproveito para agradecer aos dirigentes, seccionistas e demais colaboradores desta nobre instituição, todo o trabalho, dinamismo e apoio prestado ao longo dos quatro anos em que desempenhei este cargo. Esse enorme trabalho colectivo, fez regressar a equipa Sénior Masculina à Liga de Basquetebol, após longos anos de ausência e situa-a actualmente entre as cinco melhores equipas de Portugal. Tendo presente que a maioria do plantel de jogadores se mantém para a nova época tal conquista será, certamente, consolidada», refere o técnico naquela mesma carta.
Na hora da saída, Norberto Alves deixa uma palavra para os seus jogadores, mas que pode ser lida também como um “recado” aos que alegadamente moveram a campanha difamatória que levou à demissão da Direcção: «Ao longo dos anos alcançámos o que parecia impossível. O nosso lema, “Somos uma equipa”, traduzia o esforço colectivo, a dedicação e a superação de todos na defesa da Académica. Para nós, o academismo pratica-se, não se reduz a falar ou escrever em seu nome. Ser da académica não é uma questão de genética ou de estética, é sim um compromisso total com os valores da instituição. Foi uma honra ter sido o treinador destes verdadeiros academistas».
As saídas da direcção e do treinador surgem a cerca de um mês e pouco do início do campeonato nacional de basquetebol e se anteontem a Direcção da AAC (ver comunicado na íntegra no Fala o Leitor de hoje) dizia que a planificação da época estava assegurada, agora o arranque desportivo está claramente condicionado, numa temporada em que se desejava chegar à “Final Four”.
Entretanto, depois da demissão directiva, já foram agendadas eleições para o dia 25 de Setembro.
A secção de Rugby contratou um director técnico e treinador da equipe sénior com o objectivo de melhor as condições desportivas da secção e a sua coordenação técnica. É Neozelandês tem 51 anos, Chama-se Robert Sadler e um grande currículo como treinador e director técnico na Austrália.
Campanha difamatória de que entende estar a ser alvo motivaram bater de porta decidido ontem à noite. Em comunicado, directores garantem ter toda a próxima época devidamente planeada
A Direcção da Secção de Basquetebol da AAC vai apresentar a sua demissão à DG-AAC por entender que está a ser alvo, nos últimos dois meses, de uma campanha de difamação e de calúnia à «sua integridade e honorabilidade pelas mais diversas vias de comunicação», como se pode ler num comunicado escrito ontem à noite durante a reunião de Direcção em que foi decidido bater com a porta. Difamação e calúnia, escreve a Direcção presidida por Luís Viegas, que surgiu após a escolha de um novo director técnico. «A presente Académica não pactua com situações deste género, nem admite que indivíduos, inclusivamente ex-directores, pouco qualificados, apenas tenham como objectivo atingir os seus objectivos pessoais em detrimento do interesse colectivo. Sempre defendi a equipa directiva, e não posso admitir que regularmente sejamos alvo dos mais ataques caluniosos e difamatórias, colocando em causa todo um projecto que já demonstrou ser bem sucedido em vários níveis (formação e competição)», refere a Direcção demissionária, garantindo ainda que sai com toda a próxima época delineada em todos as diferentes componentes.
A carta termina desejando sorte aos futuros dirigentes e agradecendo o apoio do presidente da Direcção-Geral e da Câmara de Coimbra (e do vereador do Desporto). Antes, porém, são recordados os feitos desportivos recentemente conquistados: «Tivemos oportunidade de alcançar brilhantes resultados desportivos, conforme se comprovou pelo 6.0º lugar alcançado na Liga Portuguesa de Basquetebol e presença nos três momentos altos da modalidade na última época (Torneio António Pratas, Taça Vitor Hugo e taça de Portugal), dois títulos distritais e o reconhecimento pela Federação de Basquetebol de Portugal e da Associação de Basquetebol de Coimbra como o “clube” mais dinâmico e com mais atletas no escalão de minibasquetebol (120). Importa salientar que foi no último ano que a Secção de Basquetebol da AAC venceu o mais alto galardão desportivo da Associação Académica de Coimbra, tendo sido considerada a Secção do Ano nos Prémios Francisco Salgado Zenha. Neste mesmo ano, Apolino Teixeira venceu o Prémio Dedicação e Norberto Alves foi considerado o Treinador do Ano».
«Nota da Quinta do Careca - Tem sido uma reclamação recorrente de alguns leitores – como Record tem 850 mil. segundo o Bareme, isso não nos impressiona demasiado – o "pouco destaque" dado a um ou outro tema que, ocasionalmente, é matéria de primeiro plano na informação desportiva. Mas Record conduz-se exclusivamente por critérios editoriais e, entre eles, valoriza o que entende ser o interesse da maioria dos seus leitores. Compreendo que os adeptos do Sp. Braga e do futebol em geral gostassem de ver hoje toda a primeira página de Record a glorificar a fantástica jornada bracarense de Sevilha, mas nós entendemos que, para uma eliminatória de acesso à Champions, bastaria um grande destaque no alto da primeira página. E foi o que fizemos. Porque essa opção pertence aos jornalistas e à direção do jornal, e não aos leitores – muitos deles que viram apenas a capa nas bancas, na TV ou na edição gratuita online – que gritam mais alto ou insultam melhor. Record é um órgão de informação privado, não é um serviço público pago pelos contribuintes, pelo que o único direito que assiste aos reclamantes é... não comprarem o jornal. E se divulgo as mensagens acima (as únicas que recebi por esta via, aliás) é apenas para confirmar aos visitantes ocasionais aquilo que os nossos leitores já sabem: nada tememos, temos um rumo e mantê-lo-emos.»
Nota de rodapé: Este comunicado diz muito, sobre a linha editorial e particularmente do seu director. O "Record" não passa afinal da quinta de alguém. O que interessa não é a noticia em si, nem os leitores ( e eu sou um dos tais 850 000 que o compravam todos os dias). O que interessa não é se a noticia é relevante, ou se os seus leitores têm ou não, opinião. Para "este record" o importante é o que um director qualquer acha ( nem sequer pensa) que são os apetites dos seus leitores.Alguém sério e minimamente inteligente perceberia que o jornal vale ZERO, se não tiver leitores.
Por mim fiquei esclarecido do rumo que este jornal, que já foi grande, traçou. Contra tudo e contra todas, inclusivé contra os seus leitores.
Deixo pois a partir de hoje, e enquanto a "quinta estiver sob o jugo do careca", de o comprar. Vou seguir o seu sábio conselho.
O árbitro nomeado para o Beira Mar X Académica da 3ª Jornada , da Liga ZONSagres 2010/2011, este Domingo 29 de Agosto às 16h, no Estádio Municipal de Aveiro é o Sr. Luís Catita de 35 anos, da AFBeja. Agente da PSP, Luís Catita ascendeu à primeira categoria no ano passado.Será Coadjuvado pelos Srs. José Braga e Cristóvão Moniz.
Luis Catita apitou no ano passado o jogo com o Rio Ave da 21 ª Jornada, no Cidade de Coimbra com derrota da Briosa por 1 bola a zero
Os juvenis da Académica entraram esta manhã, no complexo desportivo do Luso,com o pé direito no Campeonato Nacional dejuvenis. A turma orientada por Bruno Domingos e Marco Pereira venceram o Beira Mar por 1-0 em jogo a contar para a 2ª jornada da competição.5ª Feira a Briosa joga com o Padroense em jogo a contar para a 1ª jornada.
A formação orientada por Vaz Pinto, que nas duas primeiras rondas tinha vencido o Moreirense e o Rio Ave, não conseguiu desta feita repetir esses resultados e perdeu por 4-0 frente ao Sp. Braga, em jogo disputado no Estádio Sérgio Conceição, a contar para a 3ª jornada do campeonato nacional de juniores.
Com este resultado a Académica desceu à 4ª posição. Para a semana mais um teste difícil em casa do FC Porto.